Conecte-se Conosco

Educação

Veja dicas de como aproveitar melhor aulas online

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Profissionais destacam desafios e oportunidades para o ensino virtual; recomendações são válidas para educadores e estudantes

Para ajudar os educadores durante este período de quarentena e de aulas online, integrantes da Unidade de Ensino Superior e Graduação (Cesu) e do Grupo de Estudo de Educação a Distância (GEEaD) da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec), prepararam algumas dicas que podem garantir melhor aproveitamento dos alunos.

“O formato digital é uma oportunidade para professores e alunos focarem valores como autonomia e inovação”, afirma o diretor do GEEaD, Rogério Teixeira, sobre os aspectos positivos da experiência pela qual passam Etecs e Fatecs neste momento de isolamento social.

Para o diretor acadêmico da Cesu, André Braun, esta experiência vai contribuir para a transição do modelo tradicional de educação para um modelo híbrido, no qual parte dos cursos poderá ser oferecida no formato digital. “O distanciamento físico exige do educador um maior dinamismo e do aluno, uma postura menos passiva”, complementa.

Veja as dicas dos profissionais e educadores:

1. Aproveite as aulas online para transmitir uma mensagem de acolhimento e retomar os vínculos com a turma. Lembre-se que, por enquanto, as aulas remotas serão o principal contato entre vocês.

2. Use o máximo de objetividade e clareza para se comunicar. Nos primeiros encontros remotos com os alunos seja direto e explique como vão funcionar as novas regras. Diga claramente, por exemplo:– se haverá ou não chamada;– se terá atividade individual ou em grupo– como serão as avaliações;

Mantenha sempre um canal aberto para avaliações e sugestões dos estudantes. As regras são importantes, mas podem ser flexíveis.

3. Explore outros formatos para as suas aulas, acrescentando, por exemplo, conteúdos gravados que podem ser indicados para exposição de matérias mais complexas. A gravação permite que o professor se prepare previamente para resolver uma fórmula complexa ou fazer um gráfico ou mapa relacionado ao tema do dia. Esse conteúdo ficará disponível para consulta na plataforma.

4. Conheça bem a plataforma Teams para usar as ferramentas com segurança e pertinência. Evite improvisos e aproveite os recursos disponíveis que possam ajudar nesta jornada.

5. Não se aventure. Por mais que você domine o assunto, o plano de aula é indispensável. Como no formato presencial, vale reforçar que a aula deve ter começo, desenvolvimento e fechamento.

6. Uma sugestão para manter a atenção dos alunos mesmo a distância é planejar a aula em três momentos principais: primeiro sensibilize e engaje a turma, explicando por que vai falar sobre aquele tema. Depois faça uma explanação do conteúdo e terceiro ponto é o fechamento, quando o aluno pode ser estimulado a opinar sobre o assunto. Esta estratégia de sala certamente vai funcionar também no virtual.

7. Mescle momentos de explanação e de participação dos estudantes. Educação online não pode ter mão única. No ambiente digital, a interatividade é essencial para manter a atenção do aluno e garantir audiência.

8. Explique aos alunos que as atividades práticas previstas na grade curricular serão dadas num outro momento. Sinalize que algumas demonstrações e simulações são possíveis de serem feitas com a ajuda da tecnologia. Já os experimentos e testes ficarão para o período de retorno à escola.

9. Procure encarar este momento como uma nova experiência. Os alunos gostam de videoaulas e o isolamento social trouxe a tecnologia para a sala de aula. Esse ambiente virtual favorece o acesso a novos aprendizados e dá uma mostra de como funciona o mercado de trabalho. Com informações do Governo do Estado de São Paulo.

Por Notícias ao Minuto

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Educação

IFSertãoPE e Prefeitura de Araripina organizam audiência pública para debater cursos que serão oferecidos no campus do município

Publicado

em

No intuito de dialogar sobre os cursos que serão oferecidos no futuro Campus Araripina do IFSertãoPE, a prefeitura do município e o Instituto Federal realizam uma audiência pública na próxima segunda-feira, 17.

A discussão acontecerá às 18h no auditório da Escola Técnica Estadual (ETE) Pedro Muniz Falcão, localizada na Rua Projetada, s/n, no bairro do Alto da Boa Vista. Foram convidadas autoridades municipais, bem como representantes de instituições públicas e privadas, da sociedade civil, ONGs e a população em geral.

