Conecte-se Conosco

Destaque

Cultura: Pássaros estranhos no céu assustam moradores de Belmonte. Será o fim dos tempos?

Publicado

em

003

No distante mês de maio de 1952 o silêncio da pacata Belmonte era quebrado com ruídos barulhentos que vinham do alto. Três grandes e muito esquisitos pássaros perturbaram a paz dos habitantes daquela tranqüila cidade. A curiosidade, o espanto, a admiração mesmo tomaram conta de todos. A população passou a se aglomerar em frente à igreja matriz. Liô dona do “Café Padre Cícero” começou a gritar em voz alta: “Valei-me meu Padim Ciço, é o fim do mundo! É o Juízo Final!”. Seu Cosme, um cego que pedia esmolas na cidade, quando ouviu o barulho das aeronaves gritou: “É o toque das sete trombetas do Apocalipse!”

O prestígio das lideranças políticas locais fez com que o Município vivesse uma nova era de importância naquela distante e quase esquecida região sertaneja. Através do vereador e comerciante José Rodrigues de Lima, o dr. Dalvino Santos, presidente do Banco Industrial de Pernambuco, chegava pelo céu a Belmonte para implantar representação de uma agência bancária no Município. Os “pássaros metálicos” deram várias voltas sobre a cidade e foram aterrissar no Campo de Aviação da Várzea.

A chegada dos aviões bimotores (teco-teco) causou o maior reboliço para o povo belmontense, que compareceu ansioso ofegante e em peso ao Campo de Aviação da Várzea. Na cidade, os foguetes pipocavam no ar, comemorando o grande acontecimento. Após o susto da “ameaça do fim do mundo” ter passado, grande parte da população, na verdade, não sabia ao certo o que era um avião, mas diante dos reclames do vigário, passou a encarar aquele espetáculo de outra maneira. Na Rua da Igreja, perímetro do Hotel de dona Antônia Moura, o povo se acotovelava diante daquele fato que provocou nos belmontenses um misto de admiração e espanto.

Bom, se provocou vaidade e orgulho em alguns, não é menos verdade que tenha causado pânico, aperreio e aflição para muitos outros. Passado o susto, afugentado o medo e muitas “garapas” depois, o falatório ganhou a boca do povo de uma ponta a outra da rua, e, como sempre nesses casos, as histórias não tardaram a aparecer.

Conta-se que no momento de desespero seu Zé Roseno, pastor da Igreja Batista começou a chamar seus fiéis para o templo: “Meus irmãos, arrependei-vos enquanto é tempo, que o fim do mundo está próximo! O rugido de Deus através de seu filho está ecoando aos quatro cantos do mundo. Oremos para que Jesus seja nosso advogado! Aleluia!”. E os crentes começaram a se concentrar ao redor do pastor: “Aleluia! Glória a Deus! Estamos vendo a glória de Deus! Obrigado Jesus…” E assim, todos os crentes passaram a convocar naquele instante à população para que aceitasse Jesus enquanto havia tempo!

Um soldado começou a dizer seus pecados em voz alta. Um deles é que tinha traído sua esposa na noite passada no cabaré de Fufú. A esposa por desespero o perdoou. Um velhinho de 70 anos que pedia esmolas, alquebrado pela doença, começou a correr de um lado para outro. Mais tarde ficou constatado que era paralítico não conseguia dar mais de três passos.

As beatas da Igreja de São José largaram tudo e foram para o templo católico rezar. Padre Jesus, mal acabava de celebrar a missa de primeira sexta, e já conhecedor de aeronaves, começou a falar para a população que se acalmasse, pois os aviões não iriam fazer mal a ninguém, e o mundo ainda tinha muito tempo de vida a cumprir. Todas as lavadeira que estavam no “rio” largaram tudo, até falar mal da vida alheia, e correram em disparada sem saber, ao certo, o que estava acontecendo. No caminho do cacimbão de dona Pergentina, ao barulho e zigue-zague daqueles bichos no ar, Maria Fubá e Ana Preta não conseguiram segurar as latas d’água na cabeça…

Luzia Camisinha, parteira, seguira com seu filho pequeno para o Poço do Bode com a lavagem dos porcos. No local, a “besta-fera” apareceu, rodopiando nas proximidades do chiqueiro, marcando carreira, batendo asas e voando. Apavorada com a cena, tremendo muito, com os cabelos em pé, Luzia Camisinha apertou seu filho nos braços e partiu em desabalada carreira para sua casa. Ao entrar na Rua de São José como um furacão, deparou com uma multidão que, espantada, olhava para ela conduzindo um bacorinho nos braços e não o seu filhinho, que havia ficado no chiqueiro dos porcos.

