Conecte-se Conosco

Notícias do Sertão

Araripina (PE) ganha destaque nacional com curso de Técnico de Sistema de Energia Renovável

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

O curso técnico Sistema de Energia Renovável ministrado na Escola Técnica Estadual Pedro Muniz Falcão, em Araripina (PE), tornou-se referência nacional para o desenvolvimento de novos cursos técnicos de energia renovável no Brasil. O destaque se deve a grade curricular do curso, desenvolvido com o apoio da Auren Energia, Instituto Votorantim, Itaú Educação e Trabalho e o Governo do Estado de Pernambuco, que juntos projetaram modelos de atividades de interação entre o mundo do trabalho e a escola.

Com o reconhecimento nacional, um dos maiores ganhos é a oportunidade desse modelo ser replicado em outras redes de ensino no país (públicas e privadas), adaptando os módulos conforme as características de cada local, levando qualidade e compartilhando conhecimento para todo o Brasil.

Hoje, o estado de Pernambuco possui 50 Escolas Técnicas Estaduais (ETEs), sendo o município de Araripina pioneiro na região do semiárido ao implantar o curso Profissionalizante de Sistemas de Energia Renovável em 2019. A iniciativa é resultado de um levantamento elaborado pela Auren Energia que identificou as potencialidades e demandas do mercado para o segmento de energia na macrorregião. O objetivo da companhia é contribuir para evidenciar uma das vocações da região Nordeste: a geração de energia renovável.

Totalmente alinhado às recomendações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para fomentar a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil, o curso se destaca por ser moderno e atento às oportunidades sustentáveis atuais, o que chamou a atenção do agrônomo Miquéias Almeida, que enxergou no tema Energia Renovável a possibilidade de atuar com sustentabilidade. “Quando surgiu o curso não pensei duas vezes. Não olhei apenas para o mercado que está em alta, mas para o setor sustentável, área na qual sempre me dediquei”, relata.

Segundo o estudante, o aprendizado tem sido produtivo, com professores que atuam no setor, mas é a experiência prática que tem aberto a sua visão de como o segmento funciona. “É uma forma de ensino bastante dinâmica, o que nos aproxima com o que iremos vivenciar após a conclusão do curso”, conclui Miqueias.

Além da construção de um currículo de referência, por meio da parceria com a Auren Energia e das outras empresas do setor que apoiaram o desenvolvimento do curso, a escola técnica também ganhou espaços modernos e preparados para a prática profissional. Foram instalados por meio das doações de empresas parceiras da ETE, os Laboratórios de Eletrônica e o de Mecânica, que foram equipados com protótipos de turbina eólica e células fotovoltaicas para geração de energia solar, oferecendo mais qualidade para o desenvolvimento dos alunos do curso.

Atualmente, quatro turmas de 45 alunos estão matriculadas, sendo duas de primeiro ano e duas do segundo ano do ensino médio integrado no curso técnico. Com isso cria-se um impacto positivo no ambiente socioeconômico do sertão. A estudante Camila Rodrigues irá se formar no final desse semestre. Para ela é uma grande vantagem a escola fornecer o ensino teórico e já conseguir colocar o aluno no mercado de trabalho. “Indico e parabenizo essa escola que organiza eventos com instituições parceiras que ajudam bastante na nossa formação. Esses dias tivemos uma visita técnica na Auren Energia, no complexo eólico Ventos do Piauí I, localizado em Curral Novo, no Piauí, e ficamos ainda mais encantados com o setor”, comenta Camila.

O currículo foi elaborado visando desenvolver competências gerais exigidas no mercado de trabalho, como capacidade de resolver problemas, iniciativa, criatividade, raciocínio lógico e flexibilidade. Outra preocupação foi criar um currículo abrangente, que abordasse além de energia eólica e solar, já bastante consolidada na região, outras fontes, como hidroelétrica e biomassa, por exemplo, ampliando o campo de atuação e empregabilidade desses profissionais. Entre as disciplinas oferecidas pela profissionalização, estão: Eletricidade Básica, Fundamentos de Energia Solar e Eólica, Eletrônica Básica, Energia Solar Térmica, Energia Hidráulica e Biomassa, entre outros.

Esses cursos oferecem uma certificação profissional de qualidade aos jovens da região, aumentando as chances de inserção no mundo do trabalho de forma digna. Além disso, o Ensino Técnico possibilita a inclusão em serviços mais especializados, como a área de tecnologia.

Hoje, no país, apenas 21% dos brasileiros possuem Ensino Superior Completo e 9% dos formandos do Ensino Médio recebem formação profissional. Para o gerente de Operação e Manutenção do complexo eólico da Auren Energia, Henrique de Proença Barbosa, os estudantes do ETE Pedro Muniz Falcão têm quebrado barreiras e construindo novas possibilidades de futuro. “É muito bonito ver o desenvolvimento e alcance do curso de Energia Renovável. Hoje, os jovens da região não precisam buscar emprego fora, pois Araripina agora conta com profissionais qualificados para atender o setor energético que só cresce. Significa muito para o município e para o Nordeste”, diz.