Seis novos campi em Pernambuco

Em março o Governo Federal anunciou a implantação de seis novos campi do Instituto Federal em Pernambuco e Araripina foi um dos municípios contemplados. A unidade de ensino, que oferta Ensino Médio integrado a cursos técnicos e graduações de nível superior, será construída em terreno doado pela prefeitura.

Fonte: Agência Brasil

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Educação

Grevistas fazem vigília em frente à Reitoria da UFRPE pela retomada das negociações com o governo

A manifestação será feita na manhã desta sexta-feira (14) em frente à Reitoria da UFRPE.

Publicado

em

Professores, técnicos administrativos e estudantes da Universidade Rural de Pernambuco (UFRPE) vão fazer uma vigília a partir das 10h desta sexta-feira em frente à Reitoria da universidade. O ato é uma manifestação para que as negociações sejam retomadas e o Governo Federal apresente uma proposta efetiva às reivindicações da pauta docente. 
Durante o protesto, os participantes estarão com faixas, cartazes e bandeiras com palavras de ordem pelo reajuste salarial. De acordo com os grevistas, o Governo Federal continua oferecendo 0% de reajuste em 2024 e também não avança na negociação da contraproposta apresentada pelo ANDES-SN. 
Os manifestantes classificam este momento como “crucial” para que o governo atenda às reivindicações e a sociedade tome conhecimento da situação da educação pública federal.
Também nesta sexta, em Brasília, estará acontecendo a reunião do Comando Nacional de Greve do Andes-SN com o governo para mais uma rodada de negociação, no Ministério da Educação. 
Uma representação do Comando Local de Greve (CLG) da Aduferpe, formada por seis integrantes, está em Brasília para acompanhar a reunião e fortalecer a mobilização. 
Lula apresentou propostas esta semana
Nesta terça-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou aos grevistas uma nova proposta de reajuste de salários para técnicos em universidades federais para encerrar a greve que já dura mais de 2 meses. A proposta deve ser respondida a partir de 13 de junho.
A proposta foi a seguinte:
  • 9% para todos os funcionários públicos federais em 2023; 
  • Sem reajuste em 2024 (manteve) 
  • 9% em janeiro de 2025 (manteve) 
  • Mais 5% em abril de 2026 (antecipou de maio para abril)
  • Mais 4% por “step” (nível da carreira) em 2025 
  • 4,1% em 2026 (aumentou 0,2 ponto percentual)
Na segunda-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que o Governo Federal vai investir R$ 5,5 bilhões em recursos do Novo PAC para a criação de dez novos campi, espalhados pelas cinco regiões do país, e melhorias na infraestrutura de todas as 69 universidades federais.
Também serão repassados recursos para 31 hospitais universitários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), sendo oito novos.
Foto  Divulgação Aduferpe
Por Adelmo Lucena

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Educação

Estudantes têm até esta sexta-feira para se inscrever no Enem

Publicado

em

Termina nesta sexta-feira (14) o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro na conta gov.br. A taxa de inscrição (R$ 85) deve ser paga até 19 de junho, e as provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, em todas as unidades federativas.

As solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social também vão até 14 de junho. Quem está concluindo o ensino médio em escola pública não paga taxa de inscrição.

O Ministério da Educação (MEC) pede aos candidatos que fiquem atentos ao cronograma. Ele foi alterado de forma a garantir a participação dos estudantes do Rio Grande do Sul, prejudicados pelas enchentes.

Balanço divulgado recentemente pelo MEC mostrou que praticamente 100% dos concluintes do ensino médio da rede pública estão inscritos no Enem em diversos estados. É o caso de Alagoas, do Amapá, da Bahia, do Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, de Goiás, do  Pará, da Paraíba, de Pernambuco, do Piauí, Rio Grande do Norte e de Sergipe.

ENEM

Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e também é a principal porta de entrada para a educação superior no país.

Os resultados da avaliação podem ser usados para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni) e também são aceitos em instituições privadas e de outros países de língua portuguesa que tenham acordo com o Brasil.

Os estudantes que não concluíram o ensino médio também podem participar na condição de treineiros, para autoavaliação nos anos anteriores ao término da educação básica.

Fonte:Agência Brasil

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!