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Educação

Veja dicas de como aproveitar melhor aulas online

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Profissionais destacam desafios e oportunidades para o ensino virtual; recomendações são válidas para educadores e estudantes

Para ajudar os educadores durante este período de quarentena e de aulas online, integrantes da Unidade de Ensino Superior e Graduação (Cesu) e do Grupo de Estudo de Educação a Distância (GEEaD) da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec), prepararam algumas dicas que podem garantir melhor aproveitamento dos alunos.

“O formato digital é uma oportunidade para professores e alunos focarem valores como autonomia e inovação”, afirma o diretor do GEEaD, Rogério Teixeira, sobre os aspectos positivos da experiência pela qual passam Etecs e Fatecs neste momento de isolamento social.

Para o diretor acadêmico da Cesu, André Braun, esta experiência vai contribuir para a transição do modelo tradicional de educação para um modelo híbrido, no qual parte dos cursos poderá ser oferecida no formato digital. “O distanciamento físico exige do educador um maior dinamismo e do aluno, uma postura menos passiva”, complementa.

Veja as dicas dos profissionais e educadores:

1. Aproveite as aulas online para transmitir uma mensagem de acolhimento e retomar os vínculos com a turma. Lembre-se que, por enquanto, as aulas remotas serão o principal contato entre vocês.

2. Use o máximo de objetividade e clareza para se comunicar. Nos primeiros encontros remotos com os alunos seja direto e explique como vão funcionar as novas regras. Diga claramente, por exemplo:– se haverá ou não chamada;– se terá atividade individual ou em grupo– como serão as avaliações;

Mantenha sempre um canal aberto para avaliações e sugestões dos estudantes. As regras são importantes, mas podem ser flexíveis.

3. Explore outros formatos para as suas aulas, acrescentando, por exemplo, conteúdos gravados que podem ser indicados para exposição de matérias mais complexas. A gravação permite que o professor se prepare previamente para resolver uma fórmula complexa ou fazer um gráfico ou mapa relacionado ao tema do dia. Esse conteúdo ficará disponível para consulta na plataforma.

4. Conheça bem a plataforma Teams para usar as ferramentas com segurança e pertinência. Evite improvisos e aproveite os recursos disponíveis que possam ajudar nesta jornada.

5. Não se aventure. Por mais que você domine o assunto, o plano de aula é indispensável. Como no formato presencial, vale reforçar que a aula deve ter começo, desenvolvimento e fechamento.

6. Uma sugestão para manter a atenção dos alunos mesmo a distância é planejar a aula em três momentos principais: primeiro sensibilize e engaje a turma, explicando por que vai falar sobre aquele tema. Depois faça uma explanação do conteúdo e terceiro ponto é o fechamento, quando o aluno pode ser estimulado a opinar sobre o assunto. Esta estratégia de sala certamente vai funcionar também no virtual.

7. Mescle momentos de explanação e de participação dos estudantes. Educação online não pode ter mão única. No ambiente digital, a interatividade é essencial para manter a atenção do aluno e garantir audiência.

8. Explique aos alunos que as atividades práticas previstas na grade curricular serão dadas num outro momento. Sinalize que algumas demonstrações e simulações são possíveis de serem feitas com a ajuda da tecnologia. Já os experimentos e testes ficarão para o período de retorno à escola.

9. Procure encarar este momento como uma nova experiência. Os alunos gostam de videoaulas e o isolamento social trouxe a tecnologia para a sala de aula. Esse ambiente virtual favorece o acesso a novos aprendizados e dá uma mostra de como funciona o mercado de trabalho. Com informações do Governo do Estado de São Paulo.

Por Notícias ao Minuto

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Educação

Pé-de-Meia terá 1,2 milhão de estudantes a mais

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Medida Provisória que cria o Acredita permite a inclusão de adolescentes integrantes do Cadastro Único no programa que incentiva a permanência de estudantes no Ensino Médio

Além de reestruturar parte do mercado de crédito no Brasil, a Medida Provisória que cria o programa Acredita amplia o público atendido pelo Pé-de-Meia. A partir da MP, o programa do Ministério da Educação que incentiva a permanência de estudantes no ensino médio vai passar a incluir adolescentes de famílias inscritas no Cadastro Único de programas sociais do Governo Federal. Anteriormente, a participação estava restrita a integrantes de famílias beneficiárias do Bolsa Família.

