Conecte-se Conosco

Política

DATAPONTO – Prévia lista os principais nomes de cada partido para disputar a Câmara do Recife

Publicado

em

Preparando o terreno para o DataPonto, tradicional publicação em que o Blog Ponto de Vista crava o número de cadeiras que cada partido deve conquistar na disputa por uma vaga na Câmara do Recife e os respectivos nomes que estão em alta para ocupar estes espaços, apresentamos uma lista prévia que aponta os principais nomes que cada sigla conseguiu arregimentar para disputar o Legislativo da Capital. Embora o período de filiação para aqueles que buscam concorrer nas eleições deste ano já tenha finalizado no último dia 6 de abril, existe ainda as exceções à regra. São os casos dos militares, que só precisam se filiar na Convenção que neste ano ocorre entre 20 de julho e 5 de agosto.

Vale destacar que os dados aqui apresentados não se tratam de uma pesquisa científica, mas sim de uma ampla e minuciosa consulta a presidentes de partidos, vereadores, ex-vereadores e outras lideranças que conhecem com profundidade o xadrez da política recifense e uma avaliação do blogueiro Wellington Ribeiro sobre os dados apurados.

Os nomes nos partidos estão em ordem alfabética. Confira:

PSB

Aderaldo Pinto

Andreza Romero

Aline Mariano

Almir Fernando

Carlos Muniz

Chico Kiko

Eduardo Marques

Eduardo Mota

Eriberto Rafael

Felipe Francismar

Hélio Guabiraba

Joselito Ferreira

Júnior de Cleto

Luiz Eustáquio

Marcos Di Bria Júnior

Priscila Ferraz

Rinaldo Júnior

Romerinho Jatobá

Vânio Silva

Wilton Brito

Zé Neto

PT/PCdoB/PV

André Campos

Cida Pedrosa

Flávia de Nadegi

Hebert Francis

Jairo Britto

João da Costa

Karina Santos

Liana Cirne

Marco Aurélio Filho

Osmar Ricardo

Suzy Rodrigues

Tomás do MST

Victor André Gomes

PP

Alef Collins

Bob do Táxi

Edilson do Metrô

Emanuel Estanislau

Felipe Moraes

Gil Tércio

Jairo Metôdio

Jefferson da Direita

Júnior Maguari

Rodrigo Patriota

Rogério de Lucca

Romero Rei do Gelo

Ronaldo Lopes

Toinho do União

Weslayne Holanda

PL

Alcides Cardoso

Cabo Aênia

Fred Ferreira

Eurico Neto

Gilsinho

Igor Alves

Nilson Pereira

Pastora Flávia

Paulo Muniz

Rodrigo Gomes

Rogério Magalhães

Sidiclei da Direita

PSD

Andrea de Paula

André Régis

Antônio Luiz Neto

Davi Muniz

Doduel Varela

Júnior Bocão

MDB

Berg Júnior

Elson Ótica

Fabiano Ferraz

Fábio Gomes

Ivo do Armazém

Jadeval

Murilo Cavalcanti

Professor Mirinho

Samuel Salazar

Tadeu Calheiros

Wilson Lapa

REPUBLICANOS

Guilherme Xisto

Gorete Queiroz

Israel Vaz

Ozéias Paulo

Professora Ana Lúcia

Rodrigo Coutinho

Thales Cherles

AVANTE

Alcides Teixeira Neto

Adriano da Igreja da Família

Dilson Batista

Douglas Brito

Patricia da Causa Animal

PSOL/Rede

Ailce Moreira

Carol Vergolino

Carmen Dolores

Ebinho Florêncio

Elaine Cristina

Jô Cavalcanti

João Arnaldo

Nise Santos

Paulo Rubem

Robyoncé

Yasmim Alves

PRD

Almir Vasconcelos

Belo-Belo

Gilberto Alves

Marcos Justino

Professor Erivelte

NOVO

André Serralheiro

Eduardo Moura

Felipe Alecrim

George Bastos

Géssica Almeida

Luiz Carlos

Lustosa

Osvaldo Neto

DC

Benjamin da Saúde

Davi Valente

Edmar de Oliveira

Marlon Vieira

Robson Viana.

Por Wellington Ribeiro

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Política

Vereador do PL diz que ‘peso das árvores’ causou tragédia climática no RS

A fala do vereador Sandro Fantinel (PL) vem sendo ridicularizada nas redes sociais.

Publicado

em

A maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul foi causada, segundo o vereador Sandro Fantinel (PL) de Caxias do Sul, pelo “peso das árvores”. Nesta terça-feira, 14, o parlamentar da legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou as leis ambientais “extremas” e disse que vai apresentar um projeto de lei para impor a retirada de vegetação das margens de estradas gaúchas.

Durante sessão na Câmara Municipal que discutia a criação de uma Frente Parlamentar de Prevenção e Enfrentamento de Crises Climáticas, Fantinel afirmou que o Estado está passando pela situação de desastre ambiental, que já atingiu mais de 2,1 milhões de pessoas, porque “ele tem uma posição” e é o terceiro Estado brasileiro “que tem mais verde” no País.

