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Educação

Sesi/PE divulga gabarito do processo seletivo dos Ensinos Médio e Profissional

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cellO Serviço Social da Indústria em Pernambuco (Sesi/PE) divulga, nesta segunda-feira (14), o gabarito preliminar e a prova do processo seletivo de alunos para o programa Educação Básica articulada com a Educação Profissional (Ebep) 2017, realizado pela entidade. Para acessá-los, basta ir no site www.pe.sesi.org.br ou em uma das escolas do Sesi que estão no programa.

Ao todo, 1.571 candidatos concorreram, neste domingo, às 400 vagas oferecidas em todo o Estado para estudar gratuitamente e ao mesmo tempo o Ensino Médio, no Sesi/PE, e um curso técnico, no Senai/PE. O programa disponibilizou vagas nas escolas do Sesi Cabo de Santo Agostinho, Ibura, Paulista e Vasco da Gama, na Região Metropolitana do Recife; Escada e Goiana, na Zona da Mata; Caruaru, no Agreste; Araripina e Petrolina, no Sertão e oito cursos técnicos.

Os candidatos que tiverem alguma divergência com o gabarito devem entrar, nesta terça-feira (17), das 9h às 17h, com recurso devidamente fundamentado junto à Comissão do Processo de Seleção do Ebep na secretaria da escola do SESI/PE à qual concorre a vaga. O gabarito definitivo será divulgado nesta quarta-feira (18), a partir das 14h, nas escolas do SESI que participam do programa e no site www.pe.sesi.org.br.

“Os candidatos devem ficar atentos, pois assim que for divulgado o resultado final, daremos início às matrículas”, afirma a coordenadora da Educação Básica do SESI/PE, Noêmia Fortunato. O resultado final sairá, a partir das 10h, do dia 24, quando iniciam as matrículas, na escola do SESI, para a qual o aluno foi selecionado. As aulas começam em 1º de fevereiro.

Educação

GRE Sertão Central orienta estudantes da Rede Estadual sobre como se inscrever na “Poupança do Ensino Médio”

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Alunos das escolas estaduais de Pernambuco já podem se inscrever no programa “Pé de Meia”, iniciativa do Governo Federal considerada a poupança do Ensino Médio. Nesta terça-feira, 20, a GRE Sertão Central, sediada em Salgueiro, publicou informações sobre como se cadastrar na ação.

De acordo com a gerência de educação, os estudantes podem se inscrever na secretaria de sua escola, até 29 de fevereiro, mediante apresentação de CPF. Pode ser contemplado quem atende os seguintes requisitos: ter entre 14 e 24 anos; ser aluno do Ensino Médio; integrante de família inscrita no CadÚnico; boa frequência escolar e pretensão de concluir o Ensino Médio.

Cada estudante tem a possibilidade de receber até R$ 3 mil por ano, através de depósitos bancários em datas estipuladas pelo Ministério da Educação (MEC). Esses depósitos começam no final de março.

O aluno pode sacar R$ 200 por mês, durante nove meses, e a cada final de ano letivo recebe R$ 1.000, que fica retido na poupança até a conclusão do Ensino Médio, quando todo o montante poderá ser sacado.

Por Alvinho Patriota

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Educação

Professora do Campus Salgueiro do IFSertãoPE publica pesquisa pioneira sobre ensino de Química para autistas

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Maria Lair Sabóia, professora de Química do Campus Salgueiro do IFSertãoPE, desenvolveu uma pesquisa pioneira sobre o ensino de Química para estudantes autistas, que foi capa da edição de janeiro da revista Química Nova, importante periódico sobre essa área de conhecimento. Intitulado “O autismo no Ensino de Química brasileiro: uma reflexão”, o artigo foi escrito em parceria com a terapeuta ocupacional Layane Lima Sabóia, irmã da educadora e especialista em Neurociência e Reabilitação de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“Foi a primeira vez que unimos nossas áreas de atuação. O artigo apresenta uma análise crítica sobre os entraves que corroboram para que existam poucos trabalhos na área de Química voltados ao público autista do Ensino Médio. Pontos importantes como currículos dos licenciados, currículos dos docentes das instituições de ensino superior (que formam os licenciados) e aspectos legais são tratados com profundidade, além de apresentar trabalhos que são relevantes para a educação Química brasileira no que tange a educação do autista”, explica Maria Lair.

Segundo a professora, o artigo serve de alerta para a comunidade Química brasileira e levanta questões importantes, como a necessidade de mais inclusão em sala de aula. Ela decidiu abordar esse tema durante a elaboração do projeto “Confecção de jogos virtuais direcionados ao ensino de cinética química: uma proposta inclusiva para alunos autista”, submetido e aprovado no Edital n° 81/2022 – Bolsas, na modalidade PIBIC JR do IFSertãoPE. O trabalho vem sendo desenvolvido junto com o aluno bolsista Gabriel Messias Vieira Piancó.

“Observei a escassez de um referencial teórico que direcionasse a escrita do projeto. Assim, percebendo a necessidade de incomodar a comunidade química com tal situação, convidei a Terapeuta Ocupacional Layane Lima Sabóia para que, juntas, pudéssemos escrever um artigo acadêmico que alertasse sobre esta escassez e sobre a importância do desenvolvimento de materiais voltados ao público autista. Além disso, este mesmo artigo deveria gerar reflexões sobre o porquê disso não acontecer. Foi muito impactante ver o trabalho aceito e publicado em uma revista tão conceituada. É um grande reconhecimento para nós, e uma grande contribuição a toda a comunidade científica”, ressalta a professora, que está em fase de finalização de um livro sobre a temática em conjunto com a irmã e o aluno bolsista.

Por Alvinho Patriota

           

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Educação

Prazo para adesão ao programa “Pé-de-Meia” termina domingo (25)

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Termina no próximo domingo (25) o prazo para a assinatura do termo de compromisso das redes federais, estaduais, distrital e municipais com o Programa Pé-de-Meia, instituído pelo governo federal como uma espécie de poupança que serve de incentivo para que estudantes de baixa renda concluam o ensino médio.

Os procedimentos devem ser feitos pelas secretarias de Educação, por meio do módulo Pé-de-Meia do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). Ao assinar o termo, as autoridades indicam quem serão os responsáveis pelo envio mensal das informações dos alunos para o Ministério da Educação (MEC).

“Somente os perfis do respectivo secretário estadual e municipal de Educação e do reitor das instituições federais que ofertam ensino médio regular podem acessar o módulo no Simec e fazer a adesão”, informa o MEC.

Serão beneficiados jovens de baixa renda regularmente matriculados no ensino médio na rede pública e com a família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda per capita mensal igual ou inferior a R$ 218. No caso de educação para jovens e adultos, podem receber o benefício quem está na faixa etária de 19 a 24 anos.

(Imagens: Filipe Jordão / SEE)

Por JC

           

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