Conecte-se Conosco

Educação

Vacina, abuso infantil e redes sociais: o que pode virar tema da redação do Enem 2022

Ela será aplicada no próximo domingo (13), primeiro dia de provas, junto com o teste de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e o de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Na reta final para o Enem 2022, é preciso estar preparado não apenas para as provas objetivas, mas também para a redação.

Ela será aplicada no próximo domingo (13), primeiro dia de provas, junto com o teste de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e o de Ciências Humanas e suas Tecnologias. No domingo seguinte, 20 de novembro, os candidatos realizam as provas Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

A redação do Enem obedece a uma estrutura básica, composta pela apresentação do tema, a defesa de um ponto de vista baseada em argumentos e, por fim, uma proposta de intervencao social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto.

Todas as orientações para produzir uma boa redação constam na Cartilha do Participante, disponível no site do Inep.

Apesar de ser um texto dissertativo-argumentativo, ele não propõe ao candidato assumir um lado dentro de um debate, diferentemente de vestibulares mais tradicionais, como o da Fuvest.

“Trata-se de uma situação-problema. Não se espera, portanto, uma tese de opinião, mas uma tese de constatação. Deve-se constatar a gravidade desse problema e tentar resolvê-lo ou atenuá-lo”, explica o professor Wellington Borges Costa, coordenador de Redação do curso pré-vestibular Etapa, em São Paulo.

A avaliação é baseada em cinco competências, cada uma valendo 200 pontos:

AS COMPETÊNCIAS AVALIADAS NA REDAÇÃO DO ENEM

Competência 1

Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

Competência 2
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.Mais do que conseguir ir bem em todas as competências, algo que tira o sono dos candidatos é o tema da redação.

Confiras seis apostas para a edição de 2022 dos professores ouvidos pela reportagem:

DECLÍNIO DA COBERTURA VACINAL

O Brasil, que já foi referência nas campanhas de vacinação, tem amargado números cada vez mais preocupantes na cobertura vacinal. Hoje, corre-se o risco até mesmo do retorno da poliomielite, que já havia sido erradicada. Até o fim de outubro, apenas 61% das crianças menores de cinco anos haviam sido vacinadas contra a pólio, segundo dados do SI-PNI obtidos pela plataforma DataSUS -ainda longe dos 95% necessários.

IMPACTO DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO

A Covid-19 afetou a sociedade em diversos aspectos, incluindo o aumento da evasão escolar. Um estudo feito pelo Ipec, a pedido do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), mostrou que 1 em cada 10 jovens entre 11 e 19 anos abandonou os estudos durante a pandemia e não retornou para a escola no Brasil.

IMPACTO DAS MÍDIAS SOCIAIS

É impossível negar o quanto as redes sociais afetam nossa linguagem e a vida pessoal, profissional, cultural, ainda mais em ano de eleições no Brasil, como foi em 2022. Um levantamento do Datafolha, realizado em julho deste ano, relatou que 53% dos eleitores com contas em redes sociais ou em aplicativos de mensagens diziam já ter mudado de comportamento para evitar atritos com amigos e familiares nos meses anteriores à pesquisa.

PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO

A crise econômica, que foi ainda mais consolidada com a pandemia, impulsionou o aumento de pessoas trabalhando como entregadores e motoristas de aplicativo -fenômeno conhecido como “uberização”. Ao mesmo tempo em que novos empregos surgiram, ocorreu um processo de precarização do trabalho, já que essas pessoas não possuem vínculo empregatício com as empresas para as quais prestam serviço.

MOBILIDADE URBANA

Resolver os problemas de mobilidade urbana no Brasil é um grande desafio. Em São Paulo, por exemplo, só 12% da população com renda de até meio salário mínimo vive a até 1 km de estações de metrô e trem, segundo levantamento realizado pelo ITDP (Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento). O estudo mostra que, para quem ganha mais de três salários mínimos, esse índice sobe para 36%.

ABUSO INFANTIL

Uma pesquisa inédita do Datafolha, encomendada pelo Instituto Liberta, revelou que 1 em cada 3 brasileiros diz ter sido vítima de agressão sexual, física ou verbal na infância ou na adolescência. E, durante o período mais crítico da pandemia, o isolamento social acabou favorecendo a subnotificação de casos, que ocorrem principalmente dentro de casa.

E MAIS: DICAS PARA UMA REDAÇÃO NOTA MIL

Apesar de a organização do Enem deixar bem claro como a redação deve ser estruturada, o professor Eduardo Araujo, do cursinho popular Maximize, em São Paulo, alerta para um problema com o qual tem se deparado na sala de aula.

