Conecte-se Conosco

Esporte

The Best: Haaland chega como favorito ao prêmio de melhor do mundo contra Mbappé e Messi

Publicado

em

O mundo do futebol vai conhecer nesta segunda-feira, em cerimônia da Fifa realizada em Londres, o melhor jogador do mundo do ano de 2023. Três finalistas foram anunciados em dezembro: Kylian Mbappé, Erling Haaland e Lionel Messi – este vencedor da Bola de Ouro, premiação conferida pela revista especializada France Football. A avaliação leva em consideração os feitos de cada um dos atletas no período entre 19 de dezembro de 2022 – um dia após a final da Copa do Mundo, que não foi considerada – e 20 de agosto de 2023. A cerimônia acontece a partir das 17h (horário de Brasília) e tem transmissão do SporTV e da Fifa+.

Além do prêmio de melhor jogador do mundo, serão concedidos outros seis prêmios: melhor jogadora, melhores técnicos (masculino e feminino), melhor goleiro, melhor goleira e o Prêmio Puskás, concedido ao autor do gol mais bonito da última temporada. Além disso, serão revelados as seleções ideais, masculina e feminina (World XI), da temporada, em eleição que contou com mais de 28 mil jogadores profissionais da Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol (FIFPro).

No prêmio mais aguardado da noite, o favorito é Erling Haaland. O norueguês do Manchester City já foi eleito melhor jogador da Uefa no início desta temporada e busca seu primeiro prêmio de melhor do mundo. Pela eleição não levar em consideração a Copa do Mundo, que teve a Argentina como campeã, o atacante está na frente na corrida contra Messi e Mbappé, campeão e vice do torneio, respectivamente.

Em números, Haaland dominou o futebol inglês na temporada 2022/2023. A chegada do camisa 9 foi o diferencial para a equipe de Pep Guardiola conquistar a tríplice coroa (Campeonato Inglês, Copa da Inglaterra e Liga dos Campeões) pela primeira vez em sua história. Mesmo sem marcar nas fases decisivas dos mata-matas (semifinais e final), chegou à marca de 35 gols e seis assistências, por Manchester City e seleção norueguesa, no período avaliado pela eleição. Uma média de 81,36 minutos para participar de um gol no ano.

Ele também quebrou o recorde de gols em uma única edição do Campeonato Inglês (36 em 35 jogos). Nesta temporada 2023/2024, também conquistou a Supercopa da Europa, diante do Sevilla, mas passa por um período de recuperação física após sofrer um trauma ósseo em seu pé, durante uma partida da Liga dos Campeões. Por isso, foi cortado pela equipe de Guardiola da disputa do Mundial de Clubes em dezembro.

“Trabalhar com Pep é realmente especial. Temos um bom relacionamento e ele me ajudou muito. Estou ansioso para desenvolver ainda mais”, disse Haaland, após o título do City contra a Inter de Milão na Liga dos Campeões. “Ainda sou jovem, ainda tenho muitos anos. Ser treinado todos os dias por ele, o melhor treinador do mundo, é um bom lugar para se estar. No final das contas, tudo se resume ao fato de que eu só preciso ouvi-lo porque ele é o melhor treinador e o cara do futebol mais inteligente que já conheci.”

Mbappé precisa de menos minutos para ajudar o Paris Saint-Germain a ir às redes (69,34, segundo levantamento do Estadão). Foram 28 gols e seis assistências em 27 jogos entre dezembro e agosto. Contra o atacante, pesa o desempenho coletivo sobre seus números individuais: em crise na última temporada, o PSG foi eliminado precocemente da Liga dos Campeões e da Copa da França, conquistando apenas o Campeonato Francês.

É incerto ainda se o atacante continuará no PSG em 2024, em meio a especulações de sua ida para o Real Madrid. Cenário semelhante ao do francês viveu Messi na segunda metade da temporada 2022/2023, após a conquista da Copa do Mundo. Insatisfeito na França, o atacante não renovou seu vínculo com o time de Paris e se transferiu para o Inter Miami, da Major League Soccer.

