Conecte-se Conosco

Destaque

‘É importante se ver na TV’, diz Erika Januza sobre representatividade

Publicado

em

“Nós, negros, nos vemos muito pouco na televisão”, argumentou a atriz

Érika Januza viu sua carreira decolar nos últimos meses graças à juíza Raquel, que ela viveu na novela “O Outro Lado do Paraíso” (Globo). A personagem recebeu destaque na trama ao discutir o racismo presente na sociedade e também ao protagonizar um romance que parecia impossível por causa do preconceito.

Para a atriz, papéis como esse são fundamentais na teledramaturgia brasileira justamente por preencherem um vazio existente nas grades das emissoras. “Nós, negros, nos vemos muito pouco na televisão. A maioria da população brasileira é negra e eu acho que a gente não tem um número de negros na TV que corresponda a essa realidade. E é importante se ver na TV”, lamenta.

Uma das recompensas por viver o papel de Raquel -uma mulher negra de origem humilde, que se dedicou e enfrentou preconceitos até alcançar o sonho de ser juíza- foi poder servir de exemplo para pessoas que não se sentiam representadas nas novelas, conta a atriz à reportagem.

“Quantos relatos eu ouvi de pessoas que se identificaram com a história da personagem… É ficção, mas há uma função social. Quando podemos passar uma mensagem positiva, aí nós cumprimos nosso papel [como atores]. Dá a sensação de que eu cumpri um pouco da minha missão como ser humano.”

Recentemente, o Ministério Público do Trabalho enviou à TV Globo uma notificação recomendatória para que a emissora inclua maior diversidade em suas tramas. A ação aconteceu por causa da novela Segundo Sol, que, ambientada na Bahia, estado com o maior percentual de população negra do país, tem elenco majoritariamente branco.

De acordo com Erika, a importância da representatividade ficou nítida, para ela, com a repercussão de “O Outro Lado do Paraíso”. “Eu realmente entendo que cada história tem as suas necessidades e eu torço por um momento em que não vamos precisar dizer que o médico é negro. Um momento em que a gente possa apenas ser um médico, um psicólogo ou uma juíza. Independente da cor da pele.”

“É importante que as crianças negras se vejam na televisão, para que saibam que elas podem ser mais do que o empregado”, diz. Pessoalmente, o trabalho no folhetim também foi essencial para Erika. “Nossa, mudou muito a minha carreira e me fez crescer como atriz. Esse papel ainda mostrou que o amor fala mais alto que o preconceito.”

DESCANSO

Depois do árduo trabalho em “O Outro Lado do Paraíso”, Erika aproveitou a folga para viajar para Orlando, nos Estados Unidos. Em sua primeira visita ao país, ela se divertiu nos parques temáticos da Disney. “É engraçado como aquele lugar envolve a gente, nós voltamos a ser crianças”, diz.

Por Folhapress. 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Terra Nova-PE: Bado David, presidente da Câmara de Vereadores, participa de reunião com demais parlamentares do município

Publicado

em

Na manhã desta segunda-feira (21), o presidente da Câmara de vereadores do município de Terra Nova-PE, participou de uma reunião na Casa Legislativa do município, juntamente com os demais vereadores, e na ocasião, foram tratados assuntos de interesse de todos os parlamentares, como também, de toda a população terra-novense.

No ápice da reunião, houve o alinhamento e entendimento entre as partes, com o intuito de fazer prevalecer a harmonia, transparência e união entre todos os parlamentares, durante o período legislativo.

Houve também, a formação das 4 (quatro) comissões permanentes que, constitucionalmente, há a necessidade para que aconteça um trabalho sério, com pareceres legais e técnicos, em todos os projetos que tramitarão naquela casa legislativa durante o ano em curso.

A Presidência da Câmara Municipal de Terra Nova, sob o comando de Bado David, definiu, na última terça-feira (15), o calendário de sessões do mês de fevereiro de 2019. Os parlamentares retornarão do recesso no dia 07 de fevereiro, quando acontecerá a primeira sessão ordinária sob o comando da nova Mesa Diretora.

