Conecte-se Conosco

Esporte

Fifa está em alerta para interferências políticas na gestão da CBF

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

A Fifa observa com atenção uma eventual influência política do Governo Federal na gestão da CBF. O estatuto da entidade que comanda o futebol proíbe a interferência externa nas atividades de qualquer federação internacional, ou seja, governos não podem influenciar na gestão do futebol de seus países.

Fontes ligadas ao comando da entidade acompanham, em estado de alerta, a crise sobre a realização na Copa América no Brasil, mas ainda não há sinais da abertura de uma investigação. Caso fique provada uma ingerência, as punições podem ir de suspensão até a exclusão das confederações de torneios organizados pela Fifa.

Questionada pelo Estadão, a Fifa ainda não se pronunciou oficialmente. Mas o sinal amarelo foi aceso nos escritórios de Zurique, na Suíça, diante da possibilidade de o presidente da República, Jair Bolsonaro, ter pedido a demissão de Tite do cargo de treinador da seleção brasileira ao então presidente da CBF, Rogério Caboclo. “A minha participação na Copa América é abrir o Brasil para que ela fosse realizada aqui. Já tem os quatro estados acertados, tudo certinho. No tocante a jogador, técnico, estou fora dessa. Não tenho nada a ver com isso aí”, afirmou Bolsonaro. Caboclo também afirmou que não pensou em demitir o treinador em entrevista à ESPN Brasil.

Outros episódios também estão no radar dos dirigentes da entidade internacional. No dia 31 de maio, após a desistência da Argentina, a Conmebol se preparava para anunciar o cancelamento do torneio quando o presidente da entidade, Alejandro Domínguez, sugeriu o Brasil como nova sede. O torneio só foi transferido para cá depois do aval do Governo Federal. Depois da confirmação, Dominguez agradeceu Bolsonaro. O “muito obrigado” se repetiu no anúncio das cidades-sede. Além disso, o presidente deve estar presente na abertura do torneio, domingo, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Em 2019, na última edição da Copa América no Brasil, Bolsonaro foi chamado pelos atletas para ir ao campo para celebrar o título. O presidente tirou fotos com os atletas. A Conmebol evitou que o presidente da República entregasse o troféu para a seleção.

Embora o estatuto da Fifa traga a proibição expressa contra interferência externas, o ato de investigar em profundidade essas situações não é comum. Isso vem ocorrendo apenas ocorre em situações urgentes, quando uma ação governamental afasta o comando da administração da entidade. Isso já aconteceu duas vezes neste ano. A Fifa puniu o Chade e o Paquistão, inexpressivas no cenário internacional do futebol. No Chade, o governo local assumiu o comando da Confederação de Futebol. No Paquistão, manifestantes assumiram o controle da Federação. As duas foram suspensas.

REDES SOCIAIS – Os atritos entre Tite e o comando da CBF começaram na semana passada, quando o Governo Federal e a entidade aceitaram o pedido da Conmebol para que a Copa América fosse realizada no Brasil. Jogadores e a comissão técnica não foram consultados. Por isso, as entrevistas coletivas foram canceladas ao longo da semana. Internamente, os atletas também criticaram o fato de a própria CBF, organizadora do torneio, não ter se manifestado. Os atletas prometem falar sobre o torneio nesta terça-feira, diante do Paraguai. A Conmebol não deve reprimir manifestações sobre o torneio, desde que sigam as regras da Fifa.

Quando deixou clara sua oposição ao torneio no País, Tite foi alvo de manifestações de apoiadores do presidente nas redes sociais. A hashtag #ForaTite, movimento pedindo a saída do técnico, ganhou espaço nas redes sociais. Internautas chamaram o treinador de “esquerdopata” e “lacrador” por conta de um possível boicote ao torneio.

Por:Esporte ao Minuto

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Esporte

Presidente do Santa afirma que clube tem sofrido com queda de sócios aptos

Publicado

em

Sem calendário do time profissional para o segundo semestre de 2024, o Santa Cruz vive momentos de incertezas e uma grande queda na arrecadação na receita, principalmente no número de sócios aptos, que saiu de quase seis mil, para apenas 1.900.