Fonte: Sertão Central

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Notícias do Sertão

A Câmara Municipal de Serrita, em Pernambuco, anunciou a contratação da empresa Instituto Consulplam Consultoria Público-Privada para a realização de um concurso público

Publicado

em

A Câmara Municipal de Serrita, em Pernambuco, anunciou a contratação da empresa Instituto Consulplam Consultoria Público-Privada para a realização de um concurso público. A iniciativa visa preencher vagas e formar um cadastro de reserva para diversos cargos do quadro permanente da instituição.

A decisão de contratar a empresa foi tomada após uma determinação do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE). Em uma auditoria realizada no município de Serrita referente ao exercício financeiro de 2020, o TCE identificou a ausência de servidores efetivos no quadro de pessoal do Poder Legislativo. Por isso, recomendou a realização de um estudo das necessidades de pessoal da Câmara para avaliar a necessidade de concurso público.

De acordo com dados fornecidos pelo TCE, a Câmara Municipal de Serrita atualmente não possui servidores efetivos. O concurso público é essencial para garantir o adequado funcionamento e atendimento às demandas da comunidade.

Com a contratação da empresa especializada, espera-se que o concurso público seja conduzido de forma transparente e eficiente, selecionando profissionais qualificados para o serviço público em Serrita. A expectativa é de que a iniciativa traga benefícios tanto para a Câmara quanto para a população local.

O edital do concurso público da Câmara Municipal de Serrita – PE deve ser publicado em breve, com todas as informações sobre as vagas, requisitos, salários e benefícios oferecidos.

 

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Notícias do Sertão

Após CREA-PE pedir impugnação do edital, Prefeitura de Salgueiro ajusta salários de engenheiros

Publicado

em

A Prefeitura de Salgueiro alterou o edital do Concurso Público em resposta a uma solicitação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) no que diz respeito aos salários dos engenheiros civis e agrônomos que concorrerão às vagas disponíveis no certame municipal.

O Crea-PE havia solicitado a impugnação dos editais do concurso, argumentando que os salários propostos para os cargos de engenheiro civil e agrônomo não estavam em conformidade com a Lei 4.950-A/66, que estipula o salário mínimo profissional para essas categorias.

Segundo a Lei 4.950-A/66 e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) na ADPF 171/MA, o salário mínimo profissional para engenheiros deve ser de R$ 7.272,00 para uma carga horária de 30 horas semanais. No entanto, os editais originais da Prefeitura de Salgueiro estabeleciam uma remuneração inferior a esse valor para os engenheiros.

Após revisão dos argumentos apresentados pelo Crea-PE, a Prefeitura de Salgueiro decidiu ajustar os salários dos engenheiros, elevando-os para R$ 7.272,00, em conformidade com a legislação vigente.

Fonte:pautadehoje

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Notícias do Sertão

Primeira pesquisa do Instituto Opinião em Belém do São Francisco

Publicado

em

Na primeira pesquisa do Instituto Opinião em Belém do São Francisco, a 480 km do Recife, em parceria com este blog, o cenário é de empate técnico entre o prefeito Gustavo Caribé (MDB), que tenta a reeleição, e o empresário Calby Cruz (Republicanos), único pré-candidato da oposição. Se as eleições fossem hoje, Caribé teria 36,3% das intenções de voto e Cruz 35,1%, uma diferença numérica de apenas um ponto percentual.

Brancos e nulos somam 7,1% e indecisos estão na casa dos 21,5%. Já na espontânea, modelo pelo qual o entrevistado é forçado a lembrar o nome da sua preferência sem o auxílio do disco contendo todos os nomes, o prefeito lidera com 28,6% e Cruz aparece com 15,7%. Neste cenário, brancos e nulos somam 5,7% e indecisos sobem para 49,7%. No quesito rejeição, Caribé lidera. Entre os entrevistados, 36% disseram que não votariam nele de jeito nenhum, enquanto esse percentual de Calby chega a 18,9%.

O instituto mediu o grau de segurança do voto do eleitor e, neste item, o prefeito aparece com maior universo de eleitores convictos do seu voto do que Calby Cruz. Entre os que votariam com certeza, hoje, em Caribé, o percentual é de 27,7% e o de Calby, 22%. Já entre os que afirmam que poderiam votar, mais uma vez os pré-candidatos aparecem empatados, com 29,7% para Cruz e 29,1% Para Gustavo

A pesquisa foi a campo entre os dias 26 e 27 de abril, sendo aplicados 350 questionários. O intervalo de confiança estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. A pesquisa está registrada sob o protocolo PE-03803-2024.

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!