Sport decide priorizar a Sul-Americana
(Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
Através de nota oficial, Rubro-negro critica regulamento da competição nacional e
diz que escolha tem como objetivo evitar o desgaste do elenco principal do Leão.
Nos dois últimos anos, o Sport se viu em um dilema: tentar o título da Copa do Brasil ou cair antes das oitavas de final desta competição para poder lutar pela Sul-Americana. Em 2016, mais uma vez diante desta encruzilhada, o Leão decidiu se posicionar de forma clara. O clube vai priorizar o torneio continental e usar um time quase todo composto por atletas sub-20 para a competição que será iniciada às 19h30 desta quarta-feira, diante do Aparecidense-GO.
A decisão foi tornada pública em uma nota divulgada no site oficial do Sport na noite deste domingo. E usou palavras duras para se referir à necessidade de optar por uma das competições.
– Diante de um regulamento arcaico, que obriga os clubes a em determinado momento optar entre a permanência nessa competição brasileira ou a participação na Copa Sul-Americana, a Diretoria do Leão vem a público anunciar que priorizará a busca pelo título internacional – diz o texto.
Em outro trecho da nota, o Sport critica a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que, segundo o clube, ignorou a recomendação do conselho técnico da entidade, de que a opção entre as competições teria de ser feita antes delas começarem. O que, segundo o texto, foi aceito pelos clubes – mas não confirmado pela entidade.
– Para surpresa de todos, porém, a CBF manteve, em 2016, a regra antidesportiva e antiética de eliminação da Sul-Americana do clube que ultrapassar a 3ª. Fase da Copa do Brasil – afirma.
O técnico Paulo Roberto Falcão, logo após o jogo contra o CRB, no último sábado, já havia deixado claro que não usaria o time titular. Sem entrar em muitos detalhes, ele informou que era uma decisão administrativa do clube e dava entender que a prioridade seria a Copa Sul-americana, mas imaginava-se que o Leão entraria em campo com o time reserva dos profissionais.
(Do Globoesport.com/pe)