Mundo
Usando máscara, Bolsonaro chega à sede da ONU, onde fará discurso de abertura
[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chegou há pouco à sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York, acompanhado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, do filho Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e de outros membros de sua comitiva.
Todos usavam máscaras de proteção contra o coronavírus -uma das exigências para o evento que reúne nesta terça-feira (21) as principais lideranças mundiais.
Uma hora antes do início da Assembleia, o clima era tranquilo nas ruas perto da sede da ONU, em Nova York. Policiais montaram barreiras nas ruas próximas, e não havia manifestantes perto das principais entradas.
Bolsonaro abre a 76ª sessão da Assembleia-Geral, com um discurso que tem o desafio de conciliar a tentativa de melhora da imagem do país, especialmente nos quesitos pandemia e meio ambiente, ao mesmo tempo em que tenta atender a apelos das alas mais moderadas da diplomacia brasileira sem deixar de acenar a sua base ideológica.
Por:Brasil ao Minuto
Mundo
Entenda os principais decretos do primeiro dia do governo Trump
Nas primeiras horas no cargo, nesta segunda-feira (20), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma série de ordens executivas diante de uma multidão entusiasmada e depois no Salão Oval.
As medidas têm o objetivo de reverter políticas de Joe Biden, como restringir a entrada de imigrantes, flexibilizar as regulamentações ambientais e limitar políticas de diversidade.
Veja abaixo as principais ações de Trump no primeiro dia de volta ao cargo.
EMERGÊNCIA NACIONAL NA FRONTEIRA
Trump declarou que há uma “invasão de imigrantes ilegais” no país e anunciou uma emergência nacional na fronteira com o México, o que possibilita a convocação das Forças Armadas para atuar na região. A medida permite ainda o envio de mais recursos federais para a construção do muro que separa os EUA do México.
CIDADANIA DOS EUA
O decreto afirma que a 14ª Emenda da Constituição não garante cidadania a todos nascidos no país, embora essa interpretação seja bastante restrita e já esteja sendo judicializada por organizações de direitos civis. O texto exclui pessoas cujas mães estavam presentes de forma ilegal ou temporária nos EUA no momento do nascimento e cujos pais não são cidadãos ou residentes permanentes.
CARTÉIS COMO ORGANIZAÇÕES TERRORISTAS
Trump designou cartéis internacionais e organizações como o Tren de Aragua e MS-13 como ameaças terroristas à segurança nacional dos EUA. A ordem estabelece um processo para designar essas organizações como terroristas, visando eliminar sua presença nos EUA e proteger a segurança nacional.
‘RESTAURANDO A VERDADE BIOLÓGICA’
O decreto reconhece apenas dois sexos biológicos, masculino e feminino, e rejeita a “ideologia de gênero”, em suposta defesa das mulheres. Define sexo como uma classificação biológica imutável.
EMERGÊNCIA NACIONAL ENERGÉTICA
O presidente declarou emergência nacional devido ao que chamou de infraestrutura energética inadequada resultante de políticas anteriores.
A ordem busca acelerar projetos de infraestrutura energética e facilitar a emissão de licenças ambientais de emergência. A estratégia inclui incentivar a exploração de energia em terras federais, fortalecer a produção de combustíveis fósseis e eliminar subsídios a veículos elétricos.
REVOGAÇÃO DE REGULAMENTAÇÕES AMBIENTAIS
Diversas ordens executivas relacionadas ao clima e regulamentações ambientais foram revogadas, e o Corpo Climático Americano, serviço nacional para prevenção da mudança do clima, foi encerrado.
RESTAURAÇÃO DA PENA DE MORTE
A ordem executiva defende a pena de morte como essencial para punir crimes hediondos, criticando políticos e juízes que a subvertem, incluindo Biden. Cada estado, no entanto, tem sua política própria sobre a aplicação da pena de morte.
Por Folhapress
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
Mundo
Magnatas da tecnologia ganham protagonismo durante posse de Trump
Os bilionários proprietários das principais empresas de tecnologia dos Estados Unidos, incluindo Elon Musk, da Tesla, Mark Zuckerberg, da Meta, e Jeff Bezos, da Amazon, ocuparam lugares de destaque na cerimônia de posse do presidente Donald Trump nesta segunda-feira (20), em uma demonstração sem precedentes de seu poder e influência na Casa Branca.
