Conecte-se Conosco

Pernambuco

Deputados derrubam vetos de Paulo Câmara para aumentar auxílio-saúde e remuneração de servidores da ALEPE

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Sem alarde, os deputados estaduais de Pernambuco impuseram uma derrota ao governador Paulo Câmara (PSB), derrubando dois vetos a dois projetos de lei impostos pelo Poder Executivo. Com a manobra, os gastos por gabinete de deputados serão aumentados, em ano eleitoral.

Em uma suprema ironia, alguns dos vetos foram relatados na CCJ pelo próprio líder do governo, Isaltino Nascimento. A oposição também não se pronunciou, ao menos até aqui.

Com a derrubada do vetos, os projetos viraram duas leis assinadas pelo presidente da Assembleia, deputado Eriberto Medeiros (PP), garantindo aos servidores do Poder Legislativo um expressivo aumento do auxílio-saúde, aumento de remuneração para vários cargos em comissão, além de recebimento de indenizações, pelos servidores, pelas licenças-prêmios não usufruídas.

No caso do auxílio-saúde, a nova lei menciona um possível pagamento retroativo até 2020. “A aplicação da presente lei se dará a partir do exercício de 2020 na data estipulada”, diz o texto da nova lei.

Conforme extratos das tramitações no DO, em abril de 2021, o governador Paulo Câmara colocou os vetos totais para os dois projetos de lei de iniciativa da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), que possibilitaram o aumento do auxílio-saúde e da remuneração de cargos em comissão no Poder Legislativo.

Nos dois vetos, Paulo Câmara alegou, na época, a necessidade de conter despesas pela covid-19 e obedecer dispositivos da Lei Complementar Federal 173/2020.

O projeto de lei 1859/2021, vetado pelo governador, previa o reajuste do valor do auxílio-saúde na Assembleia, trazendo o valor para 5% da remuneração dos servidores, podendo chegar a até R$ 1.845 mensais. O projeto também permitiria aos servidores receberem um mês de licença-prêmio como verba indenizatória a cada ano. Agora, virou lei.

O projeto de lei 1860/2021 concedia reajustes, a partir de janeiro de 2022, para vários cargos comissionados e servidores da Assembleia Legislativa. Agora, também virou lei.

O governador alegou em abril inconstitucionalidade, por desobediência ao texto da Lei Complementar Federal 173/2020. Esta norma instituiu o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus SARSCoV-2 (Covid-19) e, dentre outras medidas, concedeu o auxílio financeiro aos Estados, Municípios e Distrito Federal. Ela também proíbe, até o final de 2021, aumento de gastos com pessoal, como aumentos, reajustes, verbas indenizatórias.

O governador argumentou que o STF considerou a Lei Complementar Federal 173/2020 constitucional, em votação no plenário do órgão.

“Como consequência, eventual sanção governamental ao Projeto de Lei 1859/2021, que determinou o reajuste dos valores do auxílio-saúde bem como autorizou a conversão em verba indenizatória de licença-prêmio dos servidores do Poder Legislativo, o que inequivocamente representa a concessão de benefício em favor de servidor público, não teria como suplantar a mácula de inconstitucionalidade do vindouro ato normativo, eis que daria ensejo à manifesta incompatibilidade entre a futura lei ordinária estadual e a Lei Complementar Federal 173, de 2020, sobre matéria que a Constituição Federal de 1988 expressamente reservou à União, conforme já decidido, à unanimidade, pelo STF”, disse Paulo Câmara, nas razões de veto.

“Como consequência, eventual sanção governamental ao Projeto de Lei 1860/2021, que determinou o reajuste de funções, gratificações e cargos diversos na estrutura do Poder Legislativo, acarretando inequívoco aumento de gasto com pessoal, não teria como suplantar a mácula de inconstitucionalidade do vindouro ato normativo, eis que daria ensejo à manifesta incompatibilidade entre a futura lei ordinária estadual e a Lei Complementar Federal 173, de 2020, sobre matéria que a Constituição Federal de 1988 expressamente reservou à União, conforme já decidido, à unanimidade, pelo STF”, acresceu o governador, nas razões de veto. (Do Blog de Jamildo)

 

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Pernambuco

Secretaria de Saúde realiza primeiro mutirão do Cuida PE nas UPAEs; veja exames ofertados

O mutirão será realizado neste sábado (18) em todas as UPAEs de Pernambuco.

