Conecte-se Conosco

Destaque

Cultura: Pássaros estranhos no céu assustam moradores de Belmonte. Será o fim dos tempos?

Publicado

em

003

No distante mês de maio de 1952 o silêncio da pacata Belmonte era quebrado com ruídos barulhentos que vinham do alto. Três grandes e muito esquisitos pássaros perturbaram a paz dos habitantes daquela tranqüila cidade. A curiosidade, o espanto, a admiração mesmo tomaram conta de todos. A população passou a se aglomerar em frente à igreja matriz. Liô dona do “Café Padre Cícero” começou a gritar em voz alta: “Valei-me meu Padim Ciço, é o fim do mundo! É o Juízo Final!”. Seu Cosme, um cego que pedia esmolas na cidade, quando ouviu o barulho das aeronaves gritou: “É o toque das sete trombetas do Apocalipse!”

O prestígio das lideranças políticas locais fez com que o Município vivesse uma nova era de importância naquela distante e quase esquecida região sertaneja. Através do vereador e comerciante José Rodrigues de Lima, o dr. Dalvino Santos, presidente do Banco Industrial de Pernambuco, chegava pelo céu a Belmonte para implantar representação de uma agência bancária no Município. Os “pássaros metálicos” deram várias voltas sobre a cidade e foram aterrissar no Campo de Aviação da Várzea.

A chegada dos aviões bimotores (teco-teco) causou o maior reboliço para o povo belmontense, que compareceu ansioso ofegante e em peso ao Campo de Aviação da Várzea. Na cidade, os foguetes pipocavam no ar, comemorando o grande acontecimento. Após o susto da “ameaça do fim do mundo” ter passado, grande parte da população, na verdade, não sabia ao certo o que era um avião, mas diante dos reclames do vigário, passou a encarar aquele espetáculo de outra maneira. Na Rua da Igreja, perímetro do Hotel de dona Antônia Moura, o povo se acotovelava diante daquele fato que provocou nos belmontenses um misto de admiração e espanto.

Bom, se provocou vaidade e orgulho em alguns, não é menos verdade que tenha causado pânico, aperreio e aflição para muitos outros. Passado o susto, afugentado o medo e muitas “garapas” depois, o falatório ganhou a boca do povo de uma ponta a outra da rua, e, como sempre nesses casos, as histórias não tardaram a aparecer.

Conta-se que no momento de desespero seu Zé Roseno, pastor da Igreja Batista começou a chamar seus fiéis para o templo: “Meus irmãos, arrependei-vos enquanto é tempo, que o fim do mundo está próximo! O rugido de Deus através de seu filho está ecoando aos quatro cantos do mundo. Oremos para que Jesus seja nosso advogado! Aleluia!”. E os crentes começaram a se concentrar ao redor do pastor: “Aleluia! Glória a Deus! Estamos vendo a glória de Deus! Obrigado Jesus…” E assim, todos os crentes passaram a convocar naquele instante à população para que aceitasse Jesus enquanto havia tempo!

Um soldado começou a dizer seus pecados em voz alta. Um deles é que tinha traído sua esposa na noite passada no cabaré de Fufú. A esposa por desespero o perdoou. Um velhinho de 70 anos que pedia esmolas, alquebrado pela doença, começou a correr de um lado para outro. Mais tarde ficou constatado que era paralítico não conseguia dar mais de três passos.

As beatas da Igreja de São José largaram tudo e foram para o templo católico rezar. Padre Jesus, mal acabava de celebrar a missa de primeira sexta, e já conhecedor de aeronaves, começou a falar para a população que se acalmasse, pois os aviões não iriam fazer mal a ninguém, e o mundo ainda tinha muito tempo de vida a cumprir. Todas as lavadeira que estavam no “rio” largaram tudo, até falar mal da vida alheia, e correram em disparada sem saber, ao certo, o que estava acontecendo. No caminho do cacimbão de dona Pergentina, ao barulho e zigue-zague daqueles bichos no ar, Maria Fubá e Ana Preta não conseguiram segurar as latas d’água na cabeça…

Luzia Camisinha, parteira, seguira com seu filho pequeno para o Poço do Bode com a lavagem dos porcos. No local, a “besta-fera” apareceu, rodopiando nas proximidades do chiqueiro, marcando carreira, batendo asas e voando. Apavorada com a cena, tremendo muito, com os cabelos em pé, Luzia Camisinha apertou seu filho nos braços e partiu em desabalada carreira para sua casa. Ao entrar na Rua de São José como um furacão, deparou com uma multidão que, espantada, olhava para ela conduzindo um bacorinho nos braços e não o seu filhinho, que havia ficado no chiqueiro dos porcos.

Por Valdir José Nogueira de Moura

Colunista de cultura do Blog do Silva Lima

Destaque

Promotoria processa cinco famílias que adotam ensino domiciliar no interior de MG

A denúncia foi feita à Promotoria pelo conselho tutelar da cidade, que apontou que as crianças e adolescentes estão em ensino domiciliar (homeschooling).

Publicado

em

O Ministério Público de Minas Gerais moveu uma ação na Justiça para que cinco famílias de Manhuaçu, município da Zona da Mata mineira, matriculem seus filhos na rede de ensino formal.