Esses magnatas da tecnologia, cujas empresas estão entre as mais valiosas do mundo, passaram as dez semanas desde a eleição presidencial americana buscando conquistar o favor de Trump, marcando uma mudança drástica em relação à postura mais hostil de Silicon Valley durante o primeiro mandato de Trump, há quatro anos.
PRESENÇA DE MAGNATAS
Entre os presentes estavam também o CEO da Apple, Tim Cook, e o CEO do Google, Sundar Pichai, juntamente com o cofundador da ferramenta de busca, Sergey Brin. O CEO do TikTok, Shou Chew, sentou-se na última fila do palco, mesmo com o futuro de sua plataforma nos Estados Unidos ainda incerto.
No domingo, o TikTok agradeceu a Trump por prometer um decreto para salvar o aplicativo de uma proibição no território americano, embora seu destino permaneça indefinido enquanto estiver sob a propriedade total da empresa chinesa ByteDance, desafiando uma lei aprovada pelo Congresso.
ZUCKERBERG
Apesar do número limitado de lugares após a cerimônia ser transferida para dentro do Capitólio devido ao frio, o CEO da Meta, Zuckerberg, compareceu com a esposa, Priscilla Chan, enquanto Bezos estava acompanhado da namorada, Lauren Sánchez.
Suas posições de destaque no palco da inauguração, mais visíveis até do que as de muitos membros do gabinete, foram particularmente notáveis para Zuckerberg, que meses atrás havia sido ameaçado por Trump com prisão perpétua.
Zuckerberg ganhou destaque recentemente ao alinhar as políticas de sua empresa à visão de mundo de Trump, incluindo a remoção do serviço de verificação de fatos nos Estados Unidos e a flexibilização das restrições a discursos de ódio contra a diversidade nas redes sociais Facebook e Instagram.
Musk demonstrou o apoio mais forte a Trump, contribuindo com 277 milhões de dólares (R$ 1,67 bilhões) para a campanha do agora presidente e transformando sua plataforma X em um amplificador para as vozes pró-Trump.
Fonte: AFP
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
Mundo
Trump diz que relação é “excelente”, mas que Brasil depende dos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesta segunda-feira (20/1), que o Brasil precisa mais do país que os americanos do aliado. A afirmação foi realizada a jornalistas durante a assinatura dos primeiros atos de governo do republicano.
Enquanto fazia a assinatura de ordens executivas, Trump respondeu a perguntas de jornalistas. Sobre o Brasil, Trump afirmou que tem uma relação “excelente” com o país. “A relação é excelente, eles precisam da gente, eles precisam mais da gente. Todos (os países) precisam mais dos EUA”, afirmou.
Mais cedo, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, parabenizou Trump por meio da rede social X (antigo Twitter).
“Em nome do governo brasileiro, cumprimento o presidente Donald Trump pela sua posse. As relações entre o Brasil e os EUA são marcadas por uma trajetória de cooperação, fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica. Nossos países nutrem fortes laços em diversas áreas, como o comércio, a ciência, a educação e a cultura”, escreveu Lula.
Por Nill Junior
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
-
Brasil7 anos atrás
Atenção!!!! BOATO do WHATSAPP: Documentos perdidos CÉSAR AUGUSTO NEVES SALES
-
Saúde6 anos atrás
Saúde: Está tudo bem em sangrar depois do sexo anal?
-
Destaque6 anos atrás
Salgueiro: seis bandidos mortos ao tentarem roubar avião de transporte de valores
-
Brasil9 anos atrás
Arte: Manualidades que inspiram
-
Brasil3 anos atrás
Amparo é o 1º município de SP a retomar quarentena após salto de casos de covid
-
Entretenimento6 anos atrás
João Campos e Lara Santana, terminam o noivado
-
Sem categoria6 anos atrás
Ex-presidiário é executado na Vila Carolina em São José do Belmonte
-
Sem categoria6 anos atrás
Belmonte: Mãe procura filha desaparecida a oito anos