Conecte-se Conosco

Esporte

Messi e Argentina querem fazer da vitória um hábito antes da ida ao Qatar

A Argentina, campeã sul-americana, estará no Qatar em novembro.

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Bicampeão europeu e vencedor do Campeonato Inglês, o lendário técnico Brian Clough foi questionado sobre qual título daquele seu Nottingham Forest considerava mais importante. Bem ao seu estilo, surpreendeu: nomeou a Copa Anglo-Escocesa de 1977. Um torneio obscuro, criado em 1975 e encerrado seis anos depois.

Clough tinha uma explicação: “Foi nosso primeiro troféu, e você precisa aprender a ganhar. Vencer é um hábito.”

Lionel Messi e a Argentina querem colocar isso em prática nesta quarta-feira (1º). Às 16 horas (de Brasília), a equipe enfrenta a Itália, no estádio de Wembley, na Inglaterra, na primeira partida entre os campeões da Copa América e da Eurocopa.

O confronto nasceu de um acordo entre Uefa e Conmebol e recebeu o nome de “Finalíssima”. No Brasil, terá transmissão da ESPN e do Star +.

“Ter conseguido algo com a seleção depois de tantos verões tristes de finais perdidas… A felicidade foi completa”, disse Messi, em entrevista nesta semana para o canal argentino TyC.

A Argentina conquistou um título em 2021 depois de 28 anos de espera. Levantou o troféu da Copa América no Maracanã ao derrotar a seleção brasileira por 1 a 0. Foi um alívio para o camisa 10, Di María e Otamendi, os representantes em campo da geração que se especializou em perder decisões. Havia sido derrotada nas finais da Copa do Mundo de 2014 e nos torneios continentais de 2015 e 2016.

Sem entrar no mérito da importância de derrotar a Itália nesta quarta-feira, seria o segundo título em dois anos. E vencer é um hábito, como diria Clough. Ainda mais a seis meses do início da Copa do Mundo. Possivelmente o último Mundial de Messi. No próximo dia 24, ele completará 35 anos.

A Argentina, campeã sul-americana, estará no Qatar em novembro. A Itália, vencedora da Eurocopa, não. Pela segunda vez consecutiva, o time caiu nas eliminatórias e em casa. Ao se lembrar disso, Messi disse ser “uma loucura” a Azzurra estar ausente.

Vai servir também para a equipe de Lionel Scaloni ter algo que o Brasil não conseguiu até agora: disputar partidas contra europeus na preparação para o Mundial. Depois da Itália, a Argentina vai enfrentar a Espanha. Nos meses que antecederam a Copa de 2018 também houve este confronto, que prenunciou o caos que seria a campanha na Rússia da seleção então comandada por Jorge Sampaoli: 6 a 1 para os espanhóis.

Tudo é bem diferente quatro anos depois. Lionel Scaloni, membro periférico da comissão de Sampaoli, assumiu o cargo de técnico de forma interina e estabilizou o barco. Conseguiu o que a Argentina não tem desde 2014 com Alejandro Sabella: um equilíbrio entre defesa e ataque e Lionel Messi feliz.

Ele já havia dito no passado que seu período com Sabella havia sido o melhor com a camisa alviceleste. O 10 já foi comandado também por José Pekerman, Alfio Basile, Diego Maradona, Sergio Batista, Gerardo Martino, Edgardo Bauza e Jorge Sampaoli.

A Argentina entra em campo nesta quarta com uma invencibilidade de 1.064 dias. São 31 jogos sem perder. A última derrota ocorreu em 2 de julho de 2019 para o Brasil, no Mineirão, na semifinal da Copa América. Um jogo de arbitragem contestada, em que Messi acusou a Conmebol de ter favorecido a seleção da casa.

Desde 2002 a Argentina não chega tão bem, na questão moral, a uma Copa do Mundo. Isso não necessariamente é bom sinal porque aquela equipe do torneio na Coreia do Sul e no Japão, dirigida por Marcelo Bielsa, conseguiu a façanha de ser eliminada na fase de grupos, apesar de ter uma das melhores gerações da história do futebol no país.

Mas o momento ao menos dá aos jogadores, à comissão técnica e ao astro maior do time a chance de trabalhar em paz antes da viagem a Doha em novembro.

