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Educação

Revalida: 57% dos médicos diplomados no exterior reprovaram no exame

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Ainda assim, os índices são considerados satisfatórios pelo órgão, já que, em 2013, a taxa de reprovação era de 93%.

Apesar de o número de participantes e de aprovados serem crescentes nos últimos 5 anos, o Revalida – exame que certifica diplomas médicos expedidos no exterior – ainda reprova mais de 57% de seus candidatos, segundo dados do Ministério da Educação (MEC) divulgados nesta sexta-feira (1º). Ainda assim, os índices são considerados satisfatórios pelo órgão, já que, em 2013, a taxa de reprovação era de 93%. “É uma grande satisfação ver que temos aumentado a adesão à prova, que hoje tem a simpatia de toda a classe médica”, disse o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFCE) Henry Campos, representante da subcomissão do Revalida.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que a alta no número de participantes – em 2015, foram 1.031 candidatos a mais do que em 2014 – é em função da experiência vivida pelos profissionais do programa Mais Médicos, que atuam na atenção primária em locais remotos, estabelecidos pelo Ministério da Saúde, sob supervisão de médicos brasileiros. Embora esse seja o único caso em que a revalidação do diploma não seja necessária, “são médicos que se interessaram pelo País, querem ficar e se prepararam para ter um bom desempenho no exame”.

A maioria dos participantes ainda não vai bem (dos 3.993 que prestaram a segunda etapa em 2015, mais de 2,3 mil não passaram), mas Campos salienta que é um mito “a desconfiança das pessoas que se graduaram fora de que o exame seria feito para reprová-los” e também o argumento das entidades médicas de que a prova “facilitaria o ingresso desses médicos no mercado brasileiro”.

Por meio do Revalida, aplicado desde 2011, diplomas expedidos por faculdades de Medicina no exterior podem ser validados por mais de 44 universidades públicas brasileiras, dando ao médico o direito ao pleno exercício da profissão no País. A prova abrange cinco grandes áreas – clínica médica, ginecologia e obstetrícia, pediatria, cirurgia e medicina da família – e se dá em duas fases. Na primeira, uma prova escrita é aplicada em dez capitais, que contemplam as cinco regiões do Brasil. A segunda consiste em um teste de habilidades médicas que dura dois dias e pode ser realizado em Fortaleza (CE), Natal (RN), Campinas (SP) e Brasília (DF).

Os brasileiros que se graduaram no exterior são os que mais participam do Revalida e têm porcentual de aprovação de 41%. Bolivianos, colombianos e cubanos vêm em seguida na lista de nacionalidades mais frequentes na prova. 

Quem se formou no Uruguai teve a taxa de aprovação mais satisfatória – 70,8%. Já entre os diplomas argentinos, 69% foram revalidados. O índice é de 66% e 62% para certificados expedidos em Portugal e Espanha, respectivamente. Apesar de os participantes com diplomas expedidos na Bolívia serem a maioria no Revalida 2015 (mais da metade do total), a aprovação é de apenas 33%. Médicos aprovados no Revalida 2015 – 1.683, número equivalente a 35 turmas – estão automaticamente aptos a disputar vagas em programas de residência médica, frisou o MEC. 

Mercadante disse que os índices de aprovação colaboram para aumentar a oferta de médicos por mil habitantes no Brasil, ainda considerada “baixa”: 1,8. “Queremos em dez anos alcançar o patamar da Inglaterra, onde esse índice é de 2,7”. Ele afirmou que, para isso, também é preciso “acelerar a criação” de novos cursos de Medicina – 39 deles aguardam avaliação do Tribunal de Contas da União.

Do Estadão Conteúdo

Educação

Governo de Pernambuco inicia matrículas para 2025 com 77 mil vagas, enquanto professores aguardam novas nomeações

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O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), iniciou o cronograma de convocação dos novos professores da rede estadual. No entanto, o último chamamento, previsto para o dia 30 de novembro, ainda não foi realizado.