De acordo com o vereador, as matas gaúchas recebem a umidade vinda da Amazônia pelo “corredor” criado pelos “Estados que desmataram áreas nativas e criaram um bolsão de ar quente que impede a entrada” das águas em seus territórios.

Fantinel defendeu a remoção da vegetação de encostas das “estradas principais” do Estado e disse que o desmoronamento de “todas as barreiras da região” foram causados pelo “peso das árvores”. Justificando a medida, o vereador disse que “as raízes não seguram mais o solo encharcado e a árvore, com seu peso, despenca junto com a terra e faz todos os desastres que nós vimos”.

“Beira de estrada tem que tirar (a vegetação) cinco metros para cada lado. Não interessa se é mata nativa, pinheiro, não interessa o que é”, afirmou o vereador, que ainda disse que a legislação está “impedindo o desenvolvimento do Rio Grande do Sul por causa do meio ambiente”. O vereador é sócio-administrador da Elfo Construtora, empresa registrada com atividade principal instalações hidráulicas, sanitárias e de gás.

Citando vítimas que estão desabrigadas e “poderiam ser deslocadas para regiões seguras”, o parlamentar questionou o tempo que será preciso esperar para que “o meio ambiente ‘permita’ que se tire uma mata para colocar essas pessoas” no lugar. Segundo ele, “o problema não é nem tanto o Executivo, os projetos”, mas o fato de que as medidas “não passam ‘porque tem a nascente ‘x’, porque tem a mata nativa, não pode mexer'”.

Fantinel afirmou que acha “ótima” a criação da frente que tem como foco as mudanças climáticas, mas que são necessárias “soluções concretas”. “A gente está cansado de bate-papo. Acho ótima a criação dessa frente, parabenizo quem apresentou, mas nós temos que debater esse tipo de coisa: soluções.”

Negacionistas

Como mostrou o Estadão, negacionistas têm divulgado teorias para minimizar a relação entre a crise climática e os eventos extremos no Estado, localizado em uma região de encontro entre sistemas polares e tropicais, o que facilita a ocorrência de fenômenos climáticos e que são potencializados pelo El Niño e as mudanças climáticas provocadas pelo aquecimento global.

Até a manhã desta quinta-feira, 16, o Rio Grande do Sul tem, segundo a Defesa Civil do Estado, mais de 538 mil pessoas desabrigadas, 104 desaparecidas e 151 óbitos registrados por causa das fortes chuvas que causaram enchentes na região. Nesta quarta-feira, 15, o governo estadual reduziu para 46 o número de municípios em estado de calamidade pública e classificou outros 320 em situação de emergência.

Foto Bianca Prezzi / Câmara de Caxias do Sul

Por Estadão

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Política

Lula cria governo paralelo no Rio Grande do Sul

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva exonerou o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, do cargo e o nomeou como ministro da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul. O jornalista Laércio Portela foi nomeado como ministro interino da pasta.

As decisões foram publicadas nesta quarta-feira, 15, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). A previsão inicial é que Pimenta fique no cargo de quatro a seis meses, mas o período pode se estender. Enquanto isso, porém, Pimenta ficará na ponte aérea entre Brasília e Porto Alegre e deve manter a estrutura de seu gabinete no Palácio do Planalto.

Pimenta é gaúcho e tem sua trajetória política no Rio Grande do Sul. Seu nome é tido como potencial candidato aos cargos majoritários no Estado em 2026. É o ministro do Planalto que mais acompanha as ações em solo gaúcho.

Diante do destaque que o ministro tem tido em relação às ações do governo federal no Estado, o governo do Rio Grande do Sul, sob a gestão de Eduardo Leite (PSDB), recebeu com preocupação seu nome. Na avaliação da gestão estadual, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estaria apostando na figura política de Pimenta para capitalizar o nome do ministro a algum cargo majoritário no Estado em 2026.

A indicação do ministro da Secom pelo governo federal escancara a divergência entre as gestões Lula e Leite, que está presente desde o início do terceiro mandato do petista. Apesar de estar sendo exigido um trabalho conjunto entre ambos diante da tragédia no Rio Grande do Sul, a avaliação do entorno dos dois é que isso não deve representar uma aproximação entre os políticos Com a indicação de Pimenta, então, tal alinhamento se tornou ainda mais improvável.

Continue lendo

Política

Datena confirmado pelo PSDB como candidato à prefeitura de São Paulo

Publicado

em

José Luiz Datena, conhecido apresentador e filiado ao PSDB, confirmou sua candidatura à Prefeitura de São Paulo nas eleições de outubro. A confirmação veio nesta quarta-feira (15), quando Datena anunciou que liderará a chapa do partido.

José Aníbal, presidente municipal do PSDB em São Paulo, também validou a candidatura, destacando o entusiasmo de Datena para participar do pleito. Aníbal mencionou ainda que o partido iniciou discussões internas para formar uma sólida equipe de candidatos a vereador na cidade.

Ele também indicou que, apesar das incertezas futuras, há confiança no comprometimento de Datena com a corrida eleitoral. Conversas estão em andamento com outros partidos, incluindo o PSB.

Por O Hoje

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!