Conecte-se Conosco

Destaque

Chefe de clã elege 5 prefeitos da mesma família em AL

Publicado

em

4da423ccf9

CORURIPE (AL) – As eleições municipais deste ano ratificaram em Alagoas o poderio do grupo Beltrão, de maior ascensão política no Estado, liderado com mãos de ferro pelo deputado estadual licenciado João Beltrão (PSD), pai do ministro do Turismo, Marx Beltrão, recentemente nomeado pelo presidente Michel Temer (PMDB). Com atuação no litoral sul alagoano, o velho cacique, mesmo internado num hospital com problemas decorrentes pelo descontrole do diabetes, elegeu cinco prefeitos da sua família, entre os quais a filha Jeannyne Beltrão, de apenas 32 anos, em Jequiá da Praia, a 78 km de Maceió.

Em Coruripe, a 91 km da capital, município onde começou a vida pública e governou por três vezes, elegendo depois o filho Marx em duas eleições seguidas, João Beltrão impôs a maior derrota ao grupo adversário entre todos os redutos da sua base: elegeu o irmão Joaquim Beltrão com quase 70% dos votos válidos, obtendo 19.710 votos, enquanto os adversários Zé Enéas, do PPS, e Edinho de Hélio, do PP, tiveram, respectivamente, 5.822 votos (20,60%) 2.732 votos (9,67%). Por tabela, ainda elegeu o vereador Guto Beltrão, do PDT. 

Coruripe é a galinha dos ovos dourados da família. Distante apenas 85 km da capital, o município, que o velho cacique governou por três mandatos, é base petrolífera da Petrobras, gera royalties que engordam os cofres municipais e tem uma população em torno de 55 mil habitantes. Visitada por turistas do mundo inteiro, um dos seus símbolos é o Farol do Pontal, construído em 1948 como centro de sinalização náutica. Está presente no logotipo da Prefeitura, no brasão do time de futebol e, desde 2006, no brasão da cidade.

“Quem deu o pontapé do desenvolvimento de Cururipe foi o deputado João Beltrão quando prefeito e seu filho Marx imprimiu uma grande marca de gestor como prefeito”, orgulha-se o presidente da Câmara, Mesaque Padilha (PMDB), segundo mais votado, com 1.282 votos. Mas na passagem pelo poder municipal, Marx passou a responder processo pela acusação de fraudar a comprovação de quitação previdenciária ao Ministério da Previdência para tirar o município da inadimplência e assim receber transferências voluntárias e financiamentos de instituições federais. 

A fama de grupo poderoso e influente está na boca do povo. “Os Beltrão são boca quente”, diz Zenilda Alves dos Santos, vendedora ambulante, que se vira para tirar o sustento da família vendendo pastel, castanha e outros quitutes na beira de um canal na entrada da cidade. Ela votou no prefeito Joaquim Beltrão, irmão de João, líder do grupo. “Os que entraram na disputa contra o prefeito já sabiam de antemão que sofreriam uma grande derrota”, afirmou, referindo-se à surra imposta à oposição. O prefeito foi reeleito por 69,74% dos que foram às urnas. 

Em Penedo, maior colégio eleitoral da região, João reelegeu o sobrinho Marcius Beltrão, do PDT, por uma diferença de 517 votos ante Ivana Toledo, do PP, com quem polarizou. Dois outros candidatos que entraram na disputa, Dr. Raimundo, do PHS, e Zé Alves, do PTdoB), tiveram, juntos, 5.543 votos. Às margens do Rio São Francisco, Penedo é umas das mais belas e antigas cidades do Brasil. Além da beleza do rio, o que chama atenção em Penedo é seu Centro Histórico, que reúne 13 igrejas, 10 capelas e inúmeros sobrados.

Entre eles, destaca-se a Casa do Penedo, uma instituição que visa preservar a memória da região, o Memorial Raymundo Marinho e o Teatro Sete de Setembro, construções erguidas ao mesmo tempo em que o município foi fundado.O prefeito Marcius Beltrão, 46 anos, só não conseguiu eleger a maioria na Câmara de Vereadores, podendo, provavelmente, vir a conviver com um adversário no comando da Casa na sua segunda gestão.

