Conecte-se Conosco

Entretenimento

Pabllo Vittar homenageia música popular em disco sobre o arco do brega

Publicado

em

Se sobre o mapa do Brasil traçarmos uma parábola que liga Recife ao Pará, teremos o Arco do Brega. Nesta região, entendida aqui mais sonicamente que territorialmente, a música brasileira pulsa numa frequência incessante de renovação na qual o popular é fagocitado e regurgitado com vários nomes e novos repertórios: tecnobrega, tecnomelody, marcantes, brega, seresta, piseiro, forró eletrônico, forró de favela.

É neste arco em que nasce “Batidão Tropical 2”, novo álbum de Pabllo Vittar. É também nesta região onde a artista se criou, entre interiores de Pará e Maranhão, ouvindo resquícios de festa de aparelhagem e shows de prefeitura, que davam na sua casa, ou se inspirando em cantoras como Joelma -figura cativa de programas de auditório das emissoras pernambucanas e paraenses antes de despontar para o Brasil nos anos 2000.

O novo álbum de Pabllo, suíte de “Batidão Tropical” de 2021, repete o predecessor no objetivo: revisitar sucessos do cancioneiro populaça norte-nordestino, músicas que arrastaram multidões nos anos 1990 a despeito do conglomerado musical sudestino, goiano e baiano. Seja pela nostalgia dos iniciados, ou por ser novidade para o público do Centro-Sul, o disco acerta no alvo como da outra vez.

O álbum tem 14 faixas e apenas uma música autoral, “Idiota”. Três faixas foram substituídas por mensagens de voz da cantora em que ela promete novas canções para logo. Soaria como novidade, uma obra editável no futuro via plataforma de streaming, mas parece mais com uma tentativa desnecessária de fazer o ouvinte voltar ao disco.

A manobra é dispensável porque quem ouvir “Batidão Tropical 2” deve voltar a ele. Não que o faça lendo o disco como algo alinhavado, indo de A a Z, mas sim tratando-o como um CD pirata cheio de covers perfeitos para uma boa festa -festa mesmo, daquelas nas quais a chance de haver diversão desavergonhada é a mesma de haver lamento descarado.

O trunfo de Pabllo e sua turma, aliás, está em tratar o cover como homenagem criativa em vez de cópia tediosa ou palco de virtuosismo. “Pra Esquecer”, faixa que abre o álbum, é um dos maiores hits do Calypso. No disco, os indefectíveis metais da original são realçados, a guitarrada ganha brilho e as baterias vem encorpadas. Parece igual, mas é diferente.
Nessa faixa também somos apresentados a uma nova Pabllo. A cantora explora sua voz para além da diva norte-americana e o alcance de notas altas -algo que ela sabe fazer, já sabemos. Muito mais nuançado, seu canto se encaixa com doçura no tal batidão e chega a soar suave, como a versão piseiro de “Listen to Your Heart”, do grupo Roxette.

A faixa, intitulada “Pede Pra Eu Ficar”, também se destaca na ponte com batidas de reggaeton. Outro ponto forte do disco é reiterar, ainda que timidamente, a conexão latino-americana do Norte e Nordeste do país. “Idiota”, por exemplo, é um piseiro com bachata cheio de potencial para ganhar as vozes de Nadson o Ferinha.

No polo rastapé do disco, Pabllo resgata cânones da virada dos anos 1990, quando os trios de forró perdem espaço para bandas como Forró do Muído e o sucesso “São Amores”. Com seus produtores, a cantora resolve o encontro entre as duas escolas: “Me Usa”, sucesso do Magníficos, é um tributo ajeitado, um casamento entre forró de arena e pé-de-serra.

No polo brega paraense, Pabllo faz um bem-vindo duo com Gaby Amarantos na marcante “Não Vou Te Deixar” e saúda as aparelhagens Rubi e Príncipe Negro. Menos conhecidas fora do quadrilátero formado por Santarém, Macapá, Belém e Imperatriz, no Maranhão, os dois sistemas de som são dos mais longevos representantes da música eletrônica nortista e aparecem no álbum em canções que proclamam em alto e bom som seus nome.

Fazer os hinos dessas aparelhagens ecoarem pelo Brasil no álbum de uma artista com o alcance de Pabllo já valeria se fosse só pelo registro. Ainda assim, há um trato especial que beira o risco nessas duas faixas. Em “Rubi”, com participação de Will Love -alçado a algum sucesso há dez anos com a Gangue do Eletro-, há texturas tímidas de dub.