Publicado

em

O primeiro mutirão do Programa Cuida PE será feito em todas as Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs) neste sábado (18). Além disso, o Hospital Belarmino Correia (HBC), em Goiana. na Região Metropolitana, também vai receber o mutirão de saúde.
O Cuida PE é uma estratégia do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), com objetivo reduzir as filas de exames, consultas e procedimentos cirúrgicos eletivos na rede pública.
Ao todo serão ofertados 3 mil exames em 31 especialidades para a população pernambucana nas 14 unidades da UPAEs e no hospital em Goiana. De acordo com a Secretaria de Saúde, uma parte dos pacientes será levada para as unidades de saúde pelas 24 vans do Cuida PE.
Os veículos foram entregues pelo Governo, recentemente, às 12 Gerências Regionais de Saúde do Estado (Geres). Outros pacientes vão ser transportados pelos veículos do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) dos municípios.
O morador que precisar do veículo para se locomover deve comparecer à unidade de saúde das cidades que farão parte do mutirão. A partir desses locais, que foram informados previamente aos pacientes, todos seguem para os serviços especializados, a fim de se submeterem aos procedimentos indicados.
As Geres, além desse trabalho de mobilização dos municípios, realizaram a regulação dos pacientes que serão beneficiados.
“Estamos realizando este mutirão nas Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada, no sábado, que é um dia atípico, já que essas unidades abrem durante a semana. E há essa dificuldade de algumas pessoas se dirigirem à UPAE em virtude do trabalho. Nosso objetivo é flexibilizar esse horário, captando um número maior de pacientes e ampliando o acesso”, destaca o secretário executivo de Gestão Estratégica e Coordenação Geral, Anderson Oliveira.
Anderson Oliveira destaca que outros mutirões nas UPAEs vão acontecer. “Este é o primeiro de outros que estamos construindo. O objetivo é que, uma vez por mês, uma UPAE abra as portas, em um sábado, para os usuários listados, que serão conduzidos até a unidade pelas vans do Cuida PE daquela Macrorregional específica”, reforça o secretário executivo.
Confira os procedimentos ofertados no mutirão:
  • Audiometria;
  • Biópsia de Próstata;
  • Cardiologia;
  • Cirurgia Geral;
  • Colposcopia;
  • Dermatologia;
  • Ecocardiograma;
  • Eletrocardiograma;
  • Endocrinologia;
  • Exames de laboratórios;
  • Fisioterapia;
  • Gastroenterologia;
  • Geriatria;
  • Ginecologia;
  • Mamografia;
  • Mastologia;
  • Neurologia;
  • Oftalmologia;
  • Otorrinolaringologia;
  • Pediatria; Pneumologia;
  • Psiquiatria;
  • Raio-x;
  • Reumatologia;
  • Ultrassonografia;
  • Ultrassonografia vascular;
  • Urologia;
  • Vascular;
  • Videolaringoscopia.

Foto divulgação

Por Adelmo Lucena

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Dani Portela oficializa pré-candidatura à prefeitura do Recife

Publicado

em

Dani Portela lançou oficialmente sua pré-candidatura à prefeitura do Recife pela federação PSOL/Rede na noite desta quarta-feira (15). O evento ocorreu na Casa Marielle Franco, sede do PSOL Recife no Derby, e foi marcado por pronunciamentos, apresentações artísticas e intervenções culturais.

Estiveram presentes a chapa de pré-candidatos à vereança do partido, lideranças partidárias como os vereadores Ivan Moraes e Elaine Cristina (PSOL), e Cida Pedrosa (PCdoB), o ex-vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, a comunicadora Karina Santos (PT), além de representantes de movimentos sociais e artistas.

O evento também exibiu registros em vídeo com mensagens de apoio de personalidades políticas, incluindo a deputada federal Erika Hilton, o deputado federal Pastor Henrique Vieira, a deputada estadual Renata Souza e a vereadora Luciana Boiteux. Além disso, foram apresentados pronunciamentos dos porta-vozes nacionais da Rede Sustentabilidade, Heloísa Helena e Wesley Diógenes.

Para o presidente do PSOL Recife, esse é um momento extremamente importante para o partido. “A pré-candidatura de Dani agora é oficializada pela federação PSOL/Rede. Assim como foi na posse da Alepe, esse momento é histórico para o Recife pela representação de uma mulher negra que sabe as dores e alegrias do povo trabalhador dessa cidade”, pontuou Thiago Carvalho, presidente municipal do PSOL.