Dos 15 parlamentares, apenas seis são do seu grupo. Mais votado, com 2.009 votos, o radialista João Lucas (PRTB) faz vigilante oposição ancorando o programa de maior audiência na rádio Grande Rio FM. “Não faço oposição radical”, diz o comunicador, para quem a força dos Beltrão se explica pelos serviços prestados e a estrutura do grupo. “O prefeito não fez uma boa gestão, mas o ministro Marx trouxe aqui o governador Renan Filho (PMDB), que em apenas 20 dias calçou e pavimentou muitas ruas, o que contribuiu para a reviravolta”, diz João Lucas.

Para o vereador Ernande Pinheiro (PR), quarto mais votado, com 1.036 votos, os Beltrão são o que ele classifica de “profissionais da política”. Embora eleito no campo da oposição para o seu primeiro mandato, o republicano já faz prognósticos  de que o ministro Marx Beltrão terá um lugar de destaque a ocupar na política alagoana. “A família quer ele como senador, mas o governador Renan Filho tem como meta reeleger o pai. Sendo assim, Marx acabará sendo vice na chapa de reeleição do governador em 2018”, prevê o parlamentar. 

Os tentáculos da família foram estendidos a outros municípios. Em 2012, o grupo só havia perdido em Piaçabuçu, que retomou nas eleições de 2 de outubro passado, elegendo Djalma Beltrão (PRB), primo do velho donatário do feudo e tio do ministro do Turismo. Com 49,57% dos votos válidos, Djalma derrotou a tucana Doutora Lúcia, atual vice-prefeita, apoiada pelo prefeito Dalmo Moreira (PSB), já reeleito, por uma frente de 656 votos, não tão elástica como se previa. “O grupo se perpetua no poder pelo poderio econômico, mas tive o prazer de impor uma derrota a eles na eleição passada”, afirmou Dalmo.

De nome e exploração indígena, Piaçabuçu, a 141 km de Maceió, forma um conjunto de nove ilhas de beleza sem igual, tendo  4 km de praias banhadas pelo rio São Francisco. Com ecossistema preservado, é um dos maiores polos pesqueiros da região, com destaque para camarão criado em cativeiro, sendo ainda  área de desova de tartarugas. No seu território as águas do Velho Chico desaguam no mar. Na rota do Descobrimento, a cidade foi visitada no ano de 1859 pelo imperador Dom Pedro II, que, inclusive, participou de festas religiosas antes de seguir viagem rumo à Bahia. 

Mais novo município criado em Alagoas, com 21 anos de emancipação, Jequiá da Praia, com 12 mil habitantes, é a parte do reduto eleitoral dos Beltrão que ainda tem praias selvagens. Sua natureza guarda ecossistemas diversificados. No povoado de Barra de Jequiá, por exemplo, pode-se assistir ao encontro da Lagoa de Jequiá com o oceano Atlântico ou os manguezais. Na povoação de Lagoa Azeda está uma lagoa que empresta seu nome à região, com águas vigorosas e que dificultam a prática de esportes náuticos.

As praias de Pituba e Jacarecica do Sul são praticamente selvagens, apresentando cenários ainda pouco explorados pelo homem. Ali, João Beltrão escolheu a filha Jeannyne (PRB) para entrar na disputa e, eleita, dar continuidade ao trabalho do prefeito Marcelo Beltrão, primo e sobrinho do pai-deputado. “Entrar na política foi uma decisão pessoal. Iniciei a vida pública aos 24 anos como secretária de Educação de Coruripe, em 2009”, diz Jeannyne, para a quem a eleição de cinco parentes próximos numa mesma região é o reconhecimento do trabalho prestado pelo grupo ao povo.

“Na campanha apresentamos a melhor proposta e por isso chegamos lá”, acrescenta. Segundo ela, o ministro e irmão Marx Beltrão pode ajudar muito à região. “Ele nos ajudará a alavancar os investimentos turísticos em Alagoas.  Somos privilegiados por nossas belezas naturais e, no cenário atual, contamos com contrapartida, não só no turismo, mas em todas as áreas que possamos angariar recursos”, afirmou.

Por fim, em Feliz Deserto, a 120 km de Maceió, a força de João Beltrão fez chegar ao poder a sua cunhada Rosiana Beltrão (PMDB) com 57% dos votos válidos – 1.625 votos. A partir de janeiro, ela passa a suceder o prefeito Maykon Beltrão, também filho de João. Geraldo Simões, do DEM, perdeu por uma diferença de 424 votos. Feliz Deserto é marcada por uma tragédia ocorrida em abril de 2005. A cidade foi castigada por um temporal que durou dois dias, alagando completamente toda a área central.

