Conecte-se Conosco

Pernambuco

Caso Carlinhos: um ano depois, família ainda vive expectativa do reencontro

Publicado

em

Mãe de Carlinhos, Cláudia Bordoux

Mãe de Carlinhos, Cláudia Bordoux Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Na noite deste domingo (25), famílias no Brasil todo se reunirão alegres para lembrar o nascimento do Menino Jesus. Esta data é marcada como um dos momentos mais especiais do calendário. As pessoas recordam as lembranças do que viveram juntos ao longo do ano. Neste Natal, entretanto, esta não será a cena da ceia da fisioterapeuta Cláudia Boudoux e de sua família. Na segunda-feira (26), completa-se um ano que ela não vê o filho Carlinhos, de nove anos, levado pelo pai, o advogado Carlos Attias, para a Argentina sem sua autorização. Nesta reportagem, ela relata as dificuldades que passou em 2016 pela ausência do filho mais novo, afirma que quer se encontrar com o ministro das Relações Exteriores e revela que o ex-marido voltou a ameaçar a família.

Ao lado das outras duas filhas, Camila, de 13 anos, e Carolina, de 12, e do companheiro Júnior, Cláudia recebeu a Folha de Pernambuco na manhã da última quarta-feira (21), no novo apartamento da família em Boa Viagem. Eles se mudaram faz pouco mais de um mês e não é apenas a nova mesa da sala de jantar que a família aguarda. Falta Carlinhos chegar para completar o lar. A pedido de Carol, uma árvore de natal foi instalada ao lado do sofá, que recebeu duas almofadas natalinas. “Eu não queria decorar, mas ela pediu e aceitei. Ela é criança e é graças as minhas duas meninas que permaneço viva. Difícil olhar para a árvore e não lembrar dele porque era ele quem montava todos os anos”, relatou Cláudia.

A fisioterapeuta, que dividia a guarda compartilhada, entregou Carlinhos e Carol na manhã do dia 25 para o pai, por ordem judicial. Eles deveriam ter sido devolvidos no dia 27, mas, somente no dia 30, Carlos deixou Carol na casa de Cláudia. Ele nunca mais devolveu o menino. “Desde então, eu tive muitos estágios, eu queria negar a realidade e fiquei desesperada. Eu me questionava como, no dia de Natal, no mesmo dia em que a humanidade ganhou o Salvador, eu perdi o meu filho. Mas eu não tive o direito de sofrer. Eu tinha de me reerguer por elas e pelo Carlinhos. Tive de continuar trabalhando para não faltar o pão de cada dia”.

Desde que entregou Carlinhos para o ex-marido, Cláudia só vê o filho por imagens na internet. “O Carlos administra duas contas no Facebook para o Carlinhos e vejo ele por lá, mas não posso nem trocar mensagens. Imagine o que é uma mãe só poder ver o filho por foto. Essa semana tocou a música ‘Então é Natal’ e eu chorei muito vendo uma foto dele porque a ficha caiu. O ano passou num estalar de dedos e eu continuo sem meu filho”, afirmou chorando.

Ao longo do ano, Carol e Camila também enfrentaram dificuldades. No colégio, viram o rendimento cair e ficaram em recuperação. “Eu tento não ficar triste, mas não aguento mais fingir que estou feliz o tempo todo. É muito ruim ter que colocar uma máscara para sair de casa e não chegar com os olhos inchados no colégio”, afirmou Camila que se orgulha de ter ensinado Carlinhos a andar de bicicleta.

Cláudia comentou que a falta do filho desestruturou a família. “Demorou muito para conseguirmos uma harmonia e as meninas sentiram isso”, relatou. “Em nenhum segundo deste ano, eu deixei de sofrer pela ausência do meu filho, eu deixei de sentir um fogo arder dentro de mim e uma mão apertar a minha garganta. Só que, Deus me da forças e me impulsiona para lutar por ele”, concluiu.

