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Cultura: Pássaros estranhos no céu assustam moradores de Belmonte. Será o fim dos tempos?

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No distante mês de maio de 1952 o silêncio da pacata Belmonte era quebrado com ruídos barulhentos que vinham do alto. Três grandes e muito esquisitos pássaros perturbaram a paz dos habitantes daquela tranqüila cidade. A curiosidade, o espanto, a admiração mesmo tomaram conta de todos. A população passou a se aglomerar em frente à igreja matriz. Liô dona do “Café Padre Cícero” começou a gritar em voz alta: “Valei-me meu Padim Ciço, é o fim do mundo! É o Juízo Final!”. Seu Cosme, um cego que pedia esmolas na cidade, quando ouviu o barulho das aeronaves gritou: “É o toque das sete trombetas do Apocalipse!”

O prestígio das lideranças políticas locais fez com que o Município vivesse uma nova era de importância naquela distante e quase esquecida região sertaneja. Através do vereador e comerciante José Rodrigues de Lima, o dr. Dalvino Santos, presidente do Banco Industrial de Pernambuco, chegava pelo céu a Belmonte para implantar representação de uma agência bancária no Município. Os “pássaros metálicos” deram várias voltas sobre a cidade e foram aterrissar no Campo de Aviação da Várzea.

A chegada dos aviões bimotores (teco-teco) causou o maior reboliço para o povo belmontense, que compareceu ansioso ofegante e em peso ao Campo de Aviação da Várzea. Na cidade, os foguetes pipocavam no ar, comemorando o grande acontecimento. Após o susto da “ameaça do fim do mundo” ter passado, grande parte da população, na verdade, não sabia ao certo o que era um avião, mas diante dos reclames do vigário, passou a encarar aquele espetáculo de outra maneira. Na Rua da Igreja, perímetro do Hotel de dona Antônia Moura, o povo se acotovelava diante daquele fato que provocou nos belmontenses um misto de admiração e espanto.

Bom, se provocou vaidade e orgulho em alguns, não é menos verdade que tenha causado pânico, aperreio e aflição para muitos outros. Passado o susto, afugentado o medo e muitas “garapas” depois, o falatório ganhou a boca do povo de uma ponta a outra da rua, e, como sempre nesses casos, as histórias não tardaram a aparecer.

Conta-se que no momento de desespero seu Zé Roseno, pastor da Igreja Batista começou a chamar seus fiéis para o templo: “Meus irmãos, arrependei-vos enquanto é tempo, que o fim do mundo está próximo! O rugido de Deus através de seu filho está ecoando aos quatro cantos do mundo. Oremos para que Jesus seja nosso advogado! Aleluia!”. E os crentes começaram a se concentrar ao redor do pastor: “Aleluia! Glória a Deus! Estamos vendo a glória de Deus! Obrigado Jesus…” E assim, todos os crentes passaram a convocar naquele instante à população para que aceitasse Jesus enquanto havia tempo!

Um soldado começou a dizer seus pecados em voz alta. Um deles é que tinha traído sua esposa na noite passada no cabaré de Fufú. A esposa por desespero o perdoou. Um velhinho de 70 anos que pedia esmolas, alquebrado pela doença, começou a correr de um lado para outro. Mais tarde ficou constatado que era paralítico não conseguia dar mais de três passos.

As beatas da Igreja de São José largaram tudo e foram para o templo católico rezar. Padre Jesus, mal acabava de celebrar a missa de primeira sexta, e já conhecedor de aeronaves, começou a falar para a população que se acalmasse, pois os aviões não iriam fazer mal a ninguém, e o mundo ainda tinha muito tempo de vida a cumprir. Todas as lavadeira que estavam no “rio” largaram tudo, até falar mal da vida alheia, e correram em disparada sem saber, ao certo, o que estava acontecendo. No caminho do cacimbão de dona Pergentina, ao barulho e zigue-zague daqueles bichos no ar, Maria Fubá e Ana Preta não conseguiram segurar as latas d’água na cabeça…

Luzia Camisinha, parteira, seguira com seu filho pequeno para o Poço do Bode com a lavagem dos porcos. No local, a “besta-fera” apareceu, rodopiando nas proximidades do chiqueiro, marcando carreira, batendo asas e voando. Apavorada com a cena, tremendo muito, com os cabelos em pé, Luzia Camisinha apertou seu filho nos braços e partiu em desabalada carreira para sua casa. Ao entrar na Rua de São José como um furacão, deparou com uma multidão que, espantada, olhava para ela conduzindo um bacorinho nos braços e não o seu filhinho, que havia ficado no chiqueiro dos porcos.

