Conecte-se Conosco

Esporte

Sander marca, ofusca estreia de Douglas Costa, e Sport vence o Grêmio

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Nem mesmo a estreia de Douglas Costa evitou que o Grêmio continuasse com seu pior início de Brasileirão na era dos pontos corridos. Na Ilha do Retiro, o Sport dominou a primeira etapa, soube administrar na segunda e, com o gol de falta de Sander, venceu por 1 a 0 na noite desta quinta-feira (17), pela quarta rodada.

Com o resultado, o Rubro-Negro sobe para a 11ª colocação, com quatro pontos ganhos. Já o Tricolor, com três derrotas, permanece na lanterna do torneio, ainda sem pontuar.

O Sport encara na próxima rodada o Juventude, domingo (20), em Caxias do Sul. O Tricolor só voltará a campo na próxima quinta-feira (24), diante do Santos, em Porto Alegre. A partida diante do Cuiabá que seria realizada no domingo foi adiada pela CBF em função do estado do gramado do estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra, que iria receber a partida.

Na minha casa, mando eu

O Sport dominou o Grêmio na primeira etapa. O Leão da Ilha foi superior durante quase todo o tempo e foi premiado com o belo gol de Sander em cobrança de falta, aos 33 minutos. Os visitantes não conseguiram acertar a saída de bola e faltou apoio do meio-campo, que foi pouco efeito. Por outro lado, o Sport soube se portar muito bem, controlando a posse de bola e finalizando com perigo.

Com duas mudanças no intervalo, o Tricolor voltou melhor para segunda etapa e criou mais oportunidades para marcar. Douglas Costa teve 30 minutos para tentar alguma coisa, mas o Leão da Ilha soube se segurar, sem grandes sustos. Cansado, o time até teve chances de contra-ataque, porém não aproveitou.

A estreia de Douglas Costa

Com a melhora da equipe no segundo tempo, Tiago Nunes mandou Douglas Costa a campo com 17 minutos. Atuando mais pela direita, o atleta, sem ritmo de jogo, não brilhou. O Leão da Ilha contou com o apoio da forte chuva que caiu e conseguiu controlar bem as ações ofensivas do Imortal depois de sua entrada. Sander, autor do gol, foi um dos responsáveis por anular qualquer ação mais importante do camisa 10 gremista. Sua única finalização ao gol veio aos 47 minutos e Maílson segurou firme.

Hayner quase marca, mas para os dois lados

Atuando em casa, o Rubro-Negro tomou a iniciativa do jogo desde o primeiro minuto. Criou as principais jogadas e conseguiu a primeira grande chance com Hayner. Aos 11 minutos, ele apareceu pela direita e ficou cara a cara com o goleiro Paulo Victor, mas acabou recuando a bola. No entanto, o jogador do Sport quase fez contra cinco minutos depois. O lateral tentou desviar o cruzamento de Jhonata Robert e acabou acertando a trave da própria meta.

Grêmio melhora e para no impedimento

Após a bola na trave, o Tricolor melhorou e até conseguiu balançar a rede. Maílson defendeu a cabeçada de Diego Souza, mas deu o rebote para Thiago Santos marcar de cabeça. A arbitragem logo anotou o impedimento do meia, que foi confirmado pelo VAR.

Leão retoma controle

Apesar do clima quente na partida, com muita discussão, o time da casa soube administrar bem a partida, fazendo um excelente primeiro tempo. A exibição foi premiada aos 33 minutos, com o gol de Sander. O lateral cobrou bem a falta e contou com o desvio fundamental de Diego Souza na barreira para enganar o goleiro Paulo Victor e inaugurar o marcador na Ilha do Retiro. O tento não mudou muito o cenário do duelo, que foi para o intervalo com muita reclamação, principalmente por parte dos jogadores do Grêmio contra o atacante André.

Tiago Nunes põe o time para frente

Na volta do intervalo, o Imortal veio com duas mudanças. Diogo Barbosa, que tinha uma boa possibilidade até de começar jogando, entrou na vaga de Cortez na lateral esquerda. No meio-campo, uma troca de volantes: Thiago Santos por Victor Bobsin. Apesar de não mudar na estrutura, as alterações deram liga e o Grêmio passou a atacar mais. Ferreira teve a chance de cabecear sozinho aos 7, mas tocou fraco na bola. Já Matheus Henrique bateu firme de fora da área e fez Maílson trabalhar mais.