A chuva destruiu aproximadamente 300 casas de taipa, deixando desabrigados 1,5 mil pessoas. A Prefeitura, através de doações, conseguiu abrigar provisoriamente a população em diversos pontos da cidade. A reconstrução começou em dezembro de 2005 e, em julho de 2006, foram entregues 185 casas a população. 

Secretário de Administração do município, Gutemberg Breda diz que o monopólio da família na região se deve principalmente ao modelo de gestão. “Coruripe e Jequiá da Praia alcançaram a melhor nota no Ideb”, destaca ele, acrescentando que Feliz Deserto, apesar de ter elevado potencial turístico, não conseguiu ainda atrair investimentos hoteleiros. “O município vive dependente do FPM, em média R$ 380 mil, que dá apenas para cobrir os encargos e pagar pessoal”, afirmou, ressaltando que o objetivo da prefeita eleita é investir na infraestrutura para o turismo. “Aqui, as pessoas dependem da Prefeitura e de uma indústria de coco”, afirmou. 

Além da reeleição de Joaquim Beltrão (PMDB), em Coruripe, e Március Beltrão, em Penedo, e a eleição de Jeannyne Beltrão, Rosiana Beltrão e Djalma Beltrão, respectivamente, em Jequiá da Praia, Feliz Deserto e Piaçabuçu, o grupo Beltrão, agora capitaneado pelo ministro Marx, emplacou aliados de peso em cidades do interior, a exemplo de Júlio Cezar (PSB – Palmeira dos Índios), Rogério Teófilo (PSDB – Arapiraca), Padre Eraldo (PSD – Delmiro Gouveia) e Cacau (PSD – Marechal Deodoro). 

(Do Blog do Magno)

Destaque

Farmácia Drogasil faz propaganda enganosa

Publicado

em

A Rede Drogasil realiza propaganda no site que lesa direito do consumidor.

A Drogasil além de realizar a venda de medicamentos e produtos cosméticos, tem a opção de serviço saúde, serviço este, que inclui a realização de vacinação em algumas unidades.

Acontece que, a Drogasil não informa na venda e agendamento de vacinas o preço real do serviço, o que faz com que o consumidor chegue a farmácia e se depare com valores divergentes e informações que não foram anunciadas previamente em seu site e aplicativo.

A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço. A Drogasil não informando a quantidade de doses corretas do imunizante, bem como o devido preço, fere a legislação nacional.

Um exemplo disso, são as vacinas em valores aproximados a R$ 1.000,00 reais. O consumidor chega ao local e lá descobre que terá que tomar duas ou três doses, de igual valor.

Foi o que aconteceu com uma cliente da Rede na cidade de Recife, a consumidora comprou um serviço de saúde para se vacinar e chegando lá, descobriu que não era o valor cobrado no agendamento pelo aplicativo. Ao chegar na sala de vacinação, depois de ter pago o valor, descobre que precisa tomar mais duas doses, uma quantia de quase R$ 3.000,00. Segundo a consumidora que nos contatou, ela precisou solicitar o cancelamento da compra e o estorno do valor, pois não tinha como tomar as outras duas doses.  “A responsável pela aplicação da vacina foi verificar a informação duas vezes, tanto no sistema quanto com outro funcionário pois não sabia ao certo se era uma dose ou mais. Fiz a compra de um serviço para me vacinar e só na sala de vacinação que fiquei sabendo que para a imunização completa eu deveria tomar mais duas doses de R$ 930,00 cada. É um valor muito alto para não ter especificado no site, me senti totalmente lesada. Solicitei o meu reembolso mas espero o contato da Drogasil, pois foi uma falta de respeito”, afirma.

O amparo legal de proteção e do dever de informar permeia todo o Código do Consumidor, ratificando a importância da informação nas relações de consumo para o efetivo esclarecimento do consumidor a fim de que faça uma contratação consciente.

Art. 6º São direitos básicos do consumidor:

III – a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem; (Redação dada pela Lei no 12.741, de 2012) Vigência.

IV – A proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços;

Art. 31. A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.

O dever da informação é essencial para as boas práticas comerciais entre fornecedor e consumidor, ao qual se destaca o bem estar da social e pessoal, bem como a devida proteção do consumidor, tendo em vista a grade quantidade de produtos que estão em circulação diariamente.

