Usain Bolt, chegada Rio de Janeiro (Foto: AP Photo/Patrick Semansky)
Um dos principais astros dos Jogos Olímpicos, Usain Bolt está no Rio de Janeiro. O jamaicano desembarcou no Aeroporto Internacional do Galeão na noite desta quarta-feira, cerca de 1h30 depois de seu avião pousar. Recordista mundial, ele busca o tricampeonato olímpico nas provas dos 100m, 200m e revezamento 4x100m. Em sua chegada, uma grande correria no saguão. O velocista não parou para atender a imprensa, mas quando perguntado rapidamente se sonhou com novas conquistas olímpicas durante o voo, foi breve.
– Simplesmente não dormi – disse Bolt.
A expectativa pela chegada de Usain Bolt modificou o esquema de segurança montado para o desembarque dos demais atletas no Rio. Com uma presença maior de curiosos, a segurança foi reforçada tanto dentro quanto fora do aeroporto. E a espera foi longa. Ao contrário da maioria dos competidores que chegam para os Jogos, Bolt também não utilizou o ônibus da organização. Saiu do Galeão em um carro particular acompanhado de seguranças.
Usain Bolt deixou Londres na manhã desta quarta-feira. A chegada do multicampeão olímpico era cercada de mistérios. Na terça, o gerente da equipe de atletismo da Jamaica, Ludlow Watts, se negou a revelar o dia do desembarque do atleta. No entanto, nesta quarta, as integrantes da seleção de hóquei sobre a grama da Grã-Bretanha postaram uma foto nas redes sociais ao lado do jamaicano.
Usain Bolt chegada Rio de Janeiro (Foto: Bruno Giufrida)
Após uma lesão na coxa esquerda sofrida no começo do mês, nas seletivas da Jamaica, Usain Bolt provou que está recuperado no último fim de semana. Na etapa da Diamond League de Londres, na sexta, ele correu a prova dos 200m como forma de mostrar sua forma física e boa recuperação. Venceu com a marca de 19s80.
Bolt chegou separado da delegação de seu país. Na terça-feira, outros nomes da Jamaica haviam desembarcado no Rio. Um deles foi o ex-recordista mundial Asafa Powell. A concentração dos atletas do país nos Jogos está prevista para uma base da Marinha do Brasil.
AUSTRALIANO RELATA BOLT ”RELAXADO”
Horas antes do desembarque no Rio de Janeiro, Usain Bolt dividiu o voo com diversos fãs e o jornalista australiano Tom Steinfort, de 32 anos. O apresentador do Channel 1, que vive em Londres, de onde o jamaicano saiu para vir ao Brasil, contou que o atleta estava quieto e não muito disposto a conversar. Antes do avião decolar, ele postou uma foto com o corredor nas redes sociais.
– Ele estava muito relaxado e calmo, veio assistindo à televisão do avião. A equipe dele estava junto. Todo mundo no avião estava muito empolgado por estar perto dele, mas foi apenas uma casualidade. Ele não estava ali para conversa – explicou Steinfort.
Usain Bolt Rio avião (Foto: Reprodução/Instagram)
O jornalista, inclusive, encontrou Bolt no aeroporto de Londres, antes mesmo do embarque. Nem assim, o jamaicano quis conversar.
– Perguntei como estava sobre a viagem para os Jogos, e ele respondeu com os polegares para o alto. Não estava muito falante, mas não foi mal educado. Todos queriam fotos com ele. Ele foi educado e tirou fotos com todos.
(Do GE)