A denúncia foi feita à Promotoria pelo conselho tutelar da cidade, que apontou que as crianças e adolescentes estão em ensino domiciliar (homeschooling).

O promotor Reinaldo Lara, da 4ª Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e Juventude, afirmou que o órgão se reuniu com seis famílias da cidade para solucionar a questão de forma extrajudicial, mas apenas uma delas acatou a recomendação e matriculou os filhos na rede formal.

“As outras famílias alegaram que a escola pública não seria um lugar seguro para que os filhos pudessem estudar. Em relação à rede privada, afirmaram que o ensino domiciliar seria mais eficiente, que as crianças tinham um aproveitamento maior e estudavam até latim nas suas residências”, disse o promotor.

Lara também disse que algumas crianças nem sequer chegaram a frequentar as escolas, enquanto outras evadiram da rede de ensino no período da pandemia, quando as aulas foram transferidas para o ambiente online.

O nome dos pais não foi divulgado porque o caso corre em sigilo. Procurada, a Prefeitura de Manhuaçu disse que ainda não foi notificada para se manifestar sobre o caso em juízo, pois seu mérito ainda será julgado pelo juiz.

A Promotoria pediu à Justiça concessão da tutela de urgência para que seja determinado aos responsáveis a matrícula e a frequência obrigatórias das crianças e dos adolescentes em estabelecimento de ensino regular, no prazo de dez dias.

“A escola tem um papel crucial no desenvolvimento integral da criança. Além de providenciar aprendizado acadêmico, ela também oferece um ambiente para socialização, desenvolvimento de atividades interpessoais, construção de valores, identidades, além de proporcionar atividades culturais e esportivas”, disse o promotor.

Ele afirmou que espera uma decisão ainda nesta semana sobre o caso. Em caso de descumprimento da ordem judicial, as famílias podem ser multadas e responder pelo crime de desobediência à decisão da Justiça.

Em 2018, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que o ensino domiciliar não pode ser considerado um meio lícito para que pais garantam aos filhos o acesso à educação devido à falta de uma lei que o regulamente.

A Câmara dos Deputados aprovou em 2022 um projeto que libera o homeschooling. A proposta foi encaminhada ao Senado e não foi ao plenário desde então.

O Ministério Público também solicitou à Justiça a concessão da tutela de urgência para que o município de Manhuaçu e o Estado de Minas Gerais, também em um prazo de dez dias, promovam a busca ativa dessas crianças e adolescentes, ou seja, facilitem os processos para suas matrículas na rede de ensino.

Foto Pixabay – klimkin

Por Folhapress

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Empresa Data Qualyt emite nota de esclarecimento sobre pesquisa de intenção de voto em Salgueiro-PE

Publicado

em

Em virtude de matéria publicada recentemente pelo portal Sertão Central e repostada pelo Blog do Silva Lima sobre pesquisa de intenção de voto em Salgueiro-PE, a empresa Data Qualyt Inteligência em Pesquisa com sede em Campina Grande esclarece.

A Data Qualyt possui em seu histórico resultados assertivos e respaldados por técnicos com vasta experiência em pesquisas eleitorais e mercadológicas. Somos uma empresa ética e comprometida com a coleta precisa de dados e consolidação dos números sob critérios científicos. A Data Qualyt entrega aos parceiros, independentemente de cidade ou estado, resultados que expressam a intenção de voto no momento das entrevistas. Em hipótese alguma divulgaríamos números com propósito de ludibriar a população pesquisada. Seja em Salgueiro ou qualquer cidade onde atuamos.

Alex Raia

CEO Data Qualyt

Graduado e Especialista em Estatística

MBA em Marketing Político

MBA em Pesquisa de Mercado

MBA em Ciência Política

MBA em Ciência de Dados

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

UPAE Salgueiro realiza fóruns voltados ao Programa Pé Diabético em toda a área da VII GERES

Publicado

em

Equipes da Atenção Primária à Saúde (APS) de toda a área da VII Gerência Regional de Saúde de Pernambuco (VII GERES) vêm sendo reunidas pela UPAE Salgueiro em Fóruns de Matriciamento – estratégia de gestão e organização do trabalho em saúde, que objetiva integrar e articular diferentes profissionais e especialidades na oferta de um atendimento mais eficaz e completo aos pacientes.

A ação, iniciada em junho, visa integrar e qualificar os profissionais de saúde de todos os municípios da VII GERES em torno do Programa Pé Diabético, implantado na UPAE Salgueiro há quase três anos. Compõem a Gerência Regional os seguintes municípios: Salgueiro, Belém do São Francisco, Cedro, Serrita, Terra Nova, Mirandiba e Verdejante.

Os fóruns foram realizados em Mirandiba e Verdejante em junho e já aconteceram em Serrita e Terra Nova em julho. Até o fim do mês deve chegar em Cedro, Belém do São Francisco e Salgueiro, onde serão encerrados.

A primeira etapa dos Fóruns de Matriciamento tem como foco o Programa Pé Diabético devido à necessidade de consolidação do plano terapêutico dos pacientes assistidos pela equipe multidisciplinar. Outros programas desenvolvidos na unidade serão abordados em outros fóruns.

Por Alvinho Patriota

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!