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Hipóteses para queda de avião em Vinhedo vão de falha em hélices a formação de gelo nas asas

Nas primeiras horas após o acidente, especialistas em aviação ouvidos pela reportagem levantaram duas hipóteses principais para o caso com base nos primeiros detalhes, ressaltando que é cedo para determinar as causas.

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As imagens da queda de um avião em Vinhedo (SP) nesta sexta-feira (9) mostram que a aeronave perdeu sustentação no ar e foi descendo em queda livre. De acordo com a Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, as 61 pessoas a bordo morreram.

Nas primeiras horas após o acidente, especialistas em aviação ouvidos pela reportagem levantaram duas hipóteses principais para o caso com base nos primeiros detalhes, ressaltando que é cedo para determinar as causas.

Vários vídeos do momento da queda mostram que a aeronave desceu em queda livre girando levemente no ar, manobra conhecida como “parafuso chato”. Essas condições indicam que o piloto havia perdido o controle da aeronave e as condições de arremeter -ou seja, apontar o nariz da aeronave para baixo e usar os motores para ganhar novamente sustentação no ar.

O especialista em segurança de voo Roberto Peterka levanta a possibilidade de que gelo tenha se acumulado nas asas da aeronave, o que apontaria para uma falha no sistema de degelo. Já o engenheiro Hildebrando Hoffman, professor aposentado de Ciências Aeronáuticas da PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), levanta a hipótese de que tenha ocorrido uma falha na posição das hélices.

Ambas as hipóteses teriam afetado a capacidade de tração da aeronave. Eles descartam a possibilidade de falha elétrica ou no motor, pois há sistemas auxiliares que normalmente não fariam com que o avião caísse em queda livre, como se vê nas imagens. A pane seca também está descartada, uma vez que o combustível queimou no solo, após a queda.

O avião era um turboélice modelo ATR-72, fabricado pela empresa franco-italiana ATR (Avions de Transport Régional). Foi fabricado em 2010, segundo o registro aeronáutico da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Operado pela Voepass, ele levava 57 passageiros e quatro tripulantes.

“Esse avião voa num nível [de altitude] onde tem muito gelo, então pode ser que o gelo tenha se acumulado nas asas e alterado o perfil de sustentação. Assim, ele perde a velocidade e a sustentação, e vem abaixo “, diz Peterka.

O nível em questão é uma altitude entre 15 mil e 20 mil pés. Aviões de maior porte costumam alcançar alturas mais elevadas, até 40 mil pés. As condições do tempo, que estava nublado, podem ter contribuído para a formação de gelo, segundo Peterka.

“O piloto tem as suas medidas de segurança para tirar o avião dessa situação [de perda de sustentação no ar], e numa dessas [manobras] ele passa pelo ‘parafuso chato’. E se ele entrar no parafuso chato, é muito difícil de sair”, ele diz.

Aviões do modelo ATR-72 têm sistemas para prevenir a formação de gelo, ressalta o engenheiro Hildebrando Hoffman. Um dos recursos antigelo, ele afirma, permite injetar ar quente que sai dos motores em câmaras de borracha em partes críticas do avião para evitar a formação de gelo. Segundo ele, a formação de gelo faria com que o avião perdesse eficiência, mas acha pouco provável que resultasse na queda em “parafuso chato”.

Hoffman também diz que chama atenção o fato de que asas e estabilizadores aparecem nas imagens aparentemente íntegros, ou seja, nenhum pedaço importante do avião parece ter se quebrado antes da queda. Isso, segundo ele, afasta a hipótese de um problema aerodinâmico.

“Essa situação [o modo como o avião caiu] se deve fundamentalmente porque por algum motivo ele deixou de ter tração, os motores deixaram de funcionar em regime normal”, diz Hoffman. “Ele perdeu a tração e veio em queda livre praticamente na vertical, girando. Isso pode ter ocorrido porque algo aconteceu com o sistema de hélices, que precisa estar numa posição correta para causar tração.”

Ele diz que uma série de motivos pode explicar a mudança de posição das lâminas das hélices, como uma manobra ou uma falha no motor que obriga o piloto a mudar a carga. “Tudo que nos estamos conversando é num estágio de hipóteses”, diz o professor.

A FAB (Força Aérea Brasileira) disse, em nota, que “o voo ocorreu dentro da normalidade até as 13h20” desta sexta e que a aeronave deixou de responder respondeu às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo a partir das 13h21.

A tripulação não declarou emergência e nem reportou estar sob condições meteorológicas adversas, segundo a FAB. “A perda do contato radar ocorreu às 13h22.”

Foto Getty

Por Folhapress

           

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Pedido de investigação contra Alexandre de Moraes é apresentado à PGR

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O Partido Novo apresentou à Procuradoria-Geral da República (PGR) uma notícia-crime pedindo a investigação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por supostos crimes de falsidade ideológica e formação de quadrilha.

