Conecte-se Conosco

Destaque

Barata, vacina de febre amarela tem estoques no limite.

Publicado

em

 

Busca pela imunização provocou filas que se estenderam pelas madrugadas em São Paulo.

Voltada principalmente a países da África e da América do Sul, a vacina contra a febre amarela enfrenta obstáculos que ameaçam seus estoques. Entre eles, estão o complexo processo de produção, que utiliza de ovo de galinha a maquinário moderno, e o reduzido número de fabricantes, desencorajados pelo baixo preço final.

A busca pela imunização provocou na última semana filas que se estenderam pelas madrugadas em São Paulo. Desde janeiro de 2017, o Estado registrou 81 casos da doença, com 36 mortes.

Houve ainda ao menos três óbitos associados a efeitos adversos graves da imunização. Embora muito raros (a frequência é de um para um milhão), eles existem e, por isso, especialistas recomendam atenção aos grupos com contraindicações.Embora considerada segura e de alta eficácia, a vacina contra a febre amarela tem só quatro produtores certificados pela OMS (Organização Mundial da Saúde). O maior, Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), fica no Rio de Janeiro, e faz a imunização desde 1937.

Vinculado à Fiocruz, deve produzir até 48,3 milhões de doses neste ano, todas para a rede pública de saúde a um preço unitário de R$ 3,50.

Aos outros três fabricantes – Sanofi Pasteur, na França, Institut Pasteur, no Senegal, e Centro Federal Chumakov, na Rússia -, cabe o abastecimento da rede privada e de todo o resto do planeta, inclusive áreas endêmicas na África.

Ao todo, a produção mundial estimada para este ano é de 105 a 132 milhões de doses. Estudo publicado em agosto do ano passado no periódico médico “The Lancet” estima em 393 milhões a 472 milhões o número de pessoas que precisam ser vacinadas em áreas com circulação do vírus.

A escassez de vacinas na África levou a uma situação limite em 2016, quando um surto atingiu a capital de Angola, a República Democrática do Congo e o Quênia.

“Tivemos sorte”, escreveu no “New York Times” Seth Berkley, diretor da organização internacional Gavi, que apoia o estoque global de vacinas da OMS. “O fabricante brasileiro disponibilizou 2,5 milhões de doses da vacina, e o surto foi contido.”

Para atingir uma escala maior, a entidade optou pelo fracionamento da vacina, o que possibilitou que cada dose pudesse ser usada por cinco pessoas. A contrapartida é a incerteza sobre o tempo de imunização: hoje, o que se sabe é que a dose fracionada vale por oito anos. Mais estudos serão feitos para avaliar se esse período é maior.

Meses depois de ajudar a abastecer o estoque internacional de vacinas, em 2017 o Brasil teve que recorrer a ele em meio ao maior surto da doença já registrado desde o início da série histórica. Foram 779 casos de julho de 2016 a junho de 2017, principalmente em Minas Gerais.

No início deste ano, com as mortes pela doença nas proximidades da capital paulista, o Ministério da Saúde teve que adotar o fracionamento para bloquear o avanço do vírus em 76 cidades dos Estados de São Paulo, Rio e Bahia. Bio-Manguinhos suspendeu todas as exportações e tenta antecipar a produção da vacina contra a febre amarela.

Não é um processo simples. Primeiro, porque, para aumentar o número de doses, seria preciso reduzir a fabricação de outras vacinas, como a tríplice viral. Em segundo lugar, porque o processo de produção é longo e complexo.

A PRODUÇÃO

A tecnologia foi desenvolvida nos anos 1930 e, em 1951, rendeu o prêmio Nobel ao sul-africano Max Theiler.

Tudo começa com ovos de galinha produzidos sem patógenos -agentes causadores de doenças. No caso de Bio-Manguinhos, eles vêm de um produtor no Triângulo Mineiro. “Para produzir esse tipo de ovo, é necessário ter instalações especiais, certificadas e com todos os testes de controle de qualidade”, explica Akira Homma, assessor científico sênior do instituto.

Cada ovo é inoculado com uma cepa atenuada do vírus da febre amarela e rende até 200 doses. Com todos os insumos à disposição, a vacina leva ao menos 60 dias para ficar pronta. As etapas finais envolvem grandes maquinários, que precisam de limpeza e desinfecção cuidadosos.