Pesa contra ambos a falta de títulos. Além do Francês, Messi conquistou apenas a Leagues Cup, em seu primeiro mês no Inter Miami. O argentino levou a Bola de Ouro, que levava em consideração a Copa do Mundo do Catar, na qual foi campeão e eleito craque do torneio. No ano passado, Messi foi eleito o melhor jogador mundo no The Best. Desta vez, Haaland é o favorito, pelo desempenho entre dezembro de 2022 e agosto de 2023.

COMO FORAM SELECIONADOS OS FINALISTAS?

Doze jogadores foram indicados ao prêmio por um conselho técnico, composto por ex-atletas: Kaká, Petr Cech, Didier Drogba, Bret Emerton, Rio Ferdinand, Asamoah Gyan, Mario Kempes, Alex Lalas, Jon Obi Mikel, Park Ki-Sung e Ivan Vicelich; a partir desta lista, três finalistas foram escolhidos por um júri formado por quatro categorias: treinadores das seleções masculinas, capitães de seleções masculinas, jornalistas de futebol e torcedores que votaram no site da Fifa.

No caso do Brasil, que apresentou oficialmente Dorival Júnior na quinta-feira, Fernando Diniz foi o técnico representante da seleção brasileira na eleição – vinha treinando a equipe interinamente.

Cada eleitor formou seu Top 3 ideal, com pontos sendo distribuídos de acordo com cada posição – cinco para o primeiro colocado, três para segundo e um para o terceiro. Cada grupo teve 25% de peso na decisão final, independentemente do número de eleitores. Se os finalistas ficarem empatados em pontos, o prêmio será dado ao jogador que for escolhido mais vezes como primeiro lugar na votação.

Haaland é favorito pelos números e também na opinião pública. “Entre os três, mesmo Messi e Mbappé tenham tido um desempenho impressionante na Copa do Mundo, eu fico com o Haaland como melhor do mundo. Pela ascensão que teve nos últimos anos, pelo poder de decisão. Ele é uma das peças importantes para o crescimento do City”, afirma Elano, ex-jogador do Santos e do clube inglês.

OUTRAS PREMIAÇÕES

No prêmio de melhor jogadora do mundo, a Copa do Mundo feminina foi crucial para a definição das finalistas. Aitana Bonmati, Jennifer Hermoso – ambas da Espanha, campeã mundial, e do Barcelona – e a colombiana Linda Caicedo competem pelo segundo maior prêmio da noite. A favorita é Bonmati. A meia do Barcelona só nessa temporada marcou 11 gols em 23 jogos e é referência da equipe atual campeã da Liga dos Campeões.

“Será um ano muito difícil de repetir, pela sua singularidade. Claramente será considerado um dos melhores anos da minha vida. Claro que tudo tende a passar voando, mas quando tenho tempo para respirar, sinto-me verdadeiramente grato por tudo que a vida me deu. Eu sei que esses prêmios não são conquistados da noite para o dia; são o resultado de muito trabalho, perseverança, sacrifício, determinação e ambição”, afirmou Bonmati, eleita melhor jogadora na última Copa do Mundo, disputada na Austrália e Nova Zelândia.

Guilherme Madruga, que disputou a última Série B do Campeonato Brasileiro pelo Botafogo-SP, também concorre a um prêmio no The Best. Assim como os finalistas no melhor jogador do mundo, o brasileiro disputa o Prêmio Puskás ao lado do paraguaio Julio Enciso, do Brighton, e do português Nuno Santos, do Sporting. O gol do brasileiro de bicicleta foi registrado contra o Novorizontino no mês de junho.