Natal deste ano

Segundo Cláudia, a noite de hoje deverá ser de bastante emoção para a família. “Vamos nos reunir na casa da minha irmã e fazer uma oração e uma homenagem ao menino Jesus e para Carlinhos. Todos lerão uma homenagem e vamos postar as mensagens no Facebook”. Além disso, o tradicional amigo secreto está mantido e Carlinhos também participará simbolicamente. Cláudia tirou um nome pelo filho e presenteará o amigo secreto de Carlinhos. Da mesma forma, o familiar que sorteou o menino entregará um presente para a mãe que guardará até a volta do pequeno.

Para a irmã de Carlinhos, Carol, o Natal não será o mesmo. “Para mim, não vai ser Natal. Vai ser uma festa normal. Porque natal só tem uma vez por ano e todos devem estar juntos. A casa do tio é super legal, mas vai estar faltando uma pessoa”, disse.

Novas ameaças

De acordo com Cláudia, Carlos Attias teria enviado mensagens através de redes sociais para a irmã dela. “Ele disse nas mensagens que ‘logo mais’ também virá buscar a Carol. Então, por isto, nós estamos com medo. Carolina não pode ficar sozinha e não vai nem na esquina sem algum maior. Já avisamos a polícia, mas estamos com medo”.

Investigações

Após a federalização do caso, a Interpol encontrou pai e filho no dia 14 de setembro em Buenos Aires. O homem foi levado para a delegacia, mas pouco depois foi liberado e retomou a guarda da criança. Desde então, Cláudia tem recebido o apoio do Estado de Pernambuco e do Governo Federal para ter o filho novamente. De acordo com a assessoria jurídica da Secretaria estadual de Justiça e Direitos Humanos, Cláudia encaminhou documentos que dão poderes a um defensor público argentino formalizar um processo judicial pedindo a aplicação da Convenção de Haia para que Carlos devolva o menor.

Mesmo assim, Cláudia ainda continua lutando e quer um posicionamento do ministro das Relações Exteriores, José Serra. “Eu quero chegar até o Serra. Tenho certeza que ele poderá me ajudar, já que envolve uma questão diplomática”, afirmou. Procurado, o Itamaraty informou por meio de nota que “o caso tem sido acompanhado pelo Consulado do Brasil em Buenos Aires, que presta o apoio cabível à Sra. Cláudia Boudoux”.

Outro lado

Por sua vez, Carlos Attias, pai de Carlinhos, contradisse os depoimentos de Cláudia e disse repetidamente, em entrevista à Folha de Pernambuco, que ele teria sido ameaçado por ela. “Cláudia me enviou mensagem dizendo que eu não posso entrar no Brasil que eu vou ser pego, que eu vou ser preso. Cláudia é violenta e também uma pessoa bipolar que tem uma capacidade de fingir emoções. Ela criou um ato e as pessoas compraram”, afirmou.

Segundo Carlos, no dia 31 de janeiro de 2015, o ex-casal teria feito um acordo na presença do desembargador Agenor Ferreira, que prezava pelo bem estar da criança. “No convênio ficou claro que se deveria respeitar a vontade da criança. Se ela quisesse ir, ela iria. Se não quisesse, não iria. E Carlinhos não quis. Então ela negou qualquer coisa depois de firmar o acordo e pediu que fosse anulado tudo”, acrescentou Carlos, ressaltando ter documentado todas as queixas contra Cláudia.

Questionado sobre ter decidido voltar para a Argentina, Carlos alegou que seria pela segurança do filho. “Emitiram um mandado de busca e apreensão e que me impedia de ver Carlinhos. O juiz ordenou sem mais que Carlinhos fosse entregue à mãe, quem Carlinhos denunciou por maus tratos. Eu tinha uma fábrica e estava fazendo entregas do produto que fabricava quando saiu a decisão. Tive que fazer um acordo de última hora, entregar todos os meus bens para conseguir um dinheiro e ir para a Argentina. Abri mão de tudo para proteger o menino”, completou.

Carlos negou ainda ter proibido o contato entre mãe e filho por telefone e pelas redes sociais. “Carlinhos tem o próprio celular. Ela diz que eu teria bloqueado o contato com Carlinhos. Tão mentira que ela continua publicando no Facebook. Eles se falaram esta semana, mandou uma mensagem e ele mesmo respondeu. Tenho mais ou menos 300 comunicações por WhatsApp entre Carlinhos e a mãe. Essa é a realidade”, finalizou Carlos Attias.