Deixamos em aberto o espaço para a manifestação da Drogasil.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Concurso Nacional Edificado é adiado

Publicado

em

O governo federal decidiu nesta sexta-feira (03/05) adiar em todo o país a aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) por causa das fortes chuvas no Rio Grande do Sul. O certame, o maior a ser realizado no Brasil, estava marcado para domingo (05/05). Uma nova data ainda não foi anunciada.

Mais cedo, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, havia informado que o governo avaliava um possível adiamento das provas no Rio Grande do Sul. No estado, são 86 mil candidatos inscritos para fazerem a prova em dez cidades gaúchas.

O CPNU é o concurso com o maior número de candidatos já realizado no país. Em todo o Brasil, serão 3.665 locais de aplicação e 75.730 salas. Ao todo, 2,144 milhões de candidatos inscritos no processo seletivo disputarão 6.640 vagas oferecidas por 21 órgãos públicos federais. As informações são da Agência Brasil.

Foto: Freepik

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

“Maior catástrofe meteorológica da história do RS”, diz ministro

Publicado

em

Ao comentar os estragos causados por temporais que atingem o Rio Grande do Sul, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, disse, nesta sexta-feira (3), em Brasília, que o estado vive sua maior catástrofe meteorológica.

Ele lembrou um enchente histórica registrada no Rio Grande do Sul em 1941 e cravou: “Nunca vi nada parecido. Conheço bastante o nosso estado. Já enfrentei várias situações delicadas, dramáticas. Mas posso assegurar a vocês que nunca houve uma enchente como essa. Quem é gaúcho sempre ouviu falar na famosa enchente de 1941, histórica. Essa enchente que estamos enfrentando vai ultrapassar e muito o que aconteceu no nosso estado em 1941”, afirmou.

“Tivemos uma situação muito grave no estado em setembro do ano passado, mas, com certeza, esse fenômeno vai ultrapassar, em termos de gravidade – e muito. Continua chovendo. Há uma perspectiva de que essa chuva, em algumas regiões, permaneça até o próximo domingo. Neste momento, estamos com 141 pontos de rodovias interrompidas, entre rodovias estaduais e federais. Isso faz com que algumas cidades já estejam sem combustível. Máquinas da prefeitura que estavam trabalhando na limpeza e desobstrução não têm diesel. Há cidades com desabastecimento de água e alimentos. As ambulâncias não conseguem circular no estado e médicos plantonistas não conseguem chegar nas cidades,” acentuou  o ministro.

Ao participar de entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Pimenta avaliou que todo o foco do governo federal, neste momento, está voltado para o resgate de vítimas das enchentes e inundações.

“Temos ainda centenas de pessoas ilhadas. Agora pela manhã, tão logo amanheceu o dia, deslocamos praticamente todo o efetivo de helicópteros que nós temos para a região do Vale do Taquari. Vamos trabalhar com algo em torno de oito a nove helicópteros durante todo o dia”, revelou.

“Infelizmente, as condições climáticas dificultam muito o trabalho. Estamos falando daqueles helicópteros pesados, em que o salvamento é feito com o helicóptero no ar. As equipes têm que descer por corda, rapel, para buscar as pessoas que estão sobre telhados, em áreas alagadas, onde o helicóptero não pode pousar. Portanto, não é uma operação simples. Alguns desses helicópteros não têm capacidade de voar à noite. [Eles] precisam de visibilidade para isso, não pode estar chovendo, não pode ter neblina. Há regiões que têm rede de alta tensão e isso dificulta muito a operação por conta do risco de acidente.”

Números

Boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul – divulgado na manhã desta sexta-feira (3) – contabiliza 31 mortes em decorrência das chuvas que assolam o estado.

Há, ainda, 74 pessoas desaparecidas e 56 feridas. Ao todo, 235 municípios gaúchos, até o momento, foram afetados por temporais, totalizando 351.639 pessoas atingidas. Dessas, 17.087 estão desalojadas e 7.165 em abrigos.

Em entrevista na última quinta-feira (2), o governador Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, destacou que os números devem subir ao longo dos próximos dias. “Com a mais profunda dor no coração, eu sei dizer que será ainda mais que isso, porque não estamos conseguindo acessar determinadas localidades”, finalizou.

Fonte: Agência Brasil

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!