Por Valdir José Nogueira de Moura

Colunista de cultura do Blog do Silva Lima

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Suspeito de estuprar a enteada de 11 anos em Recife é preso na Paraíba

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Um homem suspeito de estuprar a enteada de 11 anos foi preso, na cidade de Santa Rita, na Paraíba, nesta quinta-feira (10). Ele estava foragido desde a última terça-feira (8), quando o crime foi registrado pela Polícia Civil de Pernambuco, no Recife.

De acordo com a Polícia Militar da Paraíba, responsável pela prisão, o homem fugiu da casa onde morava com a vítima e a mãe dela, companheira do suspeito, e estava em Santa Rita. Um grupo de policiais tinha informações de que havia um suspeito pernambucano foragido na cidade.

Ele foi identificado como um possível suspeito do crime por portar uma mochila que contém o brasão e o nome do Governo de Pernambuco. Os policiais constataram que se tratava do homem após a abordagem e a entrevista policial.

Procurada pelo Diario, a Polícia Civil de Pernambuco, informou, por meio de nota, que
que o caso foi registrado no dia 08 de outubro, por meio do plantão da Delegacia da Mulher de Santo Amaro e direcionado a Delegacia responsável, a Delegacia de Crimes Contra Criança e Adolescentes (DECCA), no dia útil seguinte. E que imediatamente, após tomar ciência do fato, foram realizadas todas as medidas pertinentes à sua investigação.

A Polícia Civil pernambucana também informou que o caso segue com a DECCA, e que por previsão legal, ocorre em segredo de justiça para não atrapalhar as suas diligências.

Foto: Divulgação/PMPB

por Diário de Pernambuco

           

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Lula chama de ‘intromissão’ pedido de informações dos EUA sobre aviões militares ao Brasil

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O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta sexta-feira (11) considerar uma intromissão o pedido de informações feito pelos Estados Unidos acerca da venda de aviões militares feita ao Brasil em 2014.

O Departamento de Justiça dos EUA solicitou informações à subsidiária da fabricante sueca de aeronaves Saab sobre a venda de 36 caças militares Gripen ao Brasil, em 2014. A transação foi objeto de uma investigação sobre corrupção no Brasil, disse a Saab na quinta-feira (10).

“A companheira Dilma [Rousseff] comprou um avião que era mais econômico, me parece que mais barato e a manutenção custava menos. É um avião de um conjunto de países, é um sueco que tem participação da Inglaterra e de vários outros países”, disse, em entrevista à rádio O Povo/CBN Fortaleza.

“E eu sinceramente acho que um pedido de informação dos Estados Unidos é intromissão numa coisa de um outro país. É descabida essa informação. Não sei qual é a informação que eles estão pedindo, também não quero fazer julgamento precipitado, mas não tem sentido pedir informação de um avião que o Brasil comprou”, completou.

A informação de que o governo americano estaria em busca dessas informações dez anos depois veio à tona na quinta-feira (10). Horas depois, a empresa sueca se manifestou por comunicado.

No texto, a empresa disse que tanto autoridades brasileiras quanto suecas já investigaram anteriormente a compra e o caso foi arquivado sem apontar qualquer irregularidade da Saab.

A Força Aérea Brasileira (FAB) escolheu em 2014 o Gripen para renovar sua frota de caças, em detrimento do F-18 Super Hornet, da americana Boeing, e do Rafale, fabricado pela francesa Dassault Aviation SA.

O acordo com a Saab também permite que os Gripens sejam produzidos no Brasil no futuro.

As primeiras aeronaves já foram entregues ao Brasil, e o restante deve ser entregue até 2027.

A compra dos 36 caças foi assinada em outubro de 2014. O valor do contrato à época ficou quase US$ 1 bilhão acima do previsto quando a intenção do negócio foi anunciada, em dezembro de 2013: US$ 5,4 bilhões (cerca de R$ 13,5 bilhões).

A FAB (Força Aérea Brasileira) afirma que a diferença se deve à negociação para a atualização do projeto -a proposta da Saab era de 2009, e foi necessário adequá-la à evolução tecnológica de alguns componentes do avião e também à exigência de maior participação brasileira na produção.