A informação foi confirmada pelo presidente do clube, Bruno Rodrigues, em entrevista ao Momento Esportivo, da Rádio Clube.

“Quando começamos no dia da eleição, nós tínhamos números arredondados de 1.900 sócios. E começou o pernambucano, chegamos a quase seis mil e hoje estamos abaixo dos 1.900, ou seja, é falta de receita. Eu faço um apelo permanente, para que os nossos sócios fiquem em dia, nós temos vários valores, começando por R$ 50 por mês”, pediu o Bruno Rodrigues.

Mesmo com as dificuldades que vem enfrentando, o presidente do Santa Cruz demonstra estar confiante nas maneiras que o clube coral irá encontrar para manter as contas em dias até o início da próxima temporada, quando o calendário terá mais competições a serem disputadas.

“É um ano talvez mais difícil da nossa história. Estamos sem calendário até o final do ano. Fizemos um grande Campeonato Pernambucano, inclusive, por pouco não chegamos ao título. Mas enfim, o fato é que nós estamos num ano difícil, mas vamos nesse deserto, esse como eu diria. Com o objetivo a ser alcançado é chegar no final do ano, fazer a pré-temporada a partir de novembro, com as contas em dia. Apesar da pouca receita, eu acredito que dará tudo certo”, finalizou.

Vale ressaltar que o clube disponibilizou o Estádio do Arruda para a realização de shows e partidas de futebol de equipes pernambucanas que disputam alguma divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol.

Próximo jogo do Sub-20

Após empatar com o Náutico em 1 a 1, pela quarta rodada da primeira fase, o Santa Cruz finalizou na 2ª posição na classificação do Grupo A, porém com um jogo a menos.

Com isso, o tricolor do Arruda retorna a campo no próximo sábado (11/05), onde enfrentará o Jaguar, no CT Ninho das Cobras. A partida iniciará às 15h (horário de Brasília).

Fonte: JC

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Esporte

Corinthians visita Nacional do Paraguai e tenta encerrar ciclo de frustrações

Publicado

em

O inconsistente Corinthians entra em campo às 19 horas desta terça-feira, pela quarta rodada da Copa Sul-Americana, e reencontra o Nacional do Paraguai, no Defensores del Chaco, em Assunção, pouco menos de um mês depois de golear o time paraguaio por 4 a 0 na Neo Química Arena. Na época da vitória elástica, expectativas foram criadas, mas o que veio em seguida foi uma série de um empate e três derrotas.

A reabilitação foi alcançada com um expressivo 3 a 0 sobre o Fluminense, também em Itaquera, resultado que entrou na ordem do ciclo de frustrações alvinegras, já que acabou sucedido por um empate sem gols com o Fortaleza, em casa. Ficar no 0 a 0 com os tricolores do Ceará foi frustrante porque os corintianos criaram muitas chances, especialmente no primeiro tempo, e caíram de rendimento.

No final das contas, o problema ofensivo que parecia resolvido no dia da partida com o Fluminense voltou a assombrar o time do Parque São Jorge. Corrigir isso e vencer o Nacional, mesmo fora de casa, é fundamental, até em razão da fragilidade já demonstrada pelo adversário e da situação da tabela do Grupo F da Sul-Americana.

O Corinthians está em terceiro lugar, com quatro pontos, acima apenas do Nacional, que tem um. Adversários também nesta terça, Argentinos Juniors e Racing-URU são o líder e vice-líder, com seis e cinco pontos, respectivamente. No torneio continental, apenas os líderes dos grupos avançam direto às oitavas de final. Os segundos colocados têm de disputar uma fase mata-mata contra times eliminados da Libertadores.