A ação é baseada nas recentes revelações feitas pelo jornal Folha de S. Paulo sobre o uso não-oficial de informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para alimentar inquéritos contra bolsonaristas.

De acordo com a notícia-crime, Moraes teria cometido o crime de falsidade ideológica ao tentar ocultar que as informações utilizadas nos inquéritos eram originadas de pedidos feitos diretamente por ele, muitas vezes por meio de mensagens no WhatsApp.

O documento sustenta que essa conduta seria uma tentativa de evitar o impedimento ou a suspeição de Moraes como relator dos inquéritos das fake news.

Além disso, o Novo aponta uma possível formação de quadrilha envolvendo Moraes, o juiz auxiliar Airton Vieira, e Eduardo Tagliaferro, ex-chefe da assessoria de combate à desinformação do TSE.

O partido argumenta que as mensagens vazadas demonstram uma quebra na ordem democrática, caracterizando o que eles chamam de ‘atividade autoritária’ por parte de Moraes.

O pedido foi direcionado ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, que agora deve avaliar as alegações e decidir se iniciará uma investigação formal contra o ministro do STF.

Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF

Por Conexão política

           

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Nutricionista escolar da gestão Duque desmente Alice Conrado sobre ovo na merenda em ST

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A vereadora Alice Conrado não tem tanto costume de utilizar a tribuna, mas nesta terça-feira (13), disparou críticas de baixo nível ao deputado estadual Luciano Duque (SD), sendo chamado até de ‘seboso’.

Diante da repercussão negativa da fala da parlamentar em que cita que na gestão do ex-prefeito a merenda escolar da Escola Barão do Pajeú em Bernardo Vieira era servida com ovo todos os dias.

A nutricionista técnica Fátima Abreu, que atuou na gestão de Duque desmentiu as acusações em contato com o Repórter Policial Ligeirinho.

“Fui gerente e nutricionista técnica da merenda escolar no período da gestão do Luciano Duque, sobre a fala da vereadora não procede sobre o ovo na merenda escolar, durante a minha gerência não foi oferecido ovo na merenda escolar e muito menos um caminhão de ovo para uma única escola”, esclareceu.

“Eu como profissional Nutricionista sempre segui as normas do FNDE, PNAE e o Conselho de Segurança Alimentar e Nutrição. Para elaboração do cardápio da merenda escolar e segurança alimentar e nutrição, também avaliação da qualidade, características organolépticas dos produtos oferecidos merenda escolar”, acrescentou.

VEJA IMAGENS DA MERENDA SERVIDA NA ÉPOCA

Fonte: Blog do Ligeirinho

           

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Justiça suspende inauguração de templo para Lúcifer em Gravataí

A decisão diz que o local terá que ser interditado até sua devida regularização administrativa.

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O Tribunal de Justiça de Gravataí (RS) acatou o pedido da prefeitura da cidade para suspender a inauguração do templo para Lúcifer, da Ordem de Lúcifer na Terra, que ocorreria nesta terça-feira (13/08). De acordo com a liminar obtida com exclusividade pelo Correio, o pedido de suspensão ocorreu devido à falta de regularização do local, que não teria alvará e nem CNPJ, e “pela insegurança causada pelo assunto”.

“Em tutela de urgência, a decisão impede a realização do evento de inauguração, bem como determina  interdição do local até sua devida regularização administrativa, sob pena de multa diária de R$ 50 mil”, informou o órgão ao Correio. A prefeitura também publicou uma nota de esclarecimento nas redes sociais. 

Mais cedo, ao receberem a liminar, os fundadores da Ordem acusaram a prefeitura de intolerância religiosa. “Estamos sendo vítimas de intolerância religiosa. Não há, em nenhum dispositivo da lei, algo contra a nossa inauguração. É uma ordem privada, feita com dinheiro privado, e em um lugar de acesso exclusivo aos praticantes”, explica Lukas de Bará da Rua. 

Segundo a organização, o alvará não seria necessário por ser um evento fechado, com convidados, e a ação da Justiça seria uma retaliação que fere o livre culto.

Profissionais do direito ouvidos pelo Correio alegam que, pela legislação brasileira, o templo teria a permissão de funcionar, a não ser que fossem comprovados atos ilegais cometidos durante as reuniões. Entretanto, neste caso, como a liminar da prefeitura apontou a falta de regularização administrativa para o processo, não seria configurada intolerância religiosa.

O Correio está em contato com a Ordem de Lúcifer na Terra e aguarda um posicionamento oficial. Em caso de respostas, a matéria será atualizada. 

foto: Material cedido ao Correio

Por: Isabela Stanga – Correio Braziliense

           

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