Cansaço bate

Do meio para o final da segunda etapa, o volume de jogo caiu bastante. Os times estavam cansados, o que prejudicava o poderio ofensivo dos visitantes e a velocidade na hora de encaixar o contragolpe para o Sport. Tréllez tropeçou quando teve a chance, André finalizou para longe. Quem criou a melhor jogada foi Sander, que disparou pela esquerda e inverteu o lance, até que Patric se confundiu com a bola e matou o ataque.

Chuva de cartões

Um alto número de cartões amarelo foi apenas o reflexo de um jogo muito disputado e brigado debaixo de uma forte chuva que caiu após o intervalo. Somente entre os 43 minutos do primeiro tempo e os 4 do segundo, foram cinco (dois para os mandantes e três aos visitantes). Os dois clubes reclamavam muito com o árbitro Denis da Silva Serafim a cada falta ou lance mais pegado.

FICHA TÉCNICA:

SPORT 1 x 0 GRÊMIO
Data e hora: 17/06/2021 (quinta-feira), às 19h (de Brasília)
Local: Ilha do Retiro, no Recife (PE)
Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL)
Auxiliares: Esdras Mariano de Lima Albuquerque (AL) e Brigida Cirilo Ferreira (AL)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN)
Gol: Sander, aos 33min do primeiro tempo (SPO)
Cartões amarelos: Iago Maidana, Paulinho Moccelin, Gustavo e Tréllez (SPO); Matheus Henrique, Luiz Fernando, Kannemann e Rafinha (GRE).

SPORT: Maílson, Hayner (Tréllez), Rafael Thyere, Iago Maidana, Sabino e Sander; Marcão Silva, Thiago Lopes (José Welison) e Marquinhos (Gustavo Oliveira); André (Neílton) e Paulinho Moccelin (Patric). Técnico: Umberto Louzer

GRÊMIO: Paulo Victor; Rafinha, Geromel, Kannemann e Cortez (Diogo Barbosa); Thiago Santos (Victor Bobsin), Matheus Henrique (Jean Pyerre) e Jhonata Robert; Luiz Fernando (Douglas Costa), Diego Souza e Ferreira (Ricardinho). Técnico: Tiago Nunes

Por UOL

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Esporte

Prefeita de Paris cumpre promessa e mergulha no rio Sena

“We did it”, disse a prefeita, em inglês, após o mergulho de cinco minutos.

Publicado

em

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, mergulhou no Sena na manhã desta quarta-feira (17) para demonstrar que o rio tem condições de receber as provas da maratona aquática e da natação do triatlo nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris.
“We did it”, disse a prefeita, em inglês, após o mergulho de cinco minutos.

O bom tempo em Paris -sol, 22 graus- favoreceu o mergulho. Segundo a prefeitura, a água estava a 20 graus.
Adiado várias vezes, o mergulho pré-olímpico é um marco simbólico para os organizadores do megaevento, depois de um investimento de 1,4 bilhão de euros (cerca de R$ 8 bilhões) na despoluição do rio que atravessa a capital francesa. A cerimônia de abertura dos Jogos será no dia 26.

Além de Hidalgo, pulou na água Tony Estanguet, presidente do Comitê Organizador dos Jogos e tricampeão olímpico de canoagem. Outras autoridades também mergulharam. O trecho do rio que foi escolhido fica a pouco mais de cem metros do Hôtel de Ville, sede da prefeitura parisiense.

“São anos de trabalho. É um momento simbólico. A menos de dez dias dos Jogos, aí está, o plano para o mergulho deu seus frutos”, disse Estanguet.

Na semana passada, a ministra francesa dos Esportes e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, Amélie Oudéa-Castéra, antecipou-se a Hidalgo e mergulhou no Sena, em roupa de mergulho que cobria quase todo o corpo.

Anne Hidalgo, 65, mergulhou menos coberta, usando um maiô preto de neoprene. “Não tenho medo do frio”, afirmou, em uma aparente indireta à ministra.

Oudéa-Castéra pertence ao partido Renascimento, do presidente Emmanuel Macron, de centro, e é adversária política da prefeita. Macron, que também prometeu mergulhar no Sena antes dos Jogos, tinha sido convidado por Hidalgo para o banho de rio desta quarta-feira, mas não compareceu.