“Nessa Medida Provisória está incluído um aumento de pessoas no Pé-de-Meia. Quando anunciamos o Pé-de-Meia, a linha de corte era o Cadastro do Bolsa Família e ficou de fora o cadastro do CadÚnico. Agora, resolvemos aumentar e colocar a linha de corte no CadÚnico. Vão entrar mais 1,2 milhão de meninos e meninas no Pé-de-Meia”, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a cerimônia de lançamento do Acredita.

Segundo informações do Ministério da Fazenda, a ampliação foi viável com mais R$ 6 bilhões do Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC) no Fundo de Financiamento Estudantil (FIPEM). A movimentação de recursos não gera impacto primário, pois o montante já estava alocado no FGEDUC, e a lei que instituiu o Pé de Meia já autorizava transferências do FGEDUC para o programa, assim como a elegibilidade do benefício para inscritos no CadÚnico (priorizando o início pelos inscritos no Bolsa Família).

A ação representa, portanto, uma redistribuição estratégica para fortalecer o programa e ampliar o acesso à educação para um número maior de jovens. “É uma autorização para o valor envolvido. Está dada a autorização para que o programa seja expandido até o CadÚnico e não fique restrito a Bolsa Família”, confirmou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em coletiva de imprensa após o evento no Palácio do Planalto.

VALORES – O Pé-de-Meia prevê o pagamento de uma bolsa matrícula, no valor de R$ 200, e mais nove depósitos mensais por ano, também de R$ 200, que podem ser sacados em qualquer momento. A esse valor é acrescentado depósitos de R$ 1.000 ao fim de cada ciclo concluído, que o estudante só pode retirar da poupança após se formar no ensino médio. Considerando as dez parcelas mensais, os depósitos anuais e, ainda, o adicional de R$ 200 pela participação no Enem, o total chega a R$ 9.200 por aluno que percorre os três anos do Ensino Médio.

REQUISITOS – O recebimento do valor está condicionado ao cumprimento de requisitos como matrícula, frequência escolar mínima de 80%, aprovação nos anos letivos e participação no Enem no último ano letivo do ensino médio público.

Fonte: Nill Junior

 

 

           

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Educação

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira

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Termina na próxima sexta-feira (26) o prazo para pedir a isenção de pagamento da taxa de inscrição para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os pedidos devem ser feitos pela Página do Participante, com o login único do Gov.br.

Têm direito a fazer o Enem de graça os alunos matriculados no 3º ano  do ensino médio em 2024, em escola pública, e quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada. Também podem ser beneficiados participantes do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação, e alunos de famílias de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

O estudante que teve isenção no Enem 2023, mas não compareceu aos dois dias do exame, e quer participar da edição de 2024 gratuitamente precisa justificar a ausência. O prazo para a justificativa também encerra em 26 de abril.

O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). Os resultados do Exame são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Fonte: JC

 

 

           

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Educação

Professores da Universidade Federal de Pernambuco iniciam greve

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Professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) iniciaram um movimento grevista nessa segunda-feira, 22, aderindo à greve nacional das universidades e institutos federais. A manifestação começou com um café da manhã e panfletagem para os docentes na entrada do Campus Recife, na Cidade Universitária.

Os educadores da universidade foram convidados a reforçar o movimento pela presidente da Associação dos Docentes da UFPE, professora Teresa Lopes, que salientou a importância da participação de todos.

As atividades de mobilização dessa segunda incluíram a entrega de uma Carta Aberta à Reitoria da UFPE, elaborada pelo Comando Local de Greve (CLG) com a pauta de reivindicações; e uma reunião na sede do sindicato para definir os próximos passos da mobilização e eleger o delegado que representará os professores da UFPE no Comando Nacional de Greve.

Por Alvinho Patriota

           

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