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Educação

UPE, UFPE e UFRPE não devem voltar a ter aulas teóricas presenciais em 2021

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Até o final deste ao, as três maiores universidades públicas de Pernambuco – UFPE, UFRPE e UPE – deverão continuar sem aulas teóricas presenciais nos cursos de graduação por causa da pandemia de Covid-19.

Na UPE, única estadual das três, a decisão já foi tomada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) em reunião realizada no final de julho. Na duas federais não foi batido o martelo ainda, mas o reitor da Rural, Marcelo Carneiro Leão, e o vice-reitor da UFPE, Moacyr Araújo, acreditam que somente em 2022 terão todos os alunos presencialmente nas unidades de ensino.

UPE e UFPE já liberaram algumas atividades práticas, principalmente nos cursos da área de saúde, com restrições para cumprir os protocolos sanitários. Na UFRPE nenhuma aula prática está acontecendo ainda.

O ano letivo de 2021 na UPE começará em 11 de outubro. O primeiro semestre vai até 15 de janeiro. O segundo semestre será de 21 de fevereiro e a 11 de junho. Conforme o calendário divulgado pelo Cepe, o ano letivo de 2022 terá início apenas em julho.

A UPE soma cerca de 14 mil estudantes nas graduações e tem campus em 10 cidades de Pernambuco. “Não teremos aulas teóricas presenciais este ano. Permaneceremos com ensino remoto”, explica o pró-reitor de ensino, Ernani Martins.

“Até dezembro deste ano vamos aumentar o número de disciplinas práticas com presença de alunos, assim como nos estágios, de acordo com a realidade de cada curso”, informa o pró-reitor.

A resolução nº 061/2021, aprovada em julho, diz que caberá a cada unidade de ensino definir, para o semestre 2021.1, o formato da oferta dos componentes curriculares, de acordo com as diretrizes dos cursos, seus projetos pedagógicos e os protocolos de retomada das atividades acadêmicas.

Possibilita também a substituição de atividades presenciais relacionadas à avaliação – como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Estágio Supervisionado obrigatório, atividades práticas e aulas de laboratório – por atividades não presenciais, através da mediação de Tecnologias Digitais de informação e Comunicação.

UFPE

Na UFPE, o Conselho de Administração terá reunião, na manhã desta quarta-feira (18), para avaliar as atividades da universidade no contexto da pandemia. No dia seguinte, quinta-feira (19), o grupo de trabalho que acompanha o enfrentamento da pandemia na UFPE também terá encontro virtual para tratar do mesmo assunto.

“Tudo indica que vamos autorizar aulas práticas para todos os cursos a partir do próximo semestre letivo, previsto para começar em setembro. Atualmente nem todas as atividades presenciais práticas estão liberadas. Priorizamos os cursos de saúde e nas disciplinas ofertadas no final das graduações. Vamos propor na reunião desta quarta, do Conselho de Administração, permitir para todos, por etapas”, informa Moacyr Araújo. Ele lembra que os colegiados dos cursos é que decidem a necessidade de haver aula presencial ou não.

A UFPE tem cerca de 29 mil alunos nas graduações. “Nossa ideia é não voltar com aulas teóricas presenciais este ano, pois precisamos garantir uma segurança mínima para a comunidade acadêmica. Estamos discutindo. Com o avanço da vacinação para adultos com 18 anos ou mais acredito que isso será possível em 2022”, comenta o vice-reitor, que preside o grupo de trabalho que trata da covid-19 na universidade.

Moacyr informa que será feito um levantamento interno para saber quem foi vacinado contra o coronavírus nos três segmentos: alunos, docentes e técnicos.

UFRPE

A Rural começa o ano letivo de 2020, interrompido ano passado por causa da pandemia, no próximo dia 30 de agosto. “Esse semestre, que acabará em dezembro, será 100% remoto. A ideia majoritária é só ter aulas presenciais ano que vem”, diz o reitor Marcelo Carneiro Leão.

Para este ano, ele informa que “uma comissão vai analisar, junto com as coordenações dos cursos, a flexibilização das aulas práticas, hoje totalmente suspensas”, observa o reitor. A UFRPE tem cerca de 17 mil alunos e unidades no Recife, Cabo de Santo Agostinho, Belo Jardim e Serra Talhada. O ano letivo de 2021 está previsto para iniciar em fevereiro de 2022.

“Provavelmente em fevereiro, com a população mais vacinada, teremos aulas teóricas presenciais. Mas atividades remotas ainda continuarão, ou seja, o ensino híbrido”, afirma Marcelo.

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Educação

Salgueiro: O Campus do IFSertãoPE retoma edital de concessão de auxílios estudantis

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Já em plena atividade depois do fim da greve das universidades e institutos federais, o Campus Salgueiro do IFSertãoPE anunciou nessa quarta-feira, 17, a retomada do cronograma do Edital n° 08/2024. O documento é referente à concessão de auxílios estudantis – alimentação, moradia e transportes.

