Conecte-se Conosco

Destaque

Equipe de fisioterapia do Inácio de Sá auxilia gestantes no trabalho de parto

Publicado

em

Profissionais realizam exercícios para realização de um parto tranquilo e seguro para as parturientes

Gestantes contam com um importante aliado durante o período de trabalho de parto no Hospital Regional Inácio de Sá, localizado no município de Salgueiro, Sertão do Estado. A equipe de fisioterapia tem atuado junto aos profissionais de obstetrícia em ações para dar conforto a parturiente, através de exercícios e posturas que proporcionam o aumento do diâmetro da pelve materna, facilitando a boa descida e encaixe do bebê. Os profissionais de fisioterapia envolvidos nas atividades contam com especialização em saúde da mulher e em fisioterapia obstétrica.

“O atendimento de fisioterapia dentro do serviço de obstetrícia vem com intuito de acompanhar a mulher durante o período de trabalho de parto. A iniciativa também ajuda a diminuir o tempo do trabalho de parto e também como oferta de método não farmacológico para alívio da dor”, destaca a fisioterapeuta da unidade, Raquel Martins.

No momento da chegada da gestante, esta passa pelo setor de triagem quando é avaliada pelo profissional obstetra e de enfermagem, e quando indicada a continuação do trabalho de parto ou essa gestante vai para o procedimento de indução, a equipe de fisioterapia entra em ação para o acolhimento junto com a equipe para as orientações