Renault Sandero RS Grand Prix Concept (Foto: André Paixão/G1)
A Renault, por exemplo, adotou a estratégia do “menos é mais” com o Sandero RS Grand Prix Concept, baseado na versão esportiva do hatch compacto.
As intervenções foram pontuais, e incluem detalhes em dourado nos para-choques, saias laterais, retrovisores e o número 12 nas portas traseiras e na tampa do porta-malas.
O interior tem bancos de couro também com detalhes em dourado. Tudo para lembrar a Lotus com que Ayrton Senna ganhou pela primeira vez uma corrida na Fórmula 1.
“Fizemos esse modelo pensando no emocional. As linhas douradas remetem à Lotus e ao mesmo tempo conferem sofisticação. No interior, a mesma coisa acontece com as costuras dos bancos de couro”, afirmou Bruno Hohmann, diretor de marketing da Renault.
Bancos do Sandero RS Grand Prix tem detalhes em dourado (Foto: André Paixão/G1)
Se depender do público do primeiro dia do Salão do Automóvel, o Sandero RS Grand Prix pode se tornar realidade logo. O carro é um dos mais procurados no estande da Renault.
“Não é complicado transformar esse conceito em uma série especial com número limitado de unidades. A questão principal é realizar os testes com a engenharia, como a durabilidade dos bancos de couro e dos adesivos externos”.
Questionado sobre prazos e preços, o executivo se mostrou empolgado. “[Se decidido que o carro será vendido] o prazo de desenvolvimento é de um ano, e o custo adicional deve ser na casa dos R$ 3 mil”, completou.
Nissan March Special Edition
Nissan March Special Edition (Foto: André Paixão/G1)
A Nissan preparou um March chamado de Special Edition. Ele tem para-choque frontal com uma generosa tomada de ar. Completam o visual a pintura em dois tons – vermelho e preto e o aerofólio traseiro.
“O modelo é um trabalho conjunto do marketing, com o desenvolvimento de produto e o design. Olhamos as aspirações do mercado e as tendências para criar o conceito”, disse Cristiane Sanches, gerente de marketing e produto da Nissan.
Nissan March Special Edition (Foto: André Paixão/G1)
O March Special Edition levou cerca de 5 meses para ser criado, e pode se tornar realidade em uma nova versão, com a esportividade restrita ao visual. Mesmo que o motor 1.6 de 111 cv proporcione uma condução acertada, a transmissão CVT que privilegia o conforto joga contra a proposta.
Sobre a chegada desta versão, Cristiane foi otimista. “No último salão, mostramos um conceito de versões com apelo olímpico, que acabou dando origem a linha Rio. Quem sabe o mesmo não pode acontecer”, disse.
Volkswagen Gol GT
Volkswagen GT Concept (Foto: André Paixão/G1)
Com o conceito Gol GT, a Volkswagen quer que o público relembre a versão clássica dos anos 80 do compacto que liderou o mercado por quase três décadas. O chefe de design da Volks para a América do Sul, José Carlos Pavone, liderou a equipe de criação e disse que “tinha o sonho de criar um conceito baseado no Gol GT original”.
Ele traz para-choque com visual esportivo e uma assinatura com lâmpadas em LED, interior com bancos do tipo concha e saídas de ar com formato exclusivo e contornos cromados. Na traseira, há um enorme adesivo com a inscrição GT no vidro e a tampa do porta-malas tem uma faixa preta.
Chevrolet Montana ActivX (Foto: André Paixão/G1)
Chevrolet Montana ActiveX e Cobalt Midnight
A GM mostrou, de uma só vez, três conceitos em seu estande, Montana ActivX, Cobalt Midnight e S10 Trailboss.
Com a racionalidade de cada um deles, não é difícil imaginar que eles se tornem séries especiais ou novas versões em um futuro próximo.
“Em breve teremos novidades”, antecipou o gerente de produto, Rogério Sasaki, sem, no entanto, dizer qual dos três conceitos chega primeiro, ou quando serão lançados.
A Montana ActivX deve perder a letra no final do sobrenome, mas manter os apliques plásticos e os detalhes em outra cor, diferente da carroceria.
“O público tem mostrado boa recepção com este modelo”, disse.
Chevrolet Cobalt Midnighr (Foto: André Paixão/G1)
Já o Cobalt Midnight adora o estilo “pretinho básico”. A tradicional gravata dourada foi substituída por um exemplar preto. Rodas, faróis e lanternas também ganharam o tom escuro.
Hyundai HB20 d-spec
Hyundai HB20 d-spec e r-spec (Foto: André Paixão / G1 e Divulgação)
Este deve ser o sucessor do HB20 r-spec, versão “esportivada” do compacto. Aliás, colocados lado a lado, é praticamente impossível encontrar diferenças. Além da pintura fosca em dourado, apenas o logotipo da Hyundai e do nome do carro são diferentes – em preto. Fora isso, para-choques, grade e acabamento são idênticos.