Já em “Ai Ai Ai Mega Príncipe”, Pabllo e sua turma ousam mais: a música soa como um pós PC-Music, cheia de acordes e sintetizadores erodidos tamanha saturação. É uma operação reforçada em “Não Desligue o Telefone”, da Banda Djavú. Com cacife para entrar nas listas de melhores do ano, a música é um hyperpop extremamente brasileiro com batidas de rave e dembow desconstruído.

Se na horizontal, no mapa, “Batidão Tropical 2” se encontra no Brasil vivido por Pabllo, na vertical o disco sobe às nuvens do mundo digital que a música popular brasileira ocupa. É como se a artista tivesse conectado Kelvis Duran, um dos reis do brega pernambucano, com Kelman Duran, produtor dominicano que dobra o reggaeton em novas possibilidades de música eletrônica de pista.

As duas maiores cantoras pop do Brasil, hoje, voltam seus esforços ao mercado internacional. Após atingir números consideráveis nas rádios, TVs e streaming, parece não haver mais Brasil para elas. Pabllo, mesmo fazendo covers -algo que pode soar repetitivo-, prova o contrário: o pop brasileiro ainda pode correr muito chão de dentro.BATIDÃO TROPICAL 2
– Avaliação Muito bom
– Onde Nas plataformas digitais
– Autoria Pabllo Vittar
– Gravadora Sony Music

Fonte: FOLHAPRESS

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Entretenimento

Maíra Cardi diz gostar de ver filha chamar Thiago Nigro de pai

A influenciadora disse que acha normal que a menina tenha identificação com outra figura masculina dentro de seu convívio.

Publicado

em

A influenciadora fitness Maíra Cardi tem tido de conviver com uma polêmica em torno de sua filha, Sophia, 5, fruto de seu relacionamento com o cantor e ator Arthur Aguiar. Isso porque ela por vezes publica a menina chamando o influenciador financeiro Thiago Nigro, atual marido dela, de pai.

Indagada por seguidores a respeito disso, ela disse que acha normal que a menina tenha identificação com outra figura masculina dentro de seu convívio.

“A cada 15 dias, ela vê o pai biológico. É natural que tenha outra referência masculina que é o meu marido. Não caberia chamar de tio. Ele que está todo dia brincando, fazendo a mamadeira e aguentando as birras que não são poucas”, disse.

Segundo Maíra, mesmo se Sophia começasse a chamar outra mulher de mãe, ela não brigaria, pois isso seria sinal de que mais gente a ama e cuida dela como uma filha.

“Pai e mãe biológicos são intocáveis, mas a escolha de ter pai e mãe de coração vem através de amor dado. Isso nunca vai tirar esse lugar [de verdadeiro progenitor]. Ninguém se afoga por receber tanto amor.”

Arthur Aguiar não comentou a respeito do caso, mas a mulher dele, a modelo Jhenny Santucci, com quem tem um filho, saiu em defesa. “Passando só para lembrar o pai maravilhoso que você é. Nossa importância em viver e aproveitar ao máximo é maior do que registrar e postar”, escreveu ela. Apesar de não citar nomes, internautas viram a mensagem como uma indireta para Maíra.

Foto reprodução instagram

Por Folhapress

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Entretenimento

Luciana Gimenez é internada em hospital em São Paulo

Publicado

em

Luciana Gimenez, 54, está com pneumonia. Em suas redes sociais, a apresentadora informou aos fãs que está internada em observação no hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Após testar negativo para Covid e dengue, a apresentadora do Superpop (RedeTV!) estava se recuperando em casa, mas voltou ao hospital com sintomas respiratórios.

“Estou doente há 12 dias, já tinha feito teste de várias coisas e achei que ia melhorar, como a gente sempre acha. Mas não estava conseguindo ficar de boa em casa, voltei ao hospital e estou com pneumonia. Está desvendado o mistério”, disse Gimenez.

Apesar de doente, a apresentadora aparentou estar bem-humorada e mostrou aos fãs os luxos do hospital. “Tem até doce, quem disse que no hospital a gente não come guloseimas? Já até me animei!”, falou, mostrando seu pijama. “O look de milhões”, brincou ela.

Fonte:FOLHAPRESS

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Entretenimento

Horóscopo: Veja o que os astros falam para você, nesta terça-feira, 30 de Abril de 2024

Publicado

em

Consulte as Previsões do Horóscopo do dia hoje (Clicando aqui) para seu Signo e saiba os conselhos dos Astros sobre a sua vida. Saiba, todos os dias, as Previsões dos Signos sobre Amor, Dinheiro e Saúde.

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!