Confira as demais premiações do The Best:

MELHOR TÉCNICO DO FUTEBOL MASCULINO

Pep Guardiola (Manchester City)

Simone Inzaghi (Inter de Milão)

Luciano Spalletti (Napoli/seleção italiana)

MELHOR TÉCNICO DO UTEBOL FEMININO

Jonatan Giraldez (Barcelona)

Emma Hayes (Chelsea)

Sarina Wiegman (seleção inglesa)

MELHOR GOLEIRO

Yassine Bounou (Sevilla/Al-Hilal)

Thibaut Courtois (Real Madrid)

Ederson (Manchester City)

MELHOR GOLEIRA

Mackenzie Arnold (West Ham)

Catalina Coll (Barcelona)

Mary Earps (Manchester United)

Fonte:  ESTADAO CONTEUDO

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

 

Esporte

Seleção brasileira feminina vai jogar contra Jamaica em Recife dia 1º de junho

Publicado

em

A Seleção Brasileira Feminina já tem data e adversário para o amistoso no Recife, que servirá como preparação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. A partida será realizada no dia 1º de junho contra a equipe da Jamaica 

O local do duelo não foi informado pela CBF, mas a tendência é que seja no estádio do Arruda, como adiantou o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho. A ideia é ajudar o Santa Cruz, que só volta a jogar em 2025, com a renda da partida.

Na verdade, a Seleção Brasileira fará dois amistosos contra a Jamaica. O segundo jogo será em Salvador, dia 4 de junho, provavelmente na Fonte Nova. As informações sobre a venda de ingressos serão divulgadas nos próximos dias. O último jogo da Seleção Brasileira Feminina no Recife foi em 2011.

O treinador anunciará as atletas convocadas no dia 10 de maio (sexta-feira).

Por marcos leandro cunha
Foto Thaís Magalhães/CBF

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Esporte

Sport vence o Vila Nova permanece na liderança da série B, e alcança a maior invencibilidade dos últimos 11 anos

Publicado

em

O Sport venceu o Vila Nova por 2 a 0, na noite desta sexta (26), na Arena de Pernambuco, pela 2ª rodada da Série B. Com o resultado, o Leão chegou aos seis pontos, assim como Santos, Chapecoense e Operário (PR).

Os gols rubro-negros foram marcados por Rafael Thyere e Gustavo Coutinho, um em cada tempo. O time do técnico Mariano Soso agora chega a 13 jogos de invencibilidade, a maior marca da atualidade no Brasil.

Há 62 dias sem perder, esta é a melhor sequência dos últimos 11 anos, atrás apenas da campanha de 2013 (67 dias).

Sem tempo para perder, o Leão agora vira a chave e passa a focar na Copa do Brasil. Na próxima terça-feira (30), os rubro-negros têm duelo duro diante do Atlético-MG, pelo jogo de ida da 3ª fase, na Arena MRV, em Belo Horizonte.

Por haimferreiraa
Foto Sandy James/DP

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Esporte

Ex-Barcelona rasga elogios a Neymar e coloca brasileiro acima de Messi: ‘Meu jogador favorito’

O croata, que atualmente joga pelo Al-Shabab, da Arábia Saudita, vestiu a camisa do Barcelona no mesmo período em que o brasileiro e o argentino.

Publicado

em

O meio-campista Ivan Rakitic não poupou elogios a Neymar e colocou o atacante acima até mesmo de Messi. O croata, que atualmente joga pelo Al-Shabab, da Arábia Saudita, vestiu a camisa do Barcelona no mesmo período em que o brasileiro e o argentino.

Rakitic falava sobre a passagem pelo clube espanhol quando foi perguntado sobre o atacante brasileiro. “Sou o maior fã do Neymar. Neymar estará sempre no meu time (dos sonhos). Eu amo aquele cara”, disse o atleta em entrevista ao podcast Micspod.

Logo depois, a conversa evoluiu, e o croata foi questionado por um dos apresentadores se preferia Neymar a Messi. Rakitic, então, destacou que considera o argentino o melhor jogador da história do futebol, mas foi firme na escolha. “Ele (Neymar) é meu jogador favorito.”

Rakitic foi um dos companheiros de equipe de Neymar no Barcelona entre 2014 e 2017, período em que o trio MSN (composto pelo brasileiro, Messi e Suárez) se destacou no futebol mundial. Depois do time catalão, o meia se transferiu para o Sevilla e, agora, veste a camisa do Al-Shabab. Com isso, o croata e Neymar, que atua pelo Al-Hilal, são rivais na Arábia.

Foto Getty

Por Estadão

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!