(Da Folha PE)

Pernambuco

Discussão por dinheiro termina em morte em Serra Talhada

Publicado

em

Neste início de tarde deste sábado (27), um homem foi alvejado por disparos de arma de fogo na Rua Antônio de Melo Lima, no bairro Alto da Conceição em Serra Talhada.

Informações apuradas pelo Repórter Policial Ligeirinho, a vítima identificada por Antônio Carlos da Silva, 46 anos, conhecido por Carlinhos, natural de Serra Talhada.

Ainda foi informado, de que ele veio fazer uma cobrança de R$ 20,00 na casa de Antônio, não recebeu o dinheiro e o autor do crime efetuou os disparos, logo em seguida a facadas na região do pescoço e peitoral.

Após o crime fugiu em um veiculo de cor preta. Segundo populares, foram ouvidos cerca de quatro disparos. O sentimento é de revolta na comunidade.

A vítima usava tornozeleira eletrônica. A Polícia Militar e Civil já estão no local do crime.O corpo será encaminhado ao Instituto Medicina Legal de Caruaru, no Agreste.

Por Blog do ligeirinho

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Eduardo da Fonte está trabalhando para que o Instituto do Câncer Infantil do Agreste passe a atender pacientes do SUS

Publicado

em

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP/PE) recebeu, no seu gabinete em Brasília, o diretor técnico do Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA), Dr. Luiz Henrique Soares, para discutir a habilitação da instituição para o Sistema Único de Saúde (SUS), o que possibilitará que o ICIA atenda crianças com câncer advindas do SUS.

Além disso, também foi mencionado o apoio, através de emendas, para a construção de um laboratório, uma agência de transfusão de sangue, a aquisição de equipamentos para dosagem sérica de metotrexato e a implementação de um centro de imagem. Segundo o ofício entregue ao parlamentar, “Essas estruturas e recursos serão essenciais para garantir o diagnóstico precoce, o tratamento eficaz e o acompanhamento adequado para os pacientes atendidos pelo ICIA”.

É de fundamental importância que o Instituto do Câncer Infantil do Agreste possa abrir suas portas para atender crianças com câncer de todo o estado de Pernambuco através do SUS, o que irá ampliar e fortalecer a atuação do instituto no nosso estado .”, ressaltou Eduardo da Fonte.

Por Ponto de Vista

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Reajustes de policiais aposentados e outros grupos de servidores são aprovados

Publicado

em

A Assembleia Legislativa realizou uma reunião plenária extraordinária na tarde desta quarta (24). A realização de duas reuniões no mesmo dia possibilitou que os projetos pautados fossem aprovados em primeiro e segundo turno.

Entre as propostas que já podem ser submetidas à sanção do Poder Executivo estão dois projetos enviados pela governadora Raquel Lyra. Os projetos reajustam valores pagos para policiais militares inativos e civis aposentados que são designados para reforçar os quadros das corporações.

O Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 1673/2024 aumenta a retribuição financeira de agentes e escrivães de Polícia Civil aposentados destacados para tarefas administrativas. O valor passa de R$ 1.800 para R$ 2.506. A matéria também reduz o quantitativo de vagas disponíveis para essa designação, de 800 para 700.

Já o Projeto de Lei  (PL) nº 1672/2024 trata do aproveitamento de inativos militares em tarefas de segurança e administrativas. Para as 1633 vagas de guarda patrimonial, o valor a ser pago passa de R$ 1.250 para R$ 1.450.

O texto aprovado ainda cria 300 vagas de guarda de Organização Militar Estadual, com retribuição de 1.700 reais, e outras 300 vagas de auxiliar administrativo, com retribuição de 1.600 reais. Com isso, as atuais 3.434 vagas disponíveis para militares inativos designados passarão para 4.034 no total.

Reajustes do funcionalismo

Também foram aprovados em dois turnos reajustes para servidores de Tribunal de Contas,  Ministério Público, Tribunal de Justiça  e Assembleia Legislativa.

Por Ponto de Vista

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!