A Coordenação de Políticas de Assistência Estudantil (CPAE) da unidade destaca que, caso o estudante seja aprovado no edital, precisa ter uma conta bancária em seu nome, portanto, quem ainda não possui, deve providenciar o mais breve possível.

Veja abaixo o cronograma do edital

Ontem foi divulgada a convocação para a Entrevista Social, que ocorre entre os dias 22 e 31 de julho. O resultado preliminar será publicado no dia 1° de agosto, com prazo para interposição de recursos entre os dias 2 e 5 de agosto. O resultado dos recursos sai no dia 7 e a Entrevista Social pós-recursos será realizada de 8 a 14 de agosto. O resultado final está previsto para o dia 16 de agosto.

           

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Educação

Ministério da Educação cria programa de apoio a escolas públicas com aulas noturnas

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O Ministério da Educação (MEC) instituiu, com a publicação da Portaria nº 653, o Ensino Médio Mais, programa que pretende garantir apoio técnico e financeiro para escolas estaduais que ofereçam pelo menos uma turma de ensino médio noturno presencial.

A ideia é fomentar a elaboração de propostas pedagógicas que colaborem para a permanência dos estudantes na escola no período noturno. Segundo o MEC, serão investidos R$ 16,2 milhões em 2024 – valores que serão repassados por faixa de matrícula, via Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Escolas com até 500 matrículas (faixa 1) receberão, cada uma, R$ 5.294,63. Já as com mais de 500 matrículas (faixa 2) receberão, cada unidade, R$ 7.941,55.

“Os recursos financeiros devem ser utilizados exclusivamente para despesas de custeio, como reuniões pedagógicas, encontros formativos, rodas de conversa com estudantes, visitas técnicas, grupos focais e eventos culturais com a comunidade escolar”, detalhou o ministério.

A expectativa é de que a iniciativa resulte no apoio a mais de três mil escolas, impactando em mais de 379 mil alunos do ensino médio noturno presencial. O apoio será voltado principalmente às unidades localizadas em áreas com menores Índices de Nível Socioeconômico das Escolas de Educação Básica.

Adesão

A adesão é voluntária e pode ser feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). “Para participar do programa, secretarias de educação e escolas elegíveis (equipe pedagógica e estudantes) devem elaborar propostas pedagógicas para melhorar seus índices de permanência e possibilitar trajetórias escolares exitosas para todos os alunos”, informou o MEC.

As propostas devem ser elaboradas levando em conta ações que assegurem o direito à aprendizagem dos estudantes; equidade no acesso e permanência com trajetórias escolares bem-sucedidas; estratégias de fortalecimento do regime de colaboração; e o aprimoramento da organização curricular e pedagógica, considerando os perfis, necessidades e expectativas dos estudantes do ensino médio noturno.

A iniciativa está alinhada com as diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE), especialmente com a meta de universalização do atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos.

O MEC acrescenta que, para execução da política, estão previstos dois webinários nacionais. “O primeiro terá foco nas secretarias de educação e escolas para a elaboração de propostas pedagógicas que contemplem as necessidades mapeadas por meio da escuta com os estudantes. Já o segundo será reservado para a apresentação, discussão e socialização das sugestões elaboradas pelas escolas. As propostas que demonstrarem, no decorrer do ano de 2025, melhorias quanto à permanência na escola e à trajetória exitosa dos estudantes do ensino médio noturno serão premiadas”.

Fonte:Agência Brasil

           

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Educação

Curso pré-vestibular da UPE abre inscrições para a edição 2024 com 200 vagas em Salgueiro

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Foram abertas nessa terça-feira, 16, as inscrições para a edição 2024 do curso pré-vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE), o Prevupe 2024. Com 200 vagas disponibilizadas no Polo Salgueiro, os cadastros seguem até que todas sejam preenchidas.

Podem se inscrever, de forma gratuita, estudantes matriculados ou egressos da Rede Pública de Ensino de Pernambuco. No caso de quem ainda está estudando, as vagas são destinadas aos alunos do 3° ano do Ensino Médio, 4° Ano do Curso Normal Médio ou último módulo da EJA Campo, EJA Médio e Travessia Médio.

A inscrição deve ser feita no site do Prevupe, mediante o preenchimento das informações requisitadas no Formulário de Cadastro e no Questionário Socioeconômico. O candidato também deve anexar uma foto 3×4 individual, nítida, colorida e com fundo branco. A classificação se dará por ordem de inscrição.

A divulgação da lista de classificados está prevista para a próxima sexta-feira, 19, e as aulas começam no sábado, a partir das 7h30. Até o dia 8 de agosto devem ser divulgados três remanejamentos, com matrículas nos dias seguintes.

Em Salgueiro o Polo do Prevupe funciona na Escola Professor Manuel Leite, localizada na Rua Agamenon Magalhães, 638, no Centro da cidade.

Por Alvinho Patriota

           

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