Alice Gabino, integrante do diretório nacional da Rede Sustentabilidade, reafirmou o apoio do partido à pré-candidatura. “Em Recife não vai ter golpe. Essa chapa não está ameaçada por nenhum deputado ou rede social. Essa chapa espelha a cara do povo recifense que tem que ter o direito de se ver representado. Precisamos colocar na mente e no coração dos recifenses que é possível sim fazer a diferença para o povo”, destacou.

“Quero parabenizar a essa chapa por ter cumprido com todas as etapas da nossa federação. Nos sentimos muito respeitados pelo comprometimento com a nossa instância democrática interna. A pré-candidatura da companheira Dani Portela é a única que representa a federação PSOL/Rede. É uma pré-candidatura de quem não desistiu de sonhar em fazer uma política diferente para a cidade do Recife. Aqui está o campo da esquerda para disputar essa cidade”, enfatizou Luiza Carolina, presidenta municipal da federação PSOL/Rede.

Dani Portela se somou às falas declarando o compromisso da pré-candidatura na criação de propostas que visem o combate às desigualdades sociais, além de ressaltar a importância de uma realização política coletiva. “A gente não disputa só voto, não só disputamos eleição, disputamos projeto de futuro. O Recife real que vivemos é esse representado por nós. Que a minha candidatura seja nossa, coletiva e participativa com lutas representadas. Que possamos virar uma aldeia sabendo que não é sobre mim, é sobre o coletivo”, reforçou.

O nome da deputada estadual Dani Portela já havia sido definido para a disputa municipal ao final do Congresso Municipal do PSOL em 2023, por decisão unânime. No início de maio, a pré-candidatura foi aprovada por consenso pela Federação Municipal PSOL/Rede. Nas próximas semanas, Dani Portela dará início às plenárias temáticas, que incluirão encontros com movimentos sociais, universidades e outras organizações, visando debater os principais desafios do Recife e elaborar coletivamente as propostas de políticas públicas da pré-candidatura.

Fonte: blog ponto de vista

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

No Tesouro Nacional, em Brasília, Raquel Lyra discute recursos para obras

Publicado

em

A governadora Raquel Lyra se reuniu, nesta quarta-feira (15), em Brasília, com o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, para tratar de novas operações financeiras junto ao governo federal. A gestora destacou que um dos objetivos da gestão estadual é ampliar os investimentos no abastecimento de água e no saneamento dos municípios pernambucanos. Durante o encontro, realizado no Ministério da Fazenda, também foi debatida a reavaliação da Capacidade de Pagamento do Estado (CAPAG), índice que define se estados e municípios podem realizar operações de crédito.

“Estamos mais uma vez em Brasília buscando garantir investimentos para ampliar o abastecimento de água em todas as regiões do nosso Estado. Esse foi um dos compromissos que assumimos desde o início da gestão. Garantir saneamento e o acesso à água é direito básico da população”, destacou Raquel Lyra, que esteve acompanhada do secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça.

Em 2023, graças ao bem-sucedido Plano de Qualidade dos Gastos, o Governo do Estado fechou o ano com superávit orçamentário de R$ 1,02 bilhão e superávit primário de R$ 1,2 bilhão, revertendo os déficits orçamentário e primário registrados no fechamento do ano anterior. Com esse resultado, aliado à comprovação de disponibilidade financeira de R$ 719 milhões no início deste ano, o Estado conseguiu cumprir os requisitos necessários para voltar a ganhar o selo Capacidade de Pagamento (CAPAG) junto ao Tesouro Nacional. A Secretaria da Fazenda já solicitou ao Tesouro para liberar a CAPAG.

O resultado fiscal de Pernambuco em 2023 foi um dos mais expressivos do país, ficando em segundo lugar no quesito economia de despesas de custeio. De janeiro a outubro, as despesas correntes do Estado reduziram 3%, enquanto que, no restante do país, foi registrado um aumento de 10,2% das despesas no mesmo período.

O esforço da gestão estadual para garantir o controle fiscal em Pernambuco foi feito com uma receita que apresentou queda de mais de R$ 1,5 bilhão em 2023 em comparação com 2022 (R$ 49,89 bilhões, contra R$ 51,40 bilhões).

Fonte: JC

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!