Conecte-se Conosco

Política

Temer fala em ‘redobrar esforços’ para ajudar brasileiros em Nice

Publicado

em

O presidente da República em exercício, Michel Temer, determinou que o Itamaraty “redobre os esforços” para dar assistências aos brasileiros atingidos pelo atentado em Nice, na França, e disse que “todos os meios do governo federal” serão colocados à disposição das famílias. A informação foi divulgada por meio de nota pela assessoria de Temer.

Na noite de quinta-feira (14), um caminhão atropelou diversas pessoas que assistiam à queima de fogos em comemoração ao 14 de Julho, Dia da Bastilha, em Nice, no sul da França.

Pelo menos três brasileiros continuam desaparecidos após o ataque, que matou pelo menos 84 pessoas, segundo informou à BBC Brasil a cônsul-geral do Brasil em Paris, Maria Edileuza Fontenele Reis.

Até o momento, 16 vítimas fatais do atentado, cometido com um caminhão frigorífico pelo tunisiano Mohamed Lahouaiej Bouhlel ainda não foram identificadas.

Relatos
Testemunhas relataram que o ataque em Nice foi seguido de correria e pânico.

A estudante franco-brasileira Gabriella Secret, de 22 anos, estava no meio da multidão no momento do ataque. “Eu cheguei por lá por volta das 22h. Estava muito lotado desde a praia até a avenida [Promenade des Anglais], que é bem ampla. De repente, todo mundo começou a correr. Ninguém sabia o que estava acontecendo. Ouvi tiros mas ninguém sabia se eram os policiais ou se era um criminoso”, diz Gabriella.

Ela relatou que estava perto do ponto onde o caminhão parou. “Eu peguei o celular e corri, deixei minha bolsa para trás. Os policiais não pediam calma. Eles pediam para a gente correr. Fomos para um estacionamento aberto. Ficamos lá por uma hora e meia mais ou menos mas parecia muito mais que isso. Ventava e chovia. A bateria do meu celular só deu para ligar para a minha mãe. Não cheguei ver pessoas feridas, ainda bem. Dei uma olhada rapidinho nas imagens, mas nem sei se vou querer ver. Foi horrível”

Leia a íntegra da nota de Temer:

“O presidente da República em exercício, Michel Temer, determinou hoje ao Ministério das Relações Exteriores que redobre os esforços para dar total assistência aos brasileiros atingidos pelo atentado na cidade francesa de Nice. Todos os meios do governo federal serão colocados à disposição das famílias na busca de informações e para atender suas eventuais demandas por auxílio neste momento.”

(Do G1 Brasília)

Política

‘São duas pessoas altamente qualificadas’, diz Lula sobre indicações de Dino e Gonet

“Espero que o Senado estude, analise o nome deles, faça o debate que quiser fazer”, disse o presidente da República.

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (29) que se não indicasse Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF) e Paulo Gonet para a Procuradoria Geral da República (PGR) agora, não daria tempo de o Senado discutir os nomes antes do recesso – que começa no fim de dezembro.

“Espero que o Senado estude, analise o nome deles, faça o debate que quiser fazer”, disse o presidente da República. “Se eu não fizesse agora, não teria tempo de colocar em debate […] antes do encerramento das atividades do Congresso Nacional”, declarou ele.

“Acho que são duas pessoas qualificadas, altamente qualificadas, para assumir tanto a Suprema Corte quanto na Procuradoria Geral da República”, disse o petista.

Lula deu as declarações a jornalistas em Riad, capital da Arábia Saudita, depois de uma série de compromissos no local. Ele está a caminho de Doha, no Catar. O Planalto anunciou os nomes de Dino e Gonet na segunda-feira, 27, horas antes de o presidente deixar o país.

A viagem também incluirá Dubai, nos Emirados Árabes, onde o petista participará da Conferência do Clima. Depois, ele irá para a Alemanha. Na volta ao Brasil, Lula participará da reunião do Mercosul no Rio de Janeiro. O presidente só deve estar de volta a Brasília no dia 8 ou 9 de dezembro.

Foto Getty

Por Estadão

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Política

Oposição no Senado busca diálogo de bastidores para tentar barrar indicação de Flávio Dino ao STF

Publicado

em

Senadores da oposição traçaram uma estratégia “silenciosa” para tentar barrar a indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF) do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB-MA).

A ideia é usar o mesmo método que a oposição acredita que causou a derrota da indicação à Defensoria Pública da União (DPU) de Igor Roque, no mês passado. Uma das opções é apostar em diálogos de bastidores.

Para a oposição, a estratégia “silenciosa” foi um dos fatores que causou a derrota do indicado à DPU e que constrangeu o governo.

Assim, parte dos oposicionistas quer apostar no diálogo, pedindo votos contrários. Um dos parlamentares acredita que para conseguir os 41 votos para barrar a indicação, a oposição teria que ter os 32 votos que foram dados ao senador Rogério Marinho (PL-RN) e convencer mais nove senadores.

Outras estratégias incluem argumentar que Dino foi juiz federal por “apenas” doze anos e, portanto, não teria notório saber jurídico, uma das condições para a indicação à vaga de ministro do STF.

A agenda progressista de Dino também é um fator que será utilizado como argumento para “atacar” a imagem do ministro.

Apesar da tentativa de insistir em barrar a indicação, a oposição admite que a indicação de Dino deve passar com tranquilidade na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), do Senado. Por isso, esses parlamentares querem insistir nos discursos principalmente na votação no plenário.

Fonte: CNN

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Política

Cleitinho declara voto contra a indicação de Flávio Dino para o STF

Publicado

em

Em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (28), o senador Cleitinho (Republicanos–MG) declarou posição contrária à aprovação do nome de Flávio Dino, atual ministro da Justiça, para a vaga deixada por Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF). O senador criticou a indicação, alegando que existe uma “motivação política”. Cleitinho também criticou o atual modelo de definição de nomes para o STF, destacando que é necessário alterar a forma de escolha.

— O próprio presidente indicando o Flávio Dino! Depois, se tiver alguma ação contra o presidente, quem vai julgar é o Flávio Dino, é o advogado do presidente. […]. Se fosse o Bolsonaro, como presidente, que tivesse indicando o advogado dele ou o ministro dele, eu votaria contra. Para mim, é uma questão de transparência.

O parlamentar fez um apelo aos senadores para barrar essa nomeação para a Suprema Corte. Ele enfatizou que tem recebido pedidos da população para votar contra a indicação.

— Eu quero chamar a atenção aqui, principalmente para os senadores que foram eleitos com pautas conservadoras, de direita: a gente precisa de 40 senadores para barrar o Flávio Dino. Para quem fala que é de direita conservadora, tem que votar contra […]. Eu já recebi mais de mil mensagens de ontem para hoje pedindo para não votar nele. Eu sou empregado de vocês — disse.

Fonte: Agência Senado

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!