[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]
As competições seguem até o dia 12 de dezembro.
Neste domingo (06) começou a Taça Brasil de Clubes Sub-17 no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem. Mesmo com as arquibancadas vazias, por conta dos protocolos de segurança para a contenção da Covid-19, as partidas foram emocionantes. As competições seguem até o dia 12 de dezembro com nove equipes divididas em dois grupos. Pernambuco será representado pelo Sport, clube sediante, e pelo Flamengo/LW Arcoverde.
O jogo de abertura do campeonato foi do Flamengo/LW de Arcoverde, primeiro time sertanejo do Estado a participar da Taça Brasil, contra o Tremendão Clube, da Bahia. Por 4 a 3, o Flamengo venceu a partida, levando o treinador do time, Joel Bezerra dos Santos, ao delírio. “É muito emocionante participar de um momento tão importante como este e, logo de cara, ganhar. Estamos muito felizes com a nossa estreia, era um sonho nosso. E independentemente do resultado, já é uma grande vitória estar aqui”, disse.
Pela primeira vez no Recife, o atacante do Flamengo, Carlos Henrique, era puro entusiasmo antes, durante e depois da partida. Confiante, o jovem atleta espera que o time atinja um bom resultado na Taça. “O time dá diversas oportunidades pra gente, e entre elas está a de conhecer novos lugares e ser visto por clubes. Arcoverde está numa expectativa enorme para a nossa vitória e nós treinamos duro para fazer bonito”, pontuou.
“Esta é a primeira competição da Confederação Brasileira de Futsal que está sendo realizada em meio a pandemia. A primeira e a única de 2020. E Pernambuco foi o Estado escolhido para sediá-la. Isso é motivo de muito orgulho para todos nós e, acima de tudo, de muita responsabilidade porque esta competição vai ser um modelo para a Confederação poder se basear para promover novos eventos em 2021”, frisou Luiz Cláudio de Carvalho, presidente da Federação Pernambucana de Futsal.
Com a organização da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) e Federação Pernambucana de Futsal (FPFS), além do apoio do Governo do Estado e da Prefeitura do Recife, tudo foi preparado com muito cuidado e planejamento para proteger atletas, comissões técnicas, árbitros e imprensa.
Em quadra, Pernambuco terá duas equipes. O Sport está no Grupo A junto com Minas Tênis Clube, Associação Limoeirense de Esportes-CE, Associação Atlética Esmac Ananindeua-PA, Associação Desportiva 2 de Julho-MA e Esporte Clube Vivaz-RR. Já o LW/Arcoverde, no Grupo B, enfrentará o Madureira-RJ, Escola do Professor Carlinhos Fraga-PB, Associação de Futsal Vividense-PR e o Tremendão Clube-BA.
Os times se enfrentam em turno único e se classificam os dois primeiros de cada chave para as semifinais. O primeiro colocado do Grupo A enfrenta o segundo do B no dia 11 de dezembro, às 15h. Já o primeiro do B pega o segundo do A, às 17h. A grande decisão será no dia 12 de dezembro, às 10h. (Da SecEdu-PE – Imagem: Pedro Menezes