Para o duelo com o time paraguaio, o técnico António Oliveira pode ter o retorno de Gustavo Henrique, Yuri Alberto e Igor Coronado, que voltaram a treinar com bola, mas, caso estejam disponíveis, não devem começar jogando. De qualquer forma, é possível que o time tenha mudanças, como indicou Oliveira depois do empate do final de semana.

“As Copas são boas oportunidades que temos para ir degrau a degrau e queremos continuar nelas. Cada jogo que entramos é para ganhar os três pontos. Terça temos um jogo importante, vamos ter que jogar para ganhar, não vamos poupar. Se for um 11 diferente, não será por poupar alguém e sim pelo que eu sinto ser o melhor para aquele jogo”, comentou o treinador.

Pior time de sua chave na Sul-Americana, o Nacional também é pior time do Torneio Apertura do Campeonato Paraguai, no qual ocupa a última posição, com dez pontos. Em 25 jogos neste ano, foi derrotado 14 vezes, empatou cinco e venceu apenas seis. No momento, vive uma série de cinco jogos sem vencer.

FICHA TÉCNICA

NACIONAL-PAR X CORINTHIANS

NACIONAL – Antony Silva; Juan Luis Alfaro, Brian Blasi, Alexis Cañete e Leonardo Rivas Conge; Leandro Meza, Blas Cáceres e Juan Fernando Alfaro; Diego Duarte, Gustavo Caballero e Ignacio Bailone. Técnico: Victor Bernay.

CORINTHIANS – Carlos Miguel; Fagner (Matheuzinho), Félix Torres, Cacá e Hugo; Breno Bidon, Fausto Vera e Paulinho; Romero, Pedro Raul e Wesley. Técnico: António Oliveira.

ÁRBITRO – Ángel Arteaga (VEN).

HORÁRIO – 19 horas (de Brasília).

LOCAL – Defensores del Chaco, em Assunção (PAR).

Foto Getty

Por Estadão

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Esporte

Atleta ucraniano que disputou Olimpíada do Rio em 2016 morre aos 30 anos

Oleksandr Pielieshenko morreu aos 30 anos em combate durante a guerra entre Rússia e Ucrânia.

Publicado

em

O ex-atleta de levantamento de peso ucraniano Oleksandr Pielieshenko morreu aos 30 anos em combate durante a guerra entre Rússia e Ucrânia. A informação foi confirmada pela Federação Ucraniana de Levantamento de Peso (UWF) nesta segunda-feira, e é o primeiro óbito de um esportista olímpico no conflito.

Pielieshenko se juntou ao exército da Ucrânia no início da guerra, em 2022. O esportista ficou em quarto lugar na Olimpíada do Rio em 2016 na categoria de 85 kg de levantamento de peso e foi campeão europeu em 2016 e 2017, além de ter sido o quarto colocado no Campeonato Mundial da modalidade em 2015.

“É com muita tristeza que anunciamos que o coração do honrado mestre de esportes da Ucrânia, bicampeão europeu de levantamento de peso, Oleksandr Pielieshenko, parou de bater. Expressamos nossas sinceras condolências à família e a todos que conheceram Oleksandr”, escreveu a UWF em publicação nas redes sociais.

O Comitê Olímpico da Ucrânia também lamentou a morte do ex-atleta. “No dia 5 de maio, na guerra, morreu o honrado mestre dos esportes da Ucrânia Oleksandr Pielieshenko. A família olímpica se solidariza sinceramente com a família, entes queridos e amigos”, disse a entidade.

Por causa da guerra, o Comitê Olímpico Internacional (COI) determinou que os esportistas da Rússia podem participar das Olimpíadas de Paris 2024 se comprovarem não apoiarem o conflito e apenas como atletas neutros, sem permissão para representar a bandeira russa. Além disso, somente podem competir em provas individuais, o que não inclui futebol e basquete, por exemplo. A organização espera entre 36 e 54 atletas russos nos Jogos Olímpicos deste ano. Em Tóquio 2020, o número de esportistas enviados pelo país foi de 335.

Foto Getty

Por Estadão

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!