Estava previsto para manhã desta 2ª feira (26) uma sessão extraordinária na Câmara Municipal de São José do Belmonte-PE, onde seria votado vinte e três Projetos de Lei (PL 010/2017 ao PL 032/2017) onde seria concedidos títulos de cidadãos, em sessão solene que também iria acontecer logo após a sessão extraordinária, por ocasião do aniversário do município que completa hoje (26) 124 anos de emancipação política.
A reunião estava marcada para ocorrer às 08:00 h da manhã, porém, dos 13 vereadores que compõem o poder legislativo, apenas 5 compareceram (situação). Os vereadores da oposição se reuniram e decidiram boicotar a sessão. Dos 8 vereadores que faltam, apenas um deles (ERIK DINIZ) justificou sua falta, dentre esses está também um vereador da situação (PABLO DE LAERTE) o que também não justificou sua presença.
Entenda o caso:
Na última 2ª feira (19) houve uma sessão ordinária na Câmara de vereadores, quando foi colocado em votação os PLs para conceder os títulos de cidadãos, contudo, alguns vereadores como Zé Lucas e Júnior de Erles, só ficaram sabendo que iria haver essa votação no dia da sessão plenária, e mais, o vereador Zé Lucas, teve que apresentar os nomes dos seus indicados a receberem o título, no momento que estava acontecendo a reunião. Insatisfeito em relação a como vêm conduzindo os trabalhos na câmara de vereadores pelo presidente o vereador kayson Pires, o vereador Zé Lucas, pediu vista aos Projetos de Lei (PL), obrigando o presidente Kayson a adiar a votação dos mesmo, os quais ficariam para a manhã desta 2ª feira (26).
Os vereadores que fazem oposição ao atual governo, agora são maioria na câmara e estão dificultando os trabalhos da mesa diretora. Mas se a polêmica fosse só essa, ou seja, o prazo hábil para apresentação dos indicados, ficaria fácil resolver. Vereadores como Zé Lucas e Júnior de Erles, fazem outros questionamentos, de atos cometidos pelo presidente daquela casa legislativa, os mesmo, falam em contratação de aluguel de uma SW4, alugada por um valor de aproximadamente R$ 6.900,00 (seis mil e novecentos reais), que mesmo seja legal e até com valor abaixo do praticado no mercado, o qual esse Blog, apurou junto as empresas de aluguel de veículos, Localiza, Nacional e RentCar, que a média do aluguel de um veículo desse, ficaria superior a R$ 7.500,00 (sete mil e quinhentos reais), o que os vereadores questionam não é apenas o VALOR, mas a necessidade deste veículo a este preço, pois, segundo os vereadores, poderia ser locado um o outro carro com um valor, muito menor e que atenderia as necessidades da câmara de vereadores.
Em suas palavras o presidente Kayson disse que “poderiam não ter nenhum cidadão presente na sessão, mas os vereadores não poderia deixar de estar lá, e que a falta deles gera uma dúvida, será que é por que a sessão extraordinária não é remunerada? E essa dúvida quem vai me tirar são eles na próxima sessão”.
O vereador Kayson responsabilizou o vereador Zé Lucas, pelo ocorrido, se referindo em haver aquela sessão extraordinária, pois, tendo em vista que na sessão passada o vereador Zé Lucas pediu vista dos PLs e o vereador Kayson, por motivo regimental se viu obrigado a conceder, o qual o fez, dando vista não apenas para o vereador solicitante, mas para todos os vereadores daquela casa legislativa, caso isto não tivesse ocorrido, o que para o vereador Kayson era uma coisa tão simples de se resolver, e isto aconteceu segundo o vereador Kayson com a única intensão de atrapalhar e tosar a entrega dos títulos de cidadãos e isto mostra uma falta respeito por parte dos vereadores da oposição com a sociedade.
Ainda segundo Kayson, sem dizer o significado o mesmo disse que: “O espetáculo e a espetaculização, acaba hoje, que existem vereadores que vão aquele plenário para fazer algazarra e brincar com o que é público e com o que é da sociedade, e isto, eu não aceito. afirmou Kayson
Uma outra denúncia e esta mais grave, feita pelos vereadores Zé Lucas e Júnior de Erles, seria que o presidente e vereador Kayson, estaria concedendo diárias, para alguns vereadores, inclusive ele (Kayson) e não estaria comparecendo aos eventos, neste caso se referindo a um congresso que aconteceu no final de semana passado. Segundo Zé Lucas, apenas o vereador Evandro Gonçalves esteve no congresso, vereadores que deveriam está viajando e em consequencia estarem fora do município, foi visto na cidade, Zé Lucas estaria se referindo ao vereador Arnaldo de Zé de Bia e também disse que o próprio vereador Kayson, estava em outra cidade que não onde estaria ocorrendo o congresso.