“Por requerer alto investimento em instalações, equipamentos, procedimentos, recursos humanos altamente qualificados, o custo de produção é alto, e o preço é um dos mais baixos entre as vacinas existentes”, diz Homma.

Já o mercado está centrado na África e América do Sul. Nos países desenvolvidos a vacina é usada só por quem vai viajar para áreas afetadas. Portanto, “o retorno financeiro é baixo e o risco é alto”, define o assessor.

“Vivemos um problema de produção também de BCG [contra a tuberculose], que pouco interessa a outros investidores de fora”, diz Isabela Ballalai, da Sociedade Brasileira de Imunizações. Também nessa imunização o Brasil é autossuficiente. “Estamos muito bem [na produção de vacinas] quando comparados a outros países não ricos.”

Diretor do Instituto Evandro Chagas e especialista em febre amarela, Pedro Vasconcelos defende que se estude novas tecnologias para produzir a vacina da febre amarela. “Chegou a hora de pensar em uma nova abordagem tão ou mais segura que possa ampliar a nossa produção no mesmo espaço”, diz.Atualmente, Bio-Manguinhos pesquisa a produção de doses com o vírus inativado ou feitas a partir de folhas de tabaco, em vez de ovos. Os estudos, porém, ainda estão em estágio inicial. Com informações da Folhapress.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9200-1776.

Destaque

Colisão na Avenida Boa Viagem: cachorro resgatado após acidente segue na UTI, mas se recupera bem

No final da tarde desta terça (23), a Clínica Pet Dream, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul da cidade, emitiu um boletim clínico atualizando sobre o estado de saúde do pet.

Publicado

em

O cão Spike, o único sobrevivente do acidente de trânsito na Avenida Boa Viagem, no bairro do Pina, que deixou seis pessoas mortas, segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), de uma clínica veterinária, no Recife. 
No final da tarde desta terça (23), a Clínica Pet Dream, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul da cidade,  emitiu um boletim clínico atualizado sobre o estado de saúde do pet. 
Segundo a unidade de saúde animal, Spike se recupera bem da “cirurgia de alta complexidade” à qual precisou ser submetido na segunda (22), horas após a colisão do automóvel Ônix com uma árvore, que vitimou seis jovens, inclusive a ex-tutora do pet, Raquel Chaves Fernandes da Silva, de 21 anos. 
Segundo a clínica veterinária, a equipe médica que está tratando o pet classificou que o cão “continua nos surpreendendo com a sua evolução” e que “a recuperação pós-cirúrgica segue evoluindo muito bem, com o pet já conseguindo se alimentar e demonstrando força para tentar se levantar do leito”, declarou a Pet Dream, por meio de um comunicado emitido nas redes sociais da clínica veterinária. 
Ainda segundo a unidade médica,  muitas pessoas demonstraram interesse em visitar o cão no leito da UTI da clínica, contudo, a direção da Pet Dream salientou em nota que, “diante de um caso tão especial, compreendemos que todos gostariam de ver nosso amigo de perto, mas, neste momento, Spike/Milagre continua internado na UTI e, por isso, só pode receber visitas de seus responsáveis”. 
Vaquinha
Na manhã desta terça (23), a vaquinha online aberta para ajudar nos custos da cirurgia de Spike, bateu a meta de R$ 15 mil e foi encerrada. 
O pet foi resgatado pela jornalista Taciana Góes e pela servidora pública Cecília Carvalho.
“Ele está evoluindo muito, não tem previsão ainda da nova cirurgia”, declarou Taciana Góes. 
O anúncio do encerramento da Vaquinha foi feito por meio das redes sociais e, segundo Cecília, o valor arrecadado é suficiente para pagar duas cirurgias que o animal precisa fazer. 
De acordo com ela, o valor extra será doado para outros pets.
Caso a gente precise, daqui para frente, a gente vai reabrir a vaquinha. E, se por acaso, sobrar algum dinheiro, a gente vai destinar à causa animal ou a outras cirurgias. Mas, por enquanto, a gente vai garantir que Spike tenha uma boa recuperação. Ele vai precisar de tratamentos depois [da cirurgia]”, informou Cecília em um vídeo compartilhado nas redes sociais.
A colisão
A colisão entre o carro e a árvore aconteceu nesta segunda-feira (22) por volta das 4h na Avenida Boa Viagem, no Pina, Zona Sul do Recife. No carro estavam seis pessoas e um cachorro. Cinco pessoas morreram no local e uma foi levada para o Hospital da Restauração (HR), mas não resistiu e morreu no mesmo dia.
As vítimas estariam perseguindo suspeitos de um assalto em um luau, minutos antes, na praia de Boa Viagem, também na Zona Sul. A informação sobre o assalto e perseguição foi repassada por familiares do mototaxista Arthur Felipe de Oliveira, de 20 anos, um dos jovens que morreu na batida.
Com o impacto da colisão, o motor do carro se desprendeu e ficou a 30 metros do local do sinistro.
Foto Instagram
Por Wilson Maranhão

