O Senhor Mariano F. Brito, citado na matéria deste Blog, com o título “Professores de Tupanatinga causam indignação ao retirar alunos em horário de aula, para encontro político na Câmara de Vereadores“.
Nosso meio de comunicação, preza pela transparência dos fatos e não poderia deixar de ouvir as pessoas citadas, desta forma, divulga na íntegra a nota do requerente, onde o mesmo coloca seu ponto de vista sobre os fatos anteriormente divulgados.
Nota
Direito de Resposta à Matéria Publicada pelo Blog do Silva Lima
Na matéria publicada pelo Blog do Silva Lima em 30 de maio de 2024, houve uma interpretação que gerou controvérsias e reclamações sobre uma atividade realizada pelos professores Marcos Brunhara e Isabel Cristina, da EREM José Emílio de Melo. Para esclarecer e garantir a transparência dos fatos, apresentamos o seguinte:
1. Da atividade Pedagógica:
A visita dos alunos à Câmara de Vereadores de Tupanatinga, organizada pelos professores Marcos Brunhara e Isabel Cristina, teve caráter eminentemente educativo e pedagógico. Durante a visita, o servidor Mariano F. Britto, esposo da professora, realizou uma palestra sobre as origens do poder legislativo, seu funcionamento e a relevância da tripartição de poderes. Esse conteúdo é essencial para a formação e o caráter dos alunos, esclarecendo, o funcionamento dos poderes e sua importância como um dos poderes imprescindíveis ao Estado de Direito Democrático. Contudo, a confusa matéria publicada, certamente desconhece conceitos básicos sobre o assunto.
2. Esclarecimento do Contexto:
A controvérsia parece ter sido amplificada pelo momento político atual, que dá o tom de polarização, prejudicial a convivência civilizada.
Entretanto, é fundamental destacar que a visita dos alunos tinha um objetivo educativo claro, e não político-partidário, de caráter eleitoreiro. A distorção dos fatos para fins políticos eleitorais, prejudica a compreensão correta da intenção da atividade profissional e a imagem dos professores, da instituição de ensino e do poder legislativo, que é o órgão de representação colegiada, que atua em nome do povo.
3. Do uso do Espaço Público:
A Câmara de Vereadores, como cediço, é um espaço público acessível a todas as vertentes políticas da cidade. É a casa do povo. A visita dos alunos à sede do Poder Legislativo, cumpre uma atividade educativa, de caráter curricular, onde todos têm o direito de aprender sobre o funcionamento da instituição legislativa, que é um dos poderes que compõe a nossa democracia.
4. Do Direito de Resposta previsto em lei:
Neste ato, requeiro que me seja concedido o direito de resposta, para esclarecer esses pontos e peço a divulgação dos vídeos em anexo, que comprovam a natureza educativa da visita. Acredito que a publicação desses vídeos esclarecerá à exaustão o monumental equívoco tendenciosamente cometido, e a verdade dos fatos, contribuindo para um debate correto e justo, o que não vem ocorrendo.
Agradeço a atenção do Blog do Silva Lima e espero que este imprescindível esclarecimento seja publicado na íntegra, incluindo o vídeo anexado, para garantir a veracidade e a justiça na informação, como me é garantido pela lei de imprensa, em relação ao direito de resposta, que ora exerço, sem prejuízo de outra providência de ordem legal.
Atenciosamente,
Mariano F. Britto
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.