Questionada pela Folha sobre a ausência de Macron, a prefeita desconversou, sorridente: “Desfrute da alegria de um banho na cidade mais bonita do mundo.”

Apesar do mergulho, ainda há dúvidas sobre a balneabilidade do Sena para as provas olímpicas e paralímpicas. Medições do nível de coliformes fecais são feitas diariamente. Caso nos dias de competição a qualidade da água seja insuficiente, as provas serão adiadas ou transferidas para outro local.

A Prefeitura de Paris anunciou que no ano que vem o banho no rio será permitido em três pontos do Sena, um legado dos Jogos para a população parisiense. Desde 1923 é proibido nadar no rio, devido à má qualidade da água, receptáculo histórico do esgoto de residências e indústrias da região e do lixo carregado pela água da chuva.

Até os anos 1970, ainda era comum ver parisienses desafiarem a interdição e mergulharem.

Como provocação a Hidalgo, um grupo de gaiatos chegou a criar uma hashtag na internet, #jechiedanslaseine (literalmente, #eucagonosena), incitando a população a defecar no rio para sabotar o mergulho da prefeita.

Foto Getty

Por Folhapress

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Esporte

Eficiência ofensiva preocupa e Tite esgota alternativas no Flamengo

A pontaria do time tem sido prioridade no trabalho da equipe técnica.

Publicado

em

A falta de eficiência foi um dos grandes problemas do Flamengo nos dois últimos tropeços no Brasileiro. Preocupação da comissão técnica, a pontaria tem sido prioridade no trabalho.

O QUE ACONTECEU

Nos tropeços recentes, números sem resultado. A equipe até ultrapassou a casa dos 500 passes (antes ficava acima dos 300), chegou a uma média de 20 chutes contra Cuiabá e Fortaleza, mas marcou apenas um gol em cada partida.
Há um entendimento de que o período de descanso pode ajudar nesse sentido. Com a sequência de partidas e sem muitas alternativas para rodar o time, o elenco sentiu o cansaço.

O Flamengo já havia sofrido com a eficiência nos primeiros jogos da temporada. Os próprios jogadores ligaram o alerta sobre a necessidade de serem mais efetivos, especialmente em partidas mais complicadas.

JÁ FOI MELHOR…

A letalidade se tornou marca do Flamengo durante a maior parte da Copa América. Recheado de desfalques e com poucas alternativas no banco de reservas, o grupo trabalhou bastante a ideia da eficiência, já que em alguns momentos o time precisou jogar de maneira um pouco mais conservadora.

Essa meta rendeu bons resultados. Nos sete primeiros jogos, quando engatou boa sequência e se firmou como líder, a média de finalizações foi baixa, mas o aproveitamento nas finalizações garantiu 13 gols.

VÁRIOS NOMES TESTADOS

Os problemas de lesão fizeram Tite testar tudo que era possível. As baixas se somaram aos nomes da Copa América e tornaram a vida da comissão técnica mais complicada na hora de escalar.

Everton Cebolinha passou o período quase todo fora. Ele deve retornar contra o Criciúma, no sábado, em Brasília. O atacante está treinando com o elenco normalmente. A ausência do camisa 11 causou dor de cabeça.

Bruno Henrique foi outro a ter problemas. Lesionado, o atacante desfalcou a equipe diversas vezes. Quando teve condições de jogo, voltou a ganhar minutos importantes como titular, mas foi irregular.

Vários nomes foram testados no ataque. Luiz Araújo se destacou. No ultimo jogo, diante da necessidade de marcar, Tite terminou com os três centroavantes que tem à disposição: Pedro, Gabigol e Carlinhos. Mesmo assim, o Flamengo não balançou a rede.

Matheus Gonçalves ganhou minutos. Sem opções de pontas, Tite recorreu ao jovem, pouco utilizado até aqui. O desempenho do lado direito fez o treinador pedir que Luiz Araújo mudasse de setor.

Procura-se um ponta. O clube já buscava um jogador para o setor desde o início do ano, quando tentou Luiz Henrique, mas segue atento a oportunidades.

Foto Getty

Por Folhapress

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Esporte

Federações olímpicas questionam segurança de realizar eventos nos EUA

Entidades questionam a capacidade de os Estados Unidos organizarem eventos seguros para todos os envolvidos.