A aquisição levou o Ministério Público Federal em Brasília, em 2016, a denunciar Lula no âmbito da Operação Zelotes por supostamente ter participado de um esquema de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa envolvendo a compra de 36 caças Gripen e a prorrogação de incentivos fiscais destinados a montadoras de veículos por meio da Medida Provisória 627.

Os procuradores alegavam que o esquema teria ocorrido durante o período em que Lula era ex-presidente, entre 2013 e 2015.

O caso, contudo, foi suspenso em 2022 pelo então ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal). Esta era a última ação penal contra o petista que ainda não havia sido suspensa, trancada, anulada ou que houvesse a absolvição pela Justiça.

O ministro decidiu acatar os argumentos da defesa, que usou como provas as mensagens trocadas entre procuradores obtidas por hackers e, depois, apreendidas na Operação Spoofing, da Polícia Federal.

Segundo Lewandowski disse à época, “os procuradores República responsáveis pela denúncia referente à compra dos caças suecos agiam de forma concertada com os integrantes da ‘Lava Jato’ de Curitiba, por meio do aplicativo Telegram, para urdirem, ao que tudo indica, de forma artificiosa, a acusação contra o reclamante [Lula]”.

“Valendo lembrar que investigações do mesmo jaez, relativas aos casos ‘Triplex do Guarujá’ e ‘Sítio de Atibaia’, foram consideradas inaproveitáveis pelo Supremo”, acrescentou o ministro.

Segundo Lewandowski, havia, por parte dos procuradores, “quando menos, franca antipatia e, em consequência, manifesta parcialidade em relação” a Lula.

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Governo de Pernambuco começa a testar ônibus elétrico

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As mudanças climáticas têm impactos consideráveis na infraestrutura do sistema de transportes e mobilidade urbana. A queima promovida por combustíveis fósseis é responsável pela emissão de gases poluentes prejudiciais à saúde. Com objetivo de repensar o padrão de mobilidade no setor de transportes de passageiros, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Turismo e Consórcio de Transporte Metropolitano – CTM, começaram a testar, em caráter experimental e temporário, um ônibus elétrico que fará itinerário Marco Zero/Praça do Derby, nos dias úteis, e no final de semana, Cais de Santa Rita a Olinda.

A iniciativa, que vai ficar em operação até o dia 03 de novembro, é uma parceria com a empresa Ankai do Brasil e o Consórcio Conorte, que oferecem um serviço opcional com micro-ônibus totalmente elétrico que comporta 35 pessoas, 20 sentadas e cerca de 15 em pé. A tarifa é de R$5,15, equivalente ao serviço opcional mais barato em curso na Região Metropolitana do Recife – RMR. Estudantes e gratuidades poderão conhecer o serviço opcional pagando a tarifa cheia, porém, continuarão contando com os outros serviços disponíveis no centro do Recife.

Já o percurso Recife e Olinda, o micro-ônibus custará R$7,70 por passageiro, aceitando pagamento exclusivamente com Cartões de Débito, Crédito, PIX ou Vem Comum. O teste está sendo viável pela parceria entre Grande Recife Consórcio, Ankai do Brasil e Consórcio Conorte.

A ação faz parte dos esforços do governo estadual em busca de alternativas sustentáveis aos veículos a Diesel. O CTM já testou ônibus movidos a GNV e está em fase avançada de homologação e também pretende testar outras alternativas em breve, sempre buscando o ganho ambiental de maneira sustentável.

Segundo Matheus Freitas, Diretor-Presidente do CTM, é uma fonte de energia mais limpa em comparação aos combustíveis fósseis tradicionais, resultando em menores emissões de poluentes atmosféricos na cidade. “Nosso objetivo é fazer investimentos estruturadores na mobilidade urbana da RMR, garantindo uma fonte de energia mais limpa, promovendo um ambiente urbano mais sustentável”.

O Secretário de Turismo do Governo de Pernambuco, Paulo Nery, afirmou que “a Secretaria está buscando impulsionar o turismo em todo o Estado, detectando as carências para pôr em prática uma verdadeira transformação na experiência do visitante e do cidadão pernambucano, no que se refere ao acesso a todo o nosso potencial turístico”.

Por Didi Galvão

           

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