Conecte-se Conosco

Destaque

A tradicional buscada de São José pequenino na Fazenda Oiticica

Publicado

em

005

A História de Belmonte é marcada fortemente pela “presença” de São José a qual todos os belmontenses dedicam um carinho especial.

A primeira festa do nosso querido Padroeiro ocorreu no ano de 1857 quando foi fundado o Povoado de Belmonte pertencente a freguesia de Nossa Senhora da Penha de Vila Bela. Como as obras da Capela não haviam sido ainda concluídas, o novenário e festa tiveram lugar na residência de José Pires Ribeiro, fundador do povoado de Belmonte.

Em 1858 deu-se por encerrada a construção da Capela e celebrada a primeira Missa, presidida pelo Reverendíssimo Padre Manoel Lopes Rodrigues de Barros, onde se deu a bênção da pequenina imagem de São José, ficando o mesmo como padroeiro da comunidade.

Esta secular imagem do nosso querido Padroeiro tem origem portuguesa, pertenceu a família de José Pires e foi venerada na nossa Matriz até o ano de 1918, quando o coronel Luiz Gonzaga Gomes Ferraz, fazendeiro e comerciante bem sucedido, fez doação de outra imagem do Santo ainda hoje existente em nossa igreja-matriz. Na ocasião, a pequenina imagem foi retirada do altar-mor e colocada numa cômoda na sacristia do templo.

Por volta de 1927, o Padre Renato de Menezes, intencionou colocar o “São José Pequenino” em um nicho na torre que mandara erigir numa das reformas da igreja. Todavia esse sonho foi desfeito visto o desabamento da torre no mês de novembro daquele distante ano de 1927.

Mesmo com a substituição da pequenina imagem, era sempre a ela que os belmontenses recorriam nas suas tribulações. Tida como milagrosa, pois das centenas de milagres atribuídas, São José Pequenino havia afastado no longínquo ano de 1856 a Cólera Mórbus doença infecto contagiosa que grassara em nossa região. Era o São José Pequeno tido como o Dono de Belmonte, por esse motivo, era grande a quantidade de velas, ex-votos, fitas e promessas ao seu redor em cima daquela antiga cômoda da Matriz. O Padre Emanoel de Vasconcelos tentou em vão mostrar para os paroquianos que toda imagem de São José era uma só. Porém, era na pequenina imagem de São José que os belmontenses buscavam nas suas necessidades mais urgentes. O apego e o carinho por São José Pequenino era tanto, que o padre em tom de brincadeira comentou com Seu Adão, sacristão e sineiro da Matriz, que ia queimar aquele santo. O fato é que o comentário do reverendo não demorou a chegar aos ouvidos de Dona Ana Pires Brandão (Donana), esposa do major Joaquim Leonel Pires de Alencar, proprietários da Fazenda Oiticica e sobrinhos netos de José Pires Ribeiro, fundador de Belmonte. Essa veneranda senhora, devota fervorosa de São José, imediatamente mandou João Preto e Peaonça selarem os cavalos e com suas damas de companhia e cavaleiros, rumou para a cidade de Belmonte. Apeando então aquela caravana em baixo do pé de jenipapo também ainda hoje existente,  na sua elegância e beleza de uma amazona, altivamente se dirigiu para a Casa Paroquial, onde na porta principal encontrou com o Padre Emanoel de Vasconcelos conhecido como Padre Emano. Depois de uma longa conversa entre ambos e esclarecido o equívoco, o vigário autorizou a senhora Donana Pires a guarda da secular imagem do Padroeiro São José, que em seguida foi levada para a Fazenda Oiticica.

A irregularidade das chuvas nos idos de 1942 prenunciando mais uma seca que estava por vir aterrorizou os agricultores da região sertaneja. Alguma coisa tinha que ser feita, ou seja, a saída era mesmo apelar aos Céus um milagre. O patrocínio de São José mais uma vez foi recorrido. Os seus devotos: Seu Lino Donato, Seu João de Pádua e sua esposa Dona Pergentina fizeram uma promessa com São José Pequeno, e juntando um numeroso grupo de fiéis, depois de um lauto café na casa de Seu Terto Donato, às 5 horas da manhã, debaixo de muito fogo, benditos, rezas, do badalar dos sinos e do tradicional Terno de Pífanos dos Fubá, rumaram para a fazenda Oiticica em busca da milagrosa imagem de São José Pequenino. Lá chegando, foram festivamente recebidos pelos donos da fazenda o major Quinca Leonel e sua esposa Donana, seus filhos, além de moradores de toda aquela região e de uma quantidade enorme de vaqueiros e cavaleiros. Depois de servido um lauto banquete, seguiram todos para Belmonte às 12 horas, no pingo do meio dia. E agregando mais pessoas a cada lugar e ribeiras que passavam, sendo que no finalzinho da tarde, sob o espocar de fogos e dos sinos da matriz entraram festivamente na cidade de Belmonte.

