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Saúde

Pratica exercício e não consegue perder peso? Quatro estratégias ajudam

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Frequenta a academia de segunda a sexta-feira e mesmo assim não vê resultados? Saiba o que deve fazer – é possível vencer esta batalha

Praticar exercício físico faz bem ao corpo e à mente, mas o problema é que, muitas vezes, o peso ideal e a tonificação desejada demoram a aparecer. E é então que se instala o desânimo, que muitas vezes leva ao abandono da atividade física. Para que isso não aconteça, a revista Super Interessante decidiu investigar por que a sua rotina de exercício não está a conseguir combater aqueles quilos a mais. 

Controlar a dieta

Não é porque treina com frequência que pode comer mais – pelo menos, se o seu objetivo é perder peso. “Não há ginástica que funcione se usar a atividade física como desculpa para exagerar na comida”, alerta o fisiologista Turibio Leite de Barros Neto, da Unifesp, em São Paulo, no Brasil, em declarações à publicação. Emagrecer é o resultado de uma contagem calórica extremamente intuitiva e fácil: se o seu corpo gasta mais calorias no dia a dia do que a quantidade que ingere na alimentação, a perda de peso é garantida. Por outro lado, se comer mais do que necessita, o excesso é armazenado na forma de gordura. O exercício é importante, mas a dieta é responsável por 70% do sucesso num programa de emagrecimento.

Quem evita as sessões de musculação pode estar a prejudicar a silhueta. Essa modalidade pode, sim, ajudá-lo não só a perder peso, como a tonificar e a conseguir as curvas com que sempre sonhou. A explicação é simples: qualquer atividade física contribui para o emagrecimento, pois em todas gasta calorias durante a execução. “A queima calórica não é tão eficiente quanto a de um treino aeróbico, mas ao acrescentar exercícios com peso à sua rotina aumenta o gasto calórico total”, explica o fisiologista Fernando Torres, da Unifesp. Com o aumento de massa muscular, o organismo gasta mais energia para funcionar, mesmo em estado de repouso (ou seja, mesmo durante o resto do dia horas depois o treino ou enquanto dorme). Assim, a longo prazo, o treino nos aparelhos, aliado a uma atividade aeróbica, vai potencializar a perda de peso. 

Comer antes e depois do treino

Há quem acredite que treinar em jejum e não repor as energias depois pode acelerar o emagrecimento. Está errado. O que come antes e depois do treino é essencial para garantir a sua melhor performance e promover a recuperação muscular, contribuindo assim para conseguir um corpo ‘seco’. “É verdade que, num primeiro momento, o organismo usa a gordura para obter energia. Mas por pouco tempo. Se não encontrar nutrientes, passa a utilizar massa magra e aí não queima os excessos”, explica Fernanda Frare Zanetti, especialista em nutrição desportiva, de São Paulo, também à Super Interessante. Por isso é importante ingerir alimentos com baixo e médio índice glicémico até meia hora antes de praticar exercício. “Irão libertar energia de forma lenta e contínua. Assim, o corpo não vai buscar combustível aos músculos”, revela. Ao terminar o exercício, o melhor é comer um hidrato de carbono de alto índice glicémico, que ajuda na recuperação, já que fornece energia num piscar de olhos.

Até 30 minutos antes: uma fatia de pão integral com peito de peru (ou queijo branco) ou um iogurte natural magro com duas colheres de sopa de aveia ou granola. 

Até uma hora depois: um copo de sumo de melancia ou 1/3 de uma chávena de frutos secos. 

Não deixar o treino cair na rotina

Se corre todos os dias na passadeira no mesmo ritmo ou entra na sala de musculação e não altera a sequência ou a carga dos aparelhos, pare já. Variar o nível de dificuldade do exercício é fundamental para trabalhar devidamente o corpo – e aí vale mudar a intensidade, a carga… senão o corpo recebe sempre estímulos repetidos e fica tão acostumado que já não responde como antes. Como tal, os benefícios tornam-se menores.  

Por Notícias ao Minuto

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Saúde

Barreiras Sanitárias: mais de 151 mil pessoas orientadas e 84 mil veículos abordados em Serra Talhada

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A Prefeitura de Serra Talhada, através da Secretaria de Saúde, apresentou nesta segunda-feira (13), o balanço das intervenções realizadas nas barreiras sanitárias criadas no município para conter o avanço do novo coronavírus.

Somente na semana passada foram 8.262 veículos abordados e 15.558 pessoas orientadas, sendo duas pessoas identificadas com sintomas suspeitos e encaminhadas ao serviço de saúde. No geral, desde que foram implantadas em pontos estratégicos da cidade, as barreiras sanitárias abordaram 84.404 veículos e orientaram 151.982 pessoas acerca da Covid-19, sendo identificadas 102 pessoas sintomas suspeitos. Os dados são referentes até o último sábado (11).

“As pessoas sintomáticas abordadas nas barreiras sanitárias são orientadas a procurar as unidades de saúde e depois permanecer em isolamento domiciliar, entrando em nosso sistema de monitoramento e acompanhamento. Caso a pessoa apresente sintomas graves, a gente direciona imediatamente aos serviços de urgência”, explicou a secretária-executiva de Saúde, Alexsandra Novaes.

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Saúde

O truque do cotonete para diminuir as olheiras e os olhos inchados

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Uma dica simples e econômica

Como são as suas olheiras? Azuladas ou mais castanhas?

As olheiras azuladas são o resultado dos vasos sanguíneos dilatados e a razão mais comum é o cansaço. Já as de coloração castanha estão relacionadas com a superprodução de melanina e referem-se à genética, exposição ao sol ou até o ato de esfregar os olhos constantemente. 

Independentemente das causas para este problema, há um truque que pode ajudar. E só precisa de um cotonete.

Coloque água em alguns cotonetes e leve-os ao congelador dentro de um saco plástico. Quando estiver com olheiras ou olhos inchados, aplique sobre a área afetada.

Por Notícias ao Minuto

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Saúde

Pernambuco chega a 72.470 casos da Covid-19 e 5.595 mortes, quatro meses após primeiros registros

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Foram confirmados em Pernambuco 1.100 casos da Covid-19 e 39 óbitos, neste domingo (12), dia em que se completam quatro meses das primeiras confirmações no estado da doença causada pelo novo coronavírus. Com isso, o número de infectados subiu para 72.470 e o de mortes aumentou para 5.595.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), Pernambuco contabilizou, neste domingo (12), 987 casos leves da Covid-19, nos quais os pacientes não precisaram de internamento hospitalar, estavam na fase final da doença ou já curados. Os outros 113 registros se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag).

No acumulado desde março, no início da pandemia, o estado tem 21.087 casos graves e 51.383 quadros leves da Covid-19. Além disso, Pernambuco chegou a um total de 50.850 pessoas recuperadas da doença, dos quais 10.611 tinham casos graves, ocupando leitos do sistema de saúde, e 40.239 com casos leves. Fonte: G1

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