Até o momento, foram nomeados 1.956 professores em 30 de outubro e 1.609 professores em 14 de novembro, enquanto 1.036 profissionais ainda aguardam a nomeação. A expectativa é que os docentes, que atuarão nas 16 Gerências Regionais de Educação (GREs) espalhadas pelo estado, sejam convocados até o fim deste mês. No entanto, segundo a categoria, o que tem ocorrido é a falta de transparência por parte do Executivo estadual quanto ao atraso e à divulgação de uma nova data.O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação (Sintepe) tem exigido o cumprimento do cronograma anunciado pela governadora Raquel Lyra. Na tarde desta terça-feira (10), a categoria se reunirá com representantes da Secretaria de Educação para discutir o assunto. Além disso, aproveitará a presença do secretário Alexandre Schneider na reunião do Conselho Estadual de Educação, marcada para a manhã desta quarta-feira (11), para reforçar o apelo.

“O Governo do Estado não nos dá absolutamente nenhuma explicação, o que tem deixado os professores e professoras ansiosos e angustiados. Ele deveria emitir um comunicado informando que está se reorganizando, apresentando uma justificativa e uma nova data para as convocações. Isso é o que se exige de um gestor público”, afirmou a presidente do Sintepe, Ivete Caetano, em entrevista à coluna Enem e Educação.

A coluna também entrou em contato com o Governo de Pernambuco para questionar o motivo do atraso na convocação dos novos professores e solicitar informações sobre a nova data prevista para as nomeações. A matéria será atualizada assim que uma resposta for recebida.

Déficit preocupa concursados

No dia 23 de novembro, o Governo de Pernambuco nomeou 122 profissionais aprovados no último concurso realizado pela Secretaria Estadual de Educação. Os novos servidores foram chamados para ocupar cargos de analista em gestão educacional e assistente administrativo educacional.

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Educação

Recife abre concurso público para 400 vagas de Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE)

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A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, lançou nesta terça-feira (10), o edital do concurso público para o cargo efetivo de Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE). Esses profissionais têm um papel fundamental no acompanhamento e suporte de crianças com deficiência ou transtornos, incluindo aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O certame oferece 400 vagas e as inscrições poderão ser realizadas exclusivamente pela internet, no site do Instituto AOCP (www.institutoaocp.org.br), responsável pela organização do processo seletivo. O período de inscrições ficará aberto até o dia 6 de janeiro de 2025.

O certame está destinado a candidatos que tenham concluído o nível médio. A remuneração inicial bruta para um AADEE é de R$ 1904,23. Será acrescida ao vencimento a gratificação de apoio ao desenvolvimento escolar especial, no percentual de 20% sobre o vencimento básico, nos termos do Art. 7º da Lei Municipal nº 19.060/2023.

Também será observado para esses servidores o Plano de Cargos, Carreira, Desenvolvimento e Vencimentos. Além da prova prevista no certame, para o cargo é exigido exame psicotécnico.

Funções e edital

São funções do AADEE, apoio às atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência. Além disso, atua em todas as atividades escolares que forem necessárias, em todos os níveis e modalidades de ensino.

O edital e o link de inscrição também estarão disponíveis no Portal da Educação do Recife (www.portaldaeducacao.recife.pe.gov.br) e no Conecta RecifeAs provas estão previstas para o dia 09 de fevereiro.

“São profissionais que vão trabalhar com crianças com deficiência. A rede municipal tem uma demanda muito grande de AADES e a gente precisa atuar para garantir uma escola ainda mais inclusiva. A gente convoca cada um e cada uma para fazer parte desse concurso, para integrar o quadro de servidores da Secretaria de Educação do Recife, trabalhando com uma área tão nobre e importante”, destacou o prefeito João Campos, ao lado do secretário de Educação, Fred Amâncio.

A espera de novas convocações

No dia 4 de novembro, ao anunciar a abertura do processo de matrículas para alunos novatos na rede municipal do Recife, o secretário de Educação Fred Amâncio afirmou que a prefeitura convocará até o final deste ano novos professores e auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs), conforme o cadastro de reserva dos concursos públicos da Rede Municipal de Ensino realizados em 2023 e 2024.

“Para essa ampliação de vagas, a gente deve chamar agora no final ano, para 2025, tanto de professores como de ADIs, mas não considerando a necessidade atual. E sim, essa ampliação da Rede Municipal de Ensino, pois o volume de professores atende à demanda vigente”, afirmou Fred Amancio, na ocasião.

Em dezembro do ano passado, a Prefeitura do Recife nomeou mil novos professores aprovados no concurso público da Rede Municipal de Ensino do Recife.

O certame, o maior já realizado pela capital pernambucana, contemplou os cargos de Professor I (Educação Infantil e Anos Iniciais) e Professor II (Anos Finais), nas disciplinas de Artes, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática.