Durante o mês de fevereiro, ainda haverá sessões nos dias 14 e 28. As reuniões acontecem às 9:30h, no Plenário Eduardo Callou, sede da Câmara Municipal de Terra Nova e toda a população está, desde já, convidada a comparecer às sessões plenárias.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Destaque

Vereador George Arraes Presidente da CMS, visita sede da Fundação Altino Ventura em Recife

Publicado

em

Diante dos rumores de que a Fundação Altino Ventura (FAV) estaria prestes a fechar as portas em Salgueiro, o presidente da Casa Epitácio Alencar, vereador George Arraes, esteve em Recife no último fim de semana e visitou a sede da entidade. Na oportunidade, conversou com o Gerente Administrativo da FAV, Francisco Galvão, e retornou para Salgueiro com informações acalentadoras.

Segundo o vereador, Francisco garantiu que a Fundação Altino Ventura continuará a funcionar na cidade e somente ficou de recesso no período de 15 de dezembro a 15 de janeiro, mas já retomou as atividades. George assegura que Salgueiro não perdeu a unidade da FAV para Serra Talhada, porém, destaca que a prefeitura daquela cidade fornece mais condições para o funcionamento da instituição.

“Não perdemos a FAV para Serra Talhada, o que aconteceu foi que o prefeito de Serra Talhada em uma ação proativa fez um convênio direto da prefeitura com a FAV onde o mesmo fez um termo de cessão por 20 anos de um prédio público e custeia a FAV pagando água, energia e segurança, além de ter firmado convênio com o Governo Federal onde conseguiu na íntegra os recursos para custear todas as despesas da Fundação Altino Ventura em Serra Talhada”, explicou. Do Blog Alvinho Patriota

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Destaque

Serra Talhada intensifica ações contra as arboviroses

Publicado

em

A Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Serra Talhada está intensificando as ações de enfrentamento ao mosquito transmissor das arboviroses, doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela.

O cronograma de mutirões acompanha o índice de infestação por localidade dos focos do mosquito Aedes Aegypti, e teve inicio na última quarta-feira (16), no Vila Bela; passou na quinta-feira (17) pelo Borborema e na sexta-feira (18) pela CAGEP. O dia “D” será no sábado, dia 26, a partir das 10h, no Alto do Bom Jesus.

Os próximos mutirões de atividades contra o Aedes Aegypti serão no Mutirão, nesta segunda-feira (21/01), às 15h; e IPSEP (22/01), IPSEP I (23/01), São Cristóvão (24/01), Caxixola (25/01), Alto da Conceição (28/01), Alto do Bom Jesus (26/01), Vila Militar (29/01), COHAB (30/01), Centro (31/01), Bomba II (01/02), Bomba I (04/02), AABB (05/02) e no distrito de Varzinha (02/02).

O secretário executivo de Saúde, Aron Araújo, fala do trabalho de intensificação e prevenção realizado através de uma força-tarefa do município, composta pelas secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Serviços Públicos. “Estamos trabalhando as ações de intensificação desde o dia dezesseis e vamos seguir até o dia cinco de fevereiro visitando todos os bairros através de nossa força-tarefa, fazendo a divulgação com carro de som nos bairros por várias horas por dia, chamando a população para participar e ajudar na destruição dos criadouros do mosquito e eliminação dos focos, e também evitar que a população jogue lixo nos depósitos que servem como criadouros do mosquito. O trabalho educativo tem que ser feito intensamente, assim como o saneamento domiciliar na destruição dos prováveis criadouros”, explica.

Ainda segundo Aron Araújo, as ações rotineiras de vigilância seguem normalmente na cidade com o trabalho dos Agentes de Endemias. “Seguimos com as ações rotineiras mais intensas de inspeção domiciliar, identificando os depósitos que tem a larva, fazendo o tratamento através do larvicida, e nas residências ou quarteirões onde tem mais mosquitos voando e se alimentando das pessoas fazemos o trabalho de nebulização com bomba, eliminando os mosquitos adultos. E ainda em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente estamos começando a fazer o recolhimento dos pneus, além do registro dos terrenos baldios prop& iacute;cios à proliferação de criadouros, onde estamos identificando e notificando os proprietários”, concluiu o secretário. 

Ainda segundo o secretário, o município não tem registros de dengue, zika e chikungunya em 2019. As ações de enfrentamento e combate ao mosquito, no entanto, são fundamentais para evitar a proliferação dos criadouros e, consequentemente, a transmissão das arboviroses. (AssCom Prefeitura)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda

Trending