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Grupo de Oração realiza o 2º CONFIAI em Serra Talhada

Publicado

em

O Grupo de Oração Jesus, eu confio em vós, da Renovação Carismática Católica (RCC), Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, realizará no próximo domingo, dia 28, o Confiai, um encontro por cura e libertação que acontecerá na quadra do Colégio Municipal Cônego Tôrres, das 8h às 17h, com o tema “A misericórdia do Senhor quer nos curar para sermos promotores da paz!”.

O Confiai é um encontro que surgiu do coração de Deus através de muita oração e escuta. É alusivo ao aniversário do Grupo de Oração Jesus, eu confio em vós, primeiro grupo de oração da RCC em Serra Talhada (1992) e é uma oportunidade de renovação da fé, fortalecimento dos nossos laços em comunidade e busca pela cura e libertação que tanto precisamos em nossas vidas.

Na oportunidade, teremos a honra de receber pessoas iluminadas que nos guiarão em momentos de profunda espiritualidade: Wellington Carvalho – Presidente do Conselho Estadual da RCCPE; Padre Edilberto – Nosso Pároco – Paróquia de Nossa Senhora do Rosário; Padre Fábio de Abreu – Pároco da Paróquia de Santo Onofre, Junco do Seridó/PB e Lila – Coordenadora do Grupo de Oração Ágape, São José do Egito/PE.

Ao longo do dia teremos louvor, animação, pregação, adoração e celebração da Santa Missa. Além disso, terá o Confiai Kids, encontro para crianças de 4 a 14 anos. O encontro será aberto ao público, com entrada gratuita e, para quem desejar almoçar no local, as marmitas estão sendo reservadas até o dia 26 (sexta-feira) através dos contatos abaixo mencionados pelo valor de R$ 15,00.

Traga sua família, amigos, e todos que você ama para vivermos juntos esse dia de bênçãos e graças.

Estamos contando com a presença de todos vocês para que juntos possamos celebrar e exaltar a nossa fé. Que Deus abençoe a todos e nos permita viver esse momento especial com muita alegria e paz!

Jesus, eu confio em vós!

Informações e reserva de marmitas:

Cícero: (87) 99905-1831

Wanderson (87) 98803-4080

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Fabinho anuncia que governadora entregará mais de 600 escrituras públicas a moradores do bairro Cohab em Salgueiro

Publicado

em

Em entrevista ao comunicador Ednaldo Barros, na Salgueiro FM, nesta terça-feira (23), o pré-candidato a prefeito de Salgueiro pelo PRD, Fabinho Lisandro, anunciou importantes investimentos do Governo do Estado no município.

O líder da oposição informou que a governadora Raquel Lyra fará a entrega de 650 escrituras públicas no bairro Cohab nessa quarta-feira, 24, em solenidade na Escola Estadual Maurina Rodrigues, a partir das 16h. “Será a maior entrega do Programa Morar Bem”, disse o pré-candidato.

A distribuição das escrituras públicas faz parte da modalidade de regularização fundiária do programa, concedendo às famílias o título de propriedade de suas casas. Esse era um antigo anseio de muitos moradores do bairro Cohab.

Reforma do aeroporto

Na ocasião, Fabinho também informou que em sua passagem por Salgueiro nesta quarta, a governadora ainda assinará ordem de serviço para investimento de R$ 8 milhões na reforma do aeroporto do município, numa parceria com o Governo Federal, através do Ministério dos Portos e Aeroportos. Esta semana o titular da pasta, Silvio Costa Filho, declarou apoio ao empresário, que tem como pré-candidato a vice o vereador Emmanuel Sampaio.

Por Chico Gomes

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!