Publicado

em

A entidade que reúne todas as federações internacionais de modalidades olímpicas (Fifa, FIVB, World Athletics, etc) divulgou uma dura carta questionando a capacidade de os Estados Unidos organizarem eventos seguros para todos os envolvidos.

A preocupação não tem a ver com os episódios de violência na final da Copa América de futebol masculino, domingo (14), em Miami, mas com uma investigação criminal que está sendo conduzida nos EUA e que tem como alvo a Wada, Agência Mundial Antidoping.

Em resumo, o problema é que dirigentes e atletas podem ser presos ao pisar nos Estados Unidos para participar de um evento esportivo se a Justiça daquele país entender que os EUA foram lesados em qualquer caso de doping. Mesmo quando o sistema internacional entende que não houve doping.

“A investigação criminal sobre um caso antidoping em solo estrangeiro e a posição recente da Agência Antidoping dos EUA ameaçam minar o papel e a independência da Wada e, por extensão, a confiança no sistema global antidoping e a autonomia das regras e regulamentos esportivos”, disse a associação das federações internacionais, a ASOIF.

Em 2020, na esteira das denúncias de doping praticados pela Rússia, o Congresso dos EUA aprovou e o então presidente Donald Trump sancionou lei que permite aos EUA julgar, condenar e prender quem cometer doping em qualquer lugar do mundo em qualquer tipo de correlação com os EUA. Por exemplo: quem se dopar e competir contra um norte-americano.

Agora, a pedido de um comitê da Câmara, o FBI investiga o suposto doping de 23 nadadores chineses às vésperas de Tóquio-2020. Eles testaram positivo para a mesma substância e convenceram a agência antidoping da China que foram contaminados pela carne de um hotel onde estavam hospedados.

O caso foi revelado pelo jornal The New Yor Times, que levantou dúvidas sobre a legalidade do processo, que foi chancelado pela Wada. Nos EUA, a narrativa que prevaleceu no comitê da Câmara, com apoio de republicanos e democratas, é que a Wada pode ter feito vistas grossas para o doping dos chineses após receber maior financiamento da China (os EUA são, de longe, os maiores doadores da Wada).

Na terça passada (9), o promotor suíço aposentado Eric Cottier divulgou seu relatório independente no qual avaliou que a Wada não fez nada de errado no caso dos chineses. “Não há nada nos arquivos que sugira que a Wada demonstrou favoritismo ou deferência, ou de alguma forma favoreceu os 23 nadadores que testaram positivo para TMZ”, escreveu Cottier.

Foi um relatório independente, do jurista canadense Richard McLaren, que serviu como justificativa para diversas punições à Rússia. Mas agora a agência antidoping dos EUA questiona esse tipo de expediente. “Foi mais um exercício do tipo check-the-box egoísta”, disse Travis Tygart, presidente da USADA, a agência antidoping dos EUA, defendendo que o caso seja investigado pelo Departamento de Justiça dos EUA.

O Comitê Olímpico Internacional (COI), porém, respaldou o relatório. “Com base neste relatório, o COI reafirma sua total confiança na Wada e em sua liderança, que implementaram uma série de iniciativas que fortaleceram o sistema nos últimos anos”, disse o COI.

“O COI apela a todas as partes interessadas para que respeitem a autoridade suprema da Wada na luta contra o doping. Esse respeito forma a base sobre a qual a Wada foi fundada pelos governos do mundo e pelo Movimento Olímpico. Esse respeito é essencial para qualquer competição internacional justa”, continuou o COI, que daqui a quatro anos vai organizar as Olimpíadas nos EUA.

Agora, é a segurança de um evento assim que a poderosa ASOIF questiona. “A investigação extraterritorial dos EUA levanta dúvidas sobre a segurança pessoal de atletas, autoridades esportivas e representantes de organizações esportivas internacionais e a confiança com a qual eles podem viajar para os EUA para competições e compromissos esportivos internacionais”, disse a ASOIF.

A entidade indicou que eventos das federações (como Mundiais) podem deixar os EUA, que também serão sede da próxima Copa do Mundo de futebol. “A investigação pode levar as Federações Internacionais (IFs) a considerar os riscos de conceder eventos internacionais futuros aos EUA.”

Foto Getty

Por Folhapress

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!