“Faz algum tempo que vejo as pessoas, a imprensa –que foi duríssima no passado–, falarem de outra maneira [da seleção], com mais respeito. Sentir esse respaldo é bonito. O que estamos vivendo neste grupo depois de haver ganhado a Copa América é bonito”, completou Messi, que ainda considera injustas as críticas à geração anterior, marcada pelas derrotas nas finais.

Ele também lembrou que “não só importa ganhar”. Mas a tranquilidade que comemora agora na seleção argentina mostra o contrário. Ainda mais quando se torna um hábito.

Por Folhapress

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Esporte

Dois anos após SAF, Flamengo de Arcoverde vai paralisar atividades

Publicado

em

Há dois anos, no Sertão de Pernambuco, o Flamengo de Arcoverde anunciava nova fase na sua história ao se tornar o primeiro clube do estado a virar SAF.

Investimentos na casa de milhões foram feitos para oferecer estrutura aos atletas, como a construção de um hotel no centro da cidade. Outros projetos, como a compra de um terreno para construção de um CT, estavam em curso. Tudo isso, agora, fica em segundo plano, porque a partir de 2025 o Flamengo de Arcoverde paralisará suas atividades. Em carta, o presidente e sócio majoritário da SAF do Tigre, Gabriel Castilho, anunciou a medida.

O centro da questão é político – entre o clube e a Prefeitura da cidade de Arcoverde, acusada por Castilho de falta de apoio ao Flamengo. A razão não é algum eventual recurso que poderia ser injetado no clube, mas sim a ausência de diálogo e cooperação, garante o dirigente.

O estádio municipal Áureo Bradley é um exemplo. Segundo o presidente, houve assinatura de um convênio para que a atual gestão da prefeitura ficasse responsável pela manutenção do campo de treino. Um acordo, embora assinado em papel, que nunca existiu, diz o mandatário.

Sem acerto, o Flamengo de Arcoverde não jogou na própria cidade durante a Série A1 do Campeonato Pernambucano deste ano: mandou seus jogos em Belo Jardim, município vizinho a 70 quilômetros, e em Caruaru, a 127 quilômetros, no Agreste pernambucano. “A gente colocou como meta do nosso comitê de investidores (além de Gabriel Castilho, dono de 60% das ações do clube, compõem o grupo outros cinco empresários) que vamos lutar até onde for possível”, frisou.

“Não é só sobre dinheiro“, reforça o presidente do Fla, mas o próprio discurso deixa transparecer o lamento pelos recursos investidos nos últimos três anos. Castilho revela, ao todo, R$ 5 milhões desembolsados neste período – somando construção de hotel no centro da cidade que aloja 74 atletas, compra de 10 hectares para o CT, manutenção de funcionários e demais membros do staff.

Por Panorama PE

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Esporte

Sport: PM exige ajustes na Ilha do Retiro e estádio segue vetado para jogos

Publicado

em

Um dia após receber o alvará do Corpo de Bombeiros, com a liberação da Ilha do Retiro para voltar a realizar jogos, o Sport terá que fazer novas melhorias no estádio.

Nesta terça-feira (1º), o Leão recebeu a visita de uma equipe do Batalhão de Choque da Polícia Militar para uma inspeção técnica na Praça da Bandeira. Segundo o clube, “o órgão fez algumas exigências de melhorias no sistema de monitoramento” para que a Ilha tenha liberada sua capacidade máxima atual – 26.345 lugares.

Ainda de acordo com o Sport, “o clube prontamente iniciou as ações para atendê-las”. A ideia da diretoria é ter a capacidade máxima do estádio “o mais breve possível”.

️A expectativa do Sport é poder atuar no próximo compromisso da Série B em sua casa. Na segunda-feira (7), o Leão recebe o Ceará, às 21h, pela 30ª rodada. Por enquanto, o confronto segue agendado para a Arena de Pernambuco, mas o clube já solicitou a alteração do local à CBF.

Por  Yuri Teixeira/Folha de Pernambuco
Foto Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Esporte

Dico Woolley é anunciado novo treinador do Retrô para temporada 2025

Publicado

em

Retrô oficializou a contratação do técnico Dico Woolley para a próxima temporada. O acerto é em clima de “volta para casa”. A carreira do profissional começou nas categorias de base da Fênix até que chegou no comando do time profissional. Na equipe principal, entre os anos de 2022 e 2023, Dico Woolley acumulou 26 vitórias em 44 jogos. Depois, passou pelo Campinense, Manauara e River. 

(Foto: Reprodução/Instagram/Dico Woolley) 

Por JC

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!