Voltando a sessão plenária desta manhã (26), cinco cidadãos, que foram indicados pelos vereadores faltosos, comparecem a câmara, onde seriam homenageados, sendo: Um do vereador Júnior de Erles,três do vereador Paulo Pereira e um do vereador Pablo de Laerte. O Blog do Silva Lima, conversou com um desses cidadãos e o mesmo no relator que foi “frustante e uma falta de respeito e consideração com a pessoa dele”.
O vice-presidente da casa vereador Nenga de Stomberg, também fez uso da palavra para expressar sua indignação pela ausência dos seus pares, o secretário de Cultura, que também é filho do vice -presidente Jackson Berg, uso da palavra com secretário para dá alguns aviso e falou segundo ele, como cidadão, o qual repudiou a atitude dos parlamentares faltoso.
Assista o vídeo da sessão, do pronunciamento do vereador Nenga e do secretário de cultura Jackson e ouça os áudios, da entrevista dada pelos vereadores Zé Lucas e Júnior de Erles para o Blog do Silva Lima.
Errata
Atualizada às 06:29 h do dia 27 de junho de 2017 :
O Blog retira a foto onde estava os vereadores Evandro, Pablo, Nenga e Cicinho, datada de 22 junho de 2017, abstraída do Facebook de José de Andrade, por não condizer com a verdade, em relação a citação da mesma em entrevista. Segundo apuramos a mesma não é do congresso a qual estamos nos referindo no final de semana passado. Pedimos desculpas aqueles eleitores que leram a reportagem a foto exposta.
Vídeo Sessão Extraordinária do dia 26 de junho de 2017.
Áudio da entrevista que o Vereador Zé Lucas, concedeu ao Blog do Silva Lima, na manhã desta 2ª feira (26)
Áudio da entrevista que o Vereador Júnior de Erles, concedeu ao Blog do Silva Lima, na manhã desta 2ª feira (26)
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9200-1776.
Um vaqueiro de nome Walmir Calaça, conhecido popularmente como “Chapada”, foi baleado na noite desse sábado, 29, no Centro de Floresta-PE.
De acordo com o Blog do Elvis, Walmir chegou a ser socorrido por populares para o Hospital Coronel Álvaro Ferraz, mas não resistiu aos ferimentos. A Polícia Civil abriu inquérito para investigar o homicídio.
Walmir era bastante conhecido em Floresta e região e foi tema de uma reportagem do portal UOL no ano passado por sua história de coragem e resistência. A matéria destacou que, mesmo heterossexual, ele carregou a LGBTQIAPN+ na Missa do Vaqueiro de Serrita de 2023.
Por Alvinho Patriota
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
A cidade de Salgueiro ficou em estado de luto após a repentina morte de Vanessa Parente, irmã do vereador Leo Parente.
A notícia, que pegou a todos de surpresa, gerou uma onda de condolências e homenagens nas redes sociais.
O prefeito eleito, Fabinho Lisandro, manifestou seu pesar pelo falecimento de Vanessa, ressaltando seu caráter exemplar e a marca que deixou na vida de muitos. “Com imensa tristeza, fomos surpreendidos pela partida de Vanessa. Neste momento tão doloroso, rogamos a Deus que conforte o coração de seus familiares e amigos, trazendo força e paz para enfrentar essa perda inesperada”, declarou o prefeito em suas redes sociais.
A dor da perda ressoa não apenas entre amigos e familiares, mas por toda a cidade de Salgueiro, que reconhece o impacto positivo de Vanessa em suas vidas. O sentimento de solidariedade é palpável, e muitos se unem em preces, desejando consolo e paz à família Parente nesse momento difícil.
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
Neste sábado, 30 de novembro, o Sítio Campinhos, na zona rural de Salgueiro, foi palco do segundo atendimento do Projeto Ana e Maria, idealizado pelo médico psiquiatra Silvio Romero e pela ginecologista Giannine Carvalho.
A ação visa oferecer assistência médica à população local e, nesta edição, contou com a adesão de profissionais de diversas especialidades.
Mais de 30 pessoas foram atendidas nas áreas de clínica médica, psiquiatria, pediatria e odontologia, promovendo um importante acesso à saúde em uma região carente de recursos.
A iniciativa tem mobilizado a comunidade e despertado o interesse de outros especialistas, fortalecendo a rede de apoio à saúde no município.
O sucesso do evento demonstra a relevância e a necessidade de iniciativas que promovem a saúde em áreas rurais, continuando a missão de cuidado e atendimento humanizado da equipe do projeto Ana e Maria à população de Salgueiro.
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.