Já em junho deste ano, a gestão fez a convocação de mais 330 novos docentes – sendo 300 vagas destinadas para Professor I, e 30 para Professor II.

No caso do cargo de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (ADI), o último concurso público feito pela Secretaria de Educação do Recife foi realizado há cerca de dez anos. O novo certame foi lançado neste ano, diante da expansão da oferta de vagas em creches. Foram 300 vagas para ADI e 40 vagas para Nutricionista.

Fonte: JC

           

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Educação

Municípios pernambucanos são destaque nacional na alfabetização, mas ainda há desafios de implementação

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Pernambuco é um dos 13 estados brasileiros que alcançaram o Selo Ouro do Programa Nacional Cirança Alfabetizada (CNCA), promovido pelo Ministério da Educação (MEC). A iniciativa foi criada com objetivo de reconhecer os esforços de gestores estaduais e municipais em garantir o direito à alfabetização.

A premiação será entregue em cerimônia nesta quarta-feira (11), em Brasília. Ao todo, 165 municípios pernambucanos participaram do processo de avaliação, dos quais 82 foram agraciados com o Selo Ouro.

Entre os premiados na Região Metropolitana, destacam-se Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Recife (com nota máxima de 100 pontos), Goiana, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes e Olinda. No interior, cidades como Bodocó, Jupi, Toritama, Tacaimbó, Salgueiro, Taquaritinga do Norte e Venturosa receberam o Selo Prata.

Já o Selo Bronze foi entregue a municípios como Camaragibe, Itamaracá, Paudalho, Tacaratu, Passira, Carpina e Tupanatinga.

Adesão ao Selo

Para aderir ao Selo, foi realizada uma análise de documentos comprobatórios de ações estruturantes e do cumprimento de condicionalidades específicas definidas pelo MEC, em conformidade com as diretrizes e objetivos estabelecidos pelo Decreto nº 11.556, de 12 de junho de 2023, com a atuação de articuladores estaduais da Renalfa (para as secretarias estaduais e distrital) e da Renalfa (municipais).

Estes articuladores foram designados por meio da portaria de nomeação publicada e cadastrada no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (SIMEC). No ranking nacional, apenas quatro estados nordestinos — Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí — conquistaram o Selo Ouro.

Pontuação

Para conquistar o Selo Ouro, o Estado precisaria atingir 85 pontos. Pernambuco obteve o somatório de 90 pontos, sendo a decisão resultante acordada por todos os avaliadores.

No sistema de avaliação estavam: ações estruturantes e de integração com o território estadual (onde Pernambuco obteve nota máxima em todos os critérios); a institucionalização da política de alfabetização; a implementação da política de alfabetização e de ações de formação docente; além da distribuição de materiais complementares.

Desafios ainda precisam ser enfrentados

Apesar do destaque nacional, um levantamento do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), divulgando no dia 26 de novembro, apontou desafios na execução do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Entre os 184 municípios pernambucanos avaliados, apenas 29% elaboraram e publicaram uma Política de Alfabetização, como exige o programa, e apenas 43% possuem um sistema municipal de avaliação para monitorar os avanços das crianças.

O estudo, conduzido pelo Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa, analisou pontos como planejamento, formação de professores e infraestrutura escolar. De acordo com o TCE-PE, a falta de recursos e a ausência de políticas locais de formação docente são os principais obstáculos para a efetividade do programa.

Nazli Leça, gerente de fiscalização da Educação do TCE-PE, reforçou a importância do monitoramento contínuo.

“O Tribunal de Contas de Pernambuco tem como missão fiscalizar a aplicação dos recursos públicos e garantir que as políticas públicas sejam efetivas. A fiscalização do CNCA é essencial para assegurar que esse programa seja executado de forma eficaz, proporcionando às crianças uma educação de qualidade”, disse.

Compromisso Nacional

Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é realizado em regime de colaboração entre a União e os entes federados. O intuito é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na Meta 5 do PNE. O CNCA busca, ainda, assegurar a recomposição das aprendizagens. Seu foco é a alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, tendo em vista o impacto da pandemia para esse público.

O compromisso não propõe uma resposta única ou centralizada para todo o país. Cada estado, em colaboração com seus municípios, elaborará sua política de alfabetização do território de acordo com as suas especificidades.

Fonte: JC

           

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