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Educação

UnB reforça segurança em 1ª aula de curso sobre ‘Golpe de 2016’

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A sala inicialmente separada para as atividades foi trocada.

“Como vocês devem saber, essa disciplina causou um certo alvoroço”, disse o professor Luiz Felipe Miguel no início da primeira aula sobre “o golpe de 2016” na UnB (Universidade de Brasília). Alvo de polêmica, o encontro da disciplina “Tópicos Especiais em Ciências Políticas: O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil”, do curso de graduação em Ciências Políticas, foi cercada nesta segunda (5) de medidas extras de segurança.

A sala inicialmente separada para as atividades foi trocada por outra em um prédio ao lado, no Instituto de Ciência Política, em uma área menos movimentada.

“Há males que vêm para bem: nos deram uma sala de aula com ar condicionado, o que é uma vantagem”, brincou Miguel. “Mas também há preocupação para que esse curso ocorra da maneira mais tranquila e normal possível.”

No início das aulas, o professor informou que a participação de alunos que não estivessem matriculados seria vetada. A lista de presentes foi verificada antes das atividades. A reportagem não pôde acompanhar.

Segundo a universidade, a mudança de sala ocorreu por segurança, devido ao receio de tumultos. Em outra medida, alunos foram orientados a não gravar o conteúdo. Havia o temor de que falas fossem deturpadas.

Para o professor, há “alvoroço artificial” sobre a disciplina. “É uma aula normal.” A discussão ganhou destaque depois de o ministro da Educação, Mendonça Filho, pedir uma apuração para verificar se houve “improbidade administrativa” dos criadores da disciplina -que, segundo a ementa, tem entre os objetivos “entender os elementos de fragilidade do sistema político” que “permitiram a ruptura democrática” de 2016.

Aluna de história, Aline Nóbrega, 34, aprovou a aula. “Foi mais um apanhado histórico de alguns conceitos. Acho importante, pois as pessoas discutem tanto a palavra e não têm esses conceitos básicos do que é golpe e do que ao longo da história essa palavra representa.”

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Educação

UFPE oferece mais de 7 mil vagas para o Sisu 2025

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Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) divulgou o quantitativo de vagas que serão oferecidas aos candidatos no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2025 para ingresso nos cursos de graduação presencial da instituição.

Ao total, serão 7.052 vagas em 99 cursos presenciais, sendo 5.562 delas no Campus Recife, 1.060 no Centro Acadêmico do Agreste (CAA) e 430 no Centro Acadêmico de Vitória (CAV).

São 40 vagas a mais do que foi ofertado em 2024, sendo 30 novas vagas para o curso de Sistemas de Informação e dez a mais para Engenharia de Energia.

Seleção pelo Sisu 2025

A UFPE selecionará os candidatos para seus cursos de graduação presencial por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC).

Apenas seis cursos não participam do Processo Seletivo UFPE, no Sisu 2025, porque são regidos por resoluções específicas. São eles:

  • Música (Canto) – bacharelado
  • Música (Instrumento) – bacharelado
  • Música – licenciatura
  • Dança – licenciatura
  • Licenciatura Intercultural Indígena
  • Licenciatura em Letras – Língua Brasileira de Sinais (Libras),

No processo, será assegurada a reserva de vagas aos candidatos de escola pública autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas e às pessoas com deficiência (PcD).

As vagas reservadas por curso serão divulgadas, ainda sem data divulgada, nos editais complementares da UFPE, bem como no Termo de Adesão ao Sisu 2025. Os documentos serão publicados na página do Sisu | UFPE 2025.Nesse último, também será possível acompanhar as listas de espera contendo as vagas eventualmente não ocupadas ao fim da primeira chamada.

Fonte: JC

           

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Educação

Senar-PE abre inscrições para cursos técnicos gratuitas, incluindo vagas em Petrolina e Serra Talhada

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O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar-PE) está com inscrições abertas para processo seletivo dos cursos técnicos gratuitos em Agropecuária, Agricultura e Zootecnia.

A instituição disponibilizou 75 vagas destinadas a jovens e adultos que desejam se capacitar para atuar no segmento agropecuário. São 25 para o curso de Agropecuária em Serra Talhada, 25 para Agricultura em Petrolina e 25 para Zootecnia em Bezerros.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no site oficial do processo seletivo. A seleção vai priorizar produtores rurais, seus familiares ou colaboradores, reafirmando o compromisso do Senar-PE com o desenvolvimento agrícola. Todos os cursos são certificados pelo MEC e pelo Conselho Federal de Técnicos Agrícolas.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

           

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Educação

Saiba como será a avaliação prática do Enade Licenciaturas

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Após a aplicação das provas teóricas da primeira edição do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) Licenciaturas 2024, neste domingo (24), os participantes devem ficar atentos ao prazo final, em 5 de dezembro, para o preenchimento do questionário de avaliação prática (AP) pelo estudante. O exame avalia os cursos que formam os futuros professores para a educação básica.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicador do exame, o chamado Questionário de AP do estudante serve para avaliação de conhecimentos, competências e habilidades práticas, e aplicado durante os estágios supervisionados obrigatórios, previstos nas diretrizes curriculares nacionais.

Após a entrega do questionário, os estudantes serão avaliados durante a regência de classe de uma aula observada. O objetivo é coletar informações a respeito das características e das condições de trabalho do docente. Os estágios supervisionados são obrigatórios e devem ser realizados em escolas de educação básica públicas ou privadas.

A parte prática é uma das novidades do exame. Pela primeira vez, o Enade tem uma avaliação da prática dos estudantes de graduação direcionadas à docência.

No sábado, antes da avaliação teórica, os inscritos no Enade Licenciaturas já tiveram que preencher o questionário do estudante, específico para coletar informações que caracterizam o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos de formação até o ensino superior. As informações são consideradas pelo Inep como relevantes para compreender a realidade dos cursos de graduação e das IES.

Avaliação obrigatória

O Enade é componente curricular obrigatório e é condição necessária para a conclusão do curso de graduação. Por isso, a inscrição dos estudantes de cursos de licenciatura habilitados à avaliação teórica ou à avaliação prática, vinculados às áreas avaliadas, é obrigatória para todos, conforme critérios de habilitação estabelecidos em edital.

Nesta edição, estão sendo avaliados os desempenhos dos futuros docentes de 17 áreas de conhecimento: artes visuais; ciências biológicas; ciências sociais; computação; educação física; filosofia; física; geografia; história; letras (inglês); letras (português); letras (português e espanhol); letras (português e inglês); matemática; música; pedagogia e química.

Enade

Realizado anualmente pelo Inep, o exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. Os resultados das provas do Enade são usados para cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior e compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O exame também tem o objetivo de construir e aperfeiçoar políticas públicas educacionais e serve, também, como guia para que as próprias instituições de ensino superior melhorem os processos pedagógicos.

Fonte:Ag^rncia Brasil

           

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