Por Valdir José Nogueira de Moura

Colunista de cultura do Blog do Silva Lima

Destaque

Câmara de Vereadores de Salgueiro conclui Comissão Especial de Inquérito sobre o Funpressal essa semana

Publicado

em

Depois de uma série de escutas para investigar atrasos nos repasses de órgãos da prefeitura ao Fundo de Previdência dos Servidores de Salgueiro (Funpressal), a Câmara de Vereadores se prepara para apresentar o relatório final da Comissão Especial de Inquérito (CEI) instituída para tratar do problema.

O colegiado composto pelos vereadores Professor Agaeudes (presidente), Léo Parente (relator), Flavinho Barros (membro), Bruno Marreca (membro) e Mariano (membro) está pronto para elaborar e divulgar as revelações do processo investigativo.

A CEI revelou altos débitos das secretarias de Saúde e Educação, que os tesoureiros que os tesoureiros das respectivas pastas prometeram quitar. O grupo de trabalho legislativo espera que haja mais transparência no futuro.

Por Alvinho Patriota

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Verdejante define três pré-candidatos à prefeitura: disputa eleitoral ganha forma

Publicado

em

O cenário político em Verdejante está ganhando forma à medida que três pré-candidatos se destacam para concorrer à prefeitura. A recente declaração de Xicao Tavares como pré-candidato a prefeito, junto com seu vice Rosilvado, trouxe uma nova dinâmica à corrida eleitoral. No entanto, o ex-prefeito Francisco Tavares, mais conhecido como “Carrapicho”, utilizou as redes sociais na última semana para afirmar sua candidatura, posicionando-se como opositor ao grupo do atual prefeito Haroldo Tavares.

Na última sexta-feira, foi a vez do ex-vice-prefeito de Haroldo, Wilson “Pizzas”, também anunciar através das redes sociais sua pré-candidatura à prefeitura. Ele declarou que fará oposição ao grupo de Haroldo, consolidando assim uma disputa acirrada pela liderança da cidade.

Tanto Wilson quanto Carrapicho prometeram anunciar seus vices e pré-candidatos a vereador nos próximos dias, intensificando ainda mais a expectativa e a movimentação política na região. Com três nomes de peso na disputa, a eleição em Verdejante promete ser uma das mais acirradas dos últimos tempos.

Por Sertão Central

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Associação reage à fala desastrosa do prefeito Luciano Bonfim

Publicado

em

A temperatura esquentou na relação entre o prefeito de Triunfo, Luciano Bonfim, e o Trade Turístico da cidade. Tudo por conta de um áudio ‘vazado’ do prefeito, que faz duras criticas a rede hoteleira, inclusive, com expressões chulas. (Leia matéria abaixo).

Nessa sexta-feira, a Associação Viva Triunfo, enviou nota à redação do Farolrebatendo declarações de Bonfim.

NOTA PÚBLICA

A Associação do Trade Turístico (representante de Hotéis e Pousadas de Triunfo) informa que entrou em contato com o secretário de Turismo da cidade de Triunfo, via whatsapp, na data 05/03/2024, para uma possível parceria no Festival de Queijos e Vinhos, oferecendo apoio para realização do evento, porém, infelizmente, o apoio foi recusado pelo secretário.

A Associação informa ainda que, apesar da recusa ao apoio por parte da Associação, o evento contou com colaboração de diversos hotéis e pousadas da cidade, inclusive com presença das logomarcas das empresas parceiras nos materiais de divulgação oficiais do evento.

De forma que sente-se na obrigação de utilizar direito de resposta em relação à informação veiculada em meios de comunicação de que não ofereceu apoio ao evento. Continuamos empenhados em promover o turismo local e estamos abertos a novas oportunidades e parcerias que beneficiem nossa comunidade.

Por Farol de Notícias

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!