004

A partir daí, iniciou-se o costume de se buscar a cada ano São José Pequenino na Fazenda Oiticica para sua tradicional festa. Com o passar do tempo esse costume foi interrompido por muitos anos. Ao tomar conhecimento dessa tradição belmontense Padre Atílio resolveu resgatar sendo que hoje não existe mais a participação em peso da comunidade belmontense bem como do entusiasmo de outrora.

Por Valdir José Nogueira de Moura

Colunista de cultura do Blog do Silva Lima

Destaque

Governo do Município divulga Calendário de Pagamento da 3ª Parcela do Precatório do FUNDEF em Cabrobó

Publicado

em

O Governo do Município de Cabrobó divulga o calendário de pagamento da 3ª parcela do precatório do FUNDEF (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) para todos os beneficiários, ainda vinculados ao município, aposentados e sem vínculo com a prefeitura.

BENEFICIÁRIOS / PRAZO PARA PAGAMENTO
Beneficiários atualmente vinculados a Prefeitura de Cabrobó – 26/04/2024;
Beneficiários Inativos (aposentados) – 01/05 até 08/05/2024;
Beneficiários sem vínculo com a Prefeitura de Cabrobó – 09/05 até 15/05/2024

Esta iniciativa reafirma o compromisso do Governo Municipal com a transparência e a valorização dos profissionais da educação, garantindo o cumprimento dos direitos estabelecidos por lei.

Agradecemos a atenção de todos os envolvidos e reiteramos nosso compromisso em promover uma gestão responsável e inclusiva em benefício de toda a comunidade cabroboense.

Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Cabrobó

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

João Campos tem 57,3% no Recife, aponta pesquisa Atlas/CNN no Recife

Publicado

em

A proximidade das eleições começa a mostrar como o cenário política está se desenhando. No Recife, o atual prefeito João Campos (PSB) tem 57,3% das intenções de voto na eleição deste ano para a Prefeitura, e o ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL), 21,4%, segundo pesquisa Atlas/CNN divulgada nesta sexta-feira (26).

Também aparecem no levantamento os deputados estaduais João Paulo (PT), com 7,7%, e Dani Portela (PSOL), com 4,6%.

O secretário de Turismo de Pernambuco, Daniel Coelho (PSD), tem 3%, enquanto o advogado Tecio Teles (Novo), soma 1,8%, e o deputado federal Túlio Gadêlha (Rede), tem 0,8%.

Os que ainda não sabem em quem votar são 2,6%. Votos brancos e nulos somam 0,9%.

Foto: Edson Holanda/ Prefeitura do Recife

Por Ponto de Vista

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Paciente furta arma de vigilante, mata profissional e é morto em troca de tiros no HR

Publicado

em

Uma troca de tiros no Hospital da Restauração, na área central do Recife, resultou na morte de um paciente e de um vigilante na unidade de saúde, na madrugada nesta sexta-feira (26).

Segundo o diretor do HR, Petrus Andrade Lima, um paciente que estava internado na emergência geral, na unidade de trauma, furtou a arma de um vigilante durante a troca de guarda da equipe de segurança privada e baleou o profissional.

“Na troca entre as armas, houve a tomada por parte do paciente”, explicou Petrus. O vigilante, identificado como Nivaldo Bezerra da Silva, morreu no local. Após os tiros, o paciente tentou fugir.

Na fuga, uma troca de tiros foi iniciada entre o homem envolvido e outros seguranças do hospital. O paciente que iniciou toda a confusão foi atingido por disparos e também morreu.

Ao ser questionado se o homem apresentava transtornos no momento do ocorrido, o diretor do HR informou que ele não tinha alteração no comportamento.

“Tudo isso vai ser investigado e avaliado pela polícia”, destacou Petrus.

Foto Miva Filho/Secom

Por FolhaPE

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!