“Os alunos estão vendo aulas de youtubers que ensinam um ‘esquema’ para fazer a redação. Só que fica parecendo um preenchimento de campos, textos sem nenhum tipo de reflexão e com um monte de jargão”, relata.

O educador explica que é importante se atentar ao que os avaliadores chamam de marca autoral. “Ele tem que mostrar que aprendeu alguma coisa nesses 12 anos de escola. O tema deve ser contextualizado usando uma situação histórica ou conteúdos relacionados à geografia, sociologia ou filosofia”, orienta.

Por isso, é crucial ficar atualizado com as notícias e ler bastante para aumentar seu repertório cultural.

Para esta reta final, Araújo dá como dica procurar canais no Youtube que produzem conteúdo confiável em diversas áreas da ciência, como o Nerdologia e Vivieuvi, além da playlist de literatura no canal da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).

“Acho que é interessante ler redações nota mil de edições anteriores, pelo menos dos últimos cinco anos, e fazer uma espécie de desconstrução do texto, ver como ele começou, desenvolveu e concluiu. O candidato vai perceber uma semelhança muito grande entre as redações”, recomenda a professora Maria Aparecida Custódio, do Laboratório de Redação do curso Objetivo, em São Paulo.

Costa, do Etapa, dá uma fica final: “Praticar o máximo que puder para desenvolver a gestão do tempo, que é fundamental. Não basta escrever bem. É preciso escrever o melhor texto possível dentro daquele limite de tempo”.

FIQUE ATENTO

A redação receberá nota zero se apresentar pelo menos uma das características abaixo:

Fuga total ou algum trecho deliberadamente desconectado do tema proposto

Desobediência ao tipo de texto dissertativo-argumentativo

Apresentar menos de oito linhas, qualquer que seja o conteúdo, ou menos de 11 linhas em Braille

Cópia de texto(s) da Prova de Redação e/ou do Caderno de Questões sem que haja pelo menos 8 linhas escritas pelo próprio participante

Desenhos e outras formas propositais de anulação, em qualquer parte da folha de redação (incluindo os números das linhas na margem esquerda)

Números ou sinais gráficos sem função evidente em qualquer parte do texto ou da folha de redação (incluindo os números das linhas na margem esquerda)

Impropérios e outros termos ofensivos, ainda que façam parte do projeto de texto

Assinatura, nome, iniciais, apelido, codinome ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante

Texto escrito em língua estrangeira

Folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho

Texto ilegível

Fonte: Cartilha do Participante do Enem

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Educação

Governo quer ‘trocar’ dívidas dos estados por vagas em escolas; entenda

Publicado

em

O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, afirmou nesta segunda-feira (29) que o governo vai insistir no Programa Juros por Educação para renegociar as dívidas dos estados com a União. A medida prevê a redução da taxa de juros real desses débitos, em troca da ampliação das vagas de ensino médio profissionalizante nesses estados. Alguns governadores já sinalizaram discordância, de acordo com Ceron, pois preferem ter liberdade para decidir em que áreas vão alocar esses recursos.

“O ensino médio é majoritariamente responsabilidade dos estados e é onde há maior deficiência no avanço do ensino. O ensino profissionalizante no Brasil é muito abaixo da média de outros países da OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico]. Com do programa, o governo federal estaria abrindo mão dos juros para que os jovens pudessem ter profissões de nível médio e técnico. Seria muito saudável e colocaria o país em outro patamar”, disse o secretário.

No fim de semana, o governo do Rio de Janeiro anunciou que entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal para suspender os pagamentos da dívida em caráter liminar, enquanto o montante total não é recalculado. Durante entrevista coletiva nesta segunda-feira, Ceron declarou que considera a medida “muito preocupante”.

“O estado do Rio de Janeiro está no regime de recuperação fiscal, no qual tem vedações para incremento de despesas de pessoal e renúncia de receitas, e teve, entre 2021 e 2023, mais de 30%, salvo engano, de aumento de despesas com pessoal. Um dos maiores aumentos entre todos os estados da federação. É muito difícil ter um processo de recuperação fiscal com expansão de despesas nesses patamares.

No fim de semana, o governo do Rio de Janeiro anunciou que entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal para suspender os pagamentos da dívida em caráter liminar, enquanto o montante total não é recalculado. Durante entrevista coletiva nesta segunda-feira, Ceron declarou que considera a medida “muito preocupante”.

“O estado do Rio de Janeiro está no regime de recuperação fiscal, no qual tem vedações para incremento de despesas de pessoal e renúncia de receitas, e teve, entre 2021 e 2023, mais de 30%, salvo engano, de aumento de despesas com pessoal. Um dos maiores aumentos entre todos os estados da federação. É muito difícil ter um processo de recuperação fiscal com expansão de despesas nesses patamares.

Atualmente, o estado fluminense deve R$ 191 bilhões à União, e está sob a vigência do regime de recuperação fiscal assinado em 2017. O pacto concedeu condições especiais para o pagamento da dívida em parcelas, em troca de condicionantes fiscais.

Mas o governo fluminense argumenta que sua dívida têm subido ao longo das últimas décadas, porque foram impostas condições abusivas. Por isso, pede que os valores indevidos sejam excluídos do saldo devedor. Ainda de acordo com o governo, desde a década de 90, o estado já pagou R$ 108 bilhões à União, apenas em juros e encargos.

“Quando se iniciaram as primeiras renegociações, na década de 1990, a dívida estadual com a União estava em R$ 13 bilhões. Desde então, já foram pagos R$ 155 bilhões – sendo cerca de R$ 108 bilhões só de juros e encargos. Apesar do valor já pago, o Rio ainda deve R$ 160 bilhões à União e R$ 30 bilhões por empréstimos garantidos por ela. Há ainda R$ 1 bilhão em operações não garantidas pelo Governo Federal”, disse o governo do estado em nota divulgada no fim de semana.

O governo fluminense afirma que também foi prejudicado por políticas implementadas pelo governo federal, como a redução do ICMS de energia, telecomunicações e combustíveis, que levaram a uma perda de receita de R$ 9 bilhões por ano.

“A verdade é que há uma dívida multibilionária, impagável, que cresce muito mais do que a possibilidade de crescimento do nosso estado e até do país”, disse o governador Cláudio Castro. “Tentamos a renegociação, o diálogo e ainda não conseguimos chegar a um entendimento. São como juros do cartão rotativo: pagamos, pagamos e a dívida só aumenta. Seguiremos em discussão com o Governo Federal, em busca de uma solução.”

Fonte: AGÊNCIA BRASIL

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Educação

Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira

Publicado

em

Interessados em participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024 já podem fazer a inscrição. O prazo segue aberto até 10 de maio. Solicitações de atendimento especializado e de tratamento pelo nome social também devem ser feitas durante o mesmo período. O exame será no dia 25 de agosto em todos os estados e no Distrito Federal.

O atendimento especializado será oferecido a participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista e discalculia. Também podem ser contemplados gestantes, lactantes, idosos e pessoas com outras condições específicas.

edital do Encceja 2024 foi publicado em março pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Participantes que faltaram às provas do Encceja 2023 devem ter justificado sua ausência no exame caso queiram se inscrever gratuitamente na edição deste ano. Quem não justificar sua ausência ou tiver a solicitação de justificativa reprovada deverá ressarcir ao Inep o valor de R$ 40.

O pagamento deve ser feito por meio de boleto, que será gerado no sistema de inscrição e poderá ser pago em qualquer banco ou casa lotérica.

O exame

O Encceja foi realizado pela primeira vez em 2002, para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada. O exame é realizado pelo Inep, responsável pela aplicação, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. Já a emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação.

Fonte: Agência Brasil

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Educação

Greve dos professores da UFPE continua após recusa de contraproposta

Publicado

em

Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe) realizou, nesta quinta-feira (25), uma Assembleia Geral Extraordinária, para deliberar sobre a contraproposta apresentada pelo governo federal que concede o reajuste salarial de 9% a partir de janeiro de 2025 e mais 3,5% para maio de 2026.

Por meio de votação, a proposta foi recusada de forma unânime pelos 201 docentes que estiveram presentes na reunião. “Essa assembleia foi extremamente importante. A proposta do governo continua com reajuste zero para 2024, então nós a recusamos. Nós também votamos sobre as questões relativas  aos adendos, que são as assinaturas dos termo com o governo. Votamos de forma contrária porque não queremos somente pra gente, mas para os aposentados também todos os ganhos”, explicou a presidenta da Adufepe, Teresa Lopes.

A dirigente destacou que a greve irá continuar e que o Comando de Greve Local está recebendo diariamente adesões dos departamentos, dos núcleos e dos centros da UFPE. “Nossa mobilização continua, nós vamos começar uma série de atividades dentro da universidade e continuamos a convidar os professores a se engajar na luta”, disse Teresa.

Fonte:JC

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!