Conecte-se Conosco

Destaque

Projeto do Deputado Kaio Maniçoba é alvo de protestos em Serra Talhada

Publicado

em

kaio3

Estudantes da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (Uast) fizeram um protesto na manhã desta quinta-feira (13) contra um Projeto de Lei criado pelo deputado federal Kaio Maniçoba. A polêmica gira em torno da emancipação da unidade acadêmica, que passaria a ter status de Universidade Federal do Sertão, com políticas de gestão e recursos próprios. No entanto, o projeto 5173/2016 sequer foi discutido com a comunidade acadêmica.

As aulas na Uast foram suspensas até o fim do dia devido o protesto. O manifesto pacífico acontece na estrada que liga Serra Talhada à Avenida Gregório Ferraz.
 
Sem diálogo com o corpo acadêmico, a ação dos políticos vem sendo encarada com grande desconfiança pela maioria de professores, diretores e alunos. Desde então, várias assembleias estão acontecendo na Unidade Acadêmica de Serra Talhada visando discutir o tema. O PL tramita na Câmara dos Deputados desde maio deste ano. Os alunos alegam que o projeto pode gerar um sucateamento da universidade. 
protesto contra kaio manicoba em serra talhada-pe (2)
Protesto começou pela manhã e seguirá até às 18h. Foto: Reprodução
A continuidade e garantia do transporte universitário gratuito, além da não aprovação da PEC 241, também são reivindicações do grupo de estudantes. A previsão é que a rodovia fique bloqueada até às 18h.

A estudante Rafaela Cruz é uma das representantes do grupo e publicou a seguinte nota de esclarecimento:

Há alguns dias, nós da Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, fomos surpreendidos pela informação que está correndo um projeto de lei pela emancipação da nossa unidade com a finalidade de torná-la uma universidade autônoma. A universidade federal do sertão. Vejam, fomos surpreendidos por um projeto de lei que nos afetaria de forma tão grave sem que ao menos estivéssemos cientes da discussão. Esse projeto, redigido pelo Deputado Kaio Maniçoba, que eu particularmente nunca vi por aqui, conheço seu nome pelo fato de ter sido um dos parlamentares pernambucanos a votar a favor do impeachment. O projeto, inclusive, consta apenas com umas três páginas dizendo que Serra Talhada é grande e merece ter uma universidade e não há nenhum estudo de viabilidade, nenhum plano orçamentário, nenhuma proposta de expansão do número de cursos ou de planejamento para aumentar a produção de pesquisa extensão. É interessante que agora, meses depois dessa PL ter começado a tramitar, que tive acesso a um blog de notícias que em maio dizia que o deputado Kaio Maniçoba iria presentear Serra Talhada com um projeto de Criação da Universidade Federal do Sertão. A questão é que nossa universidade já existe! Sim, ela é uma unidade da UFRPE, ela é parte dessa universidade e já está aqui há 10 anos. Nós sabemos que um dos maiores índices de comparação entre o governo de FHC e os do PT foi o fato de que, durante o mandato de FHC nenhuma nova universidade federal fora criada, enquanto no governo de Lula e Dilma uma série de novas universidades, campi e unidades foram abertos. Agora, esse governo golpista pretende ao renomear as unidades já existentes contabilizá-las como novas universidades criadas por ele. Amigos, se fosse apenas esse problema, seria problema besta, pois a gente já está acostumado com isso. Por exemplo, em Recife a maior obra de Geraldo Júlio foi gastar dinheiro com tinta azul para pintar todas as obras que originalmente eram vermelhas e reinaugurá-las todas. A questão é que como será essa universidade, como ela se sustentará se houve um corte de 45% nos orçamentos da federais? Como é que novas universidades serão criadas se as que já existem estão escutando não após não quando solicitam verba para realização de evento, para políticas de permanência de alunos, para abertura de código de vagas para contratação de professores, para bolsas de pesquisa etc. Parece claro para mim o caminho que isso pode tomar: um acelerado sucateamento que nos levará direto para o abismo da privatização. “Olha, nós criamos novas universidades, mas elas foram incompetentes e não deram certo, precisamos vendê-las para que não fechem”. Estamos, no meio de pernambuco, uma localização geográfica que facilita um isolamento. A quem interessa esse desmembramento? A quem interessa que não sejamos mais parte de uma grande e forte universidade, mas apenas uma pequena universidade no topo de uma Serra? Estejamos atentos. Resistiremos.

#nãoaPL5173
#XôMedonça
#ForaTemer

Fonte: Blog do Elvis/NE10

Destaque

João Campos lidera com 75%, aponta pesquisa da Datafolha

Publicado

em

Em levantamento divulgado nesta sexta (05) sobre a disputa pela Prefeitura do Recife, o Instituto Datafolha apontou que o prefeito João Campos (PSB) lidera com 75% das intenções de votos. Na segunda colocação aparece Daniel Coelho (PSD) com 7%. Gilson Machado Neto (PL) tem 6%, enquanto que Dani Portela (PSOL) 3%. Simone Fontana (PSTU) com 1% e Técio Teles (NOVO) com 1% figuram na última colocação. Brancos e nulos somam 5%, enquanto que 2% dos eleitores afirmaram  não saber em que votar ou não quiseram responder.

O DataFolha ouviu 616 eleitores do Recife entre os dias 2 e 4 de julho. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o nº PE-09910/2024.

Levando em consideração um cenário com Túlio Gadelha (Rede) substituindo Dani Portela (PSOL), a pesquisa aponta João Campos com 74%, seguido de Daniel Coelho com 8%, Gilson pontua com 5%, Túlio Gadelha alcança 3%, já Simone Fontana e Tecio Teles figuram com 1% cada. Brancos e Nulos somam  6%, enquanto que 1% não sabem ou não responderam.

REJEIÇÃO

No levantamento o DataFolha também avaliou a rejeição dos pré-candidatos. Neste quesito 38% afirmaram que não votariam em Gilson Machado Neto (PL). Já 36% consideraram o mesmo em relação a Técio Teles (Novo). 34% Túlio Gadelha (Rede), seguido por Simone Fontana (PSTU) com 31%.  Dani Portela (PSOL) apresenta 28% de rejeição, enquanto que Daniel Coelho (PSD) tem 27%. Por fim, João Campos (PSB) apresenta 8% de rejeição.

Por Ponto de Vista

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Apac emite alerta de chuva para o Grande Recife, Agreste e Zona da Mata

O aviso é válido até este sábado (6).

Publicado

em

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) renovou o alerta de chuva para o Grande Recife e Zona da Mata, nesta sexta-feira (5). 
Para as duas regiões, o aviso, válido até este sábado (6), é de “estado de atenção”, o segundo dos três níveis de alerta meteorológico da agência.
Para o Agreste, foi emitido um alerta de “estado de observação”, o primeiro dos três níveis de aviso.
Um distúrbio ondulatório de leste deve provocar pancadas de chuva. Na Mata Norte, Região Metropolitana do Recife e Mata Sul, a previsão indica precipitação de intensidade moderada a forte nesta sexta, se estendendo ao longo deste sábado (06).
Segundo Romilson Ferreira, meteorologista da Apac, as chuvas podem se estender até o Sertão pernambucano, mas se concentram com maior intensidade no litoral, principalmente na madrugada e na manhã deste sábado.
Foto: Antônio Gois/DP
Por: Mareu Araújo

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Cometa descoberto em 1815 poderá ser visto neste final de semana

De acordo com o Observatório de Valongo da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), o uso de binóculos será suficiente para conseguir enxergar o brilho. O melhor local para ver no Brasil será nas regiões Norte e Nordeste, na direção da constelação de Lince.

Publicado

em

Os entusiastas da astronomia poderão ter uma chance rara na noite deste sábado (6) de observar mais de perto o cometa 13P/Olbers. O corpo celeste alcançará seu brilho máximo neste final de semana. O cometa fica visível apenas a cada 69 anos -parecido com o famoso Halley.

De acordo com o Observatório de Valongo da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), o uso de binóculos será suficiente para conseguir enxergar o brilho. O melhor local para ver no Brasil será nas regiões Norte e Nordeste, na direção da constelação de Lince.

A visibilidade de um cometa depende de sua rota, segundo Rodrigo Ogando, astrofísico do Observatório Nacional. “Se ele chega pelo norte, será mais visível do Hemisfério Norte, por exemplo”, explica o especialista. Nesta semana, o 13P/Olbers estará a uma distância de cerca de 280 milhões de km da Terra.

Em comparação, o cometa Halley passou a 63 milhões de km de distância da Terra em sua última aparição, em 1986. “É um processo de semanas até um cometa se aproximar da Terra, às vezes até meses, então demora muito para ficar visível”, comenta Ogando.

A visibilidade de cometas também pode ser menor do de outros corpos celestes, de acordo com o astrofísico, porque a luz destes objetos é difusa -ao contrário das estrelas, que têm luz concentrada e, por isso, são mais visíveis.

A órbita do cometa é outro fator a ser considerado para determinar sua visibilidade. “Os cometas têm órbitas elípticas alongadas e alguns têm uma órbita mais fechada, então passam perto da Terra de tempos em tempos, enquanto outros têm ela mais aberta, aí passam e vão embora”, diz o astrofísico.

Para achar um cometa, é preciso olhar para o céu constantemente. “Os corpos do Sistema Solar estão sempre em movimento, diferentemente das estrelas, que são fixas”, afirma Ogando. “Então, se você observar a mesma região do céu ao longo de dias, semanas, meses, você identifica coisas se mexendo e faz o trabalho de investigação, compara com relatos do passado.”

Mesmo sem equipamentos digitais como os atuais, astrônomos do passado fizeram registros que foram importantes para identificar cometas hoje conhecidos. O primeiro que se tem do Halley, por exemplo, é de 239 a.C. O 13P/Olbers, que se aproxima da Terra neste mês, foi visto pela primeira vez em 1815 pelo astrônomo alemão Heinrich Wilhelm Olbers (1758-1840).

“O método é sempre mais ou menos o mesmo, o que muda são os instrumentos”, afirma Ogando. Em 2021, o cosmólogo brasileiro Pedro Bernardinelli, descobriu o maior cometa já avistado da Terra, chamado de C/2014 UN271 (Bernardinelli-Bernstein). Para isso, ele olhou para os céus -e para dados sobre corpos celestes- do passado por meio dos registros feitos pelo telescópio Hubble entre 2014 e 2019 e o ponto de luz distante chamou sua atenção.

Para observar corpos celestes, no entanto, nem sempre é preciso um telescópio moderno ou um banco de dados complexo. Algumas iniciativas, como a de Caça Asteroides, do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), permitem a observação do céu pela tela do computador. “A astronomia tem esse encantamento e tem formas acessíveis de descobrir coisas, não precisa ter acesso ao Hubble”, diz Ogando.

Foto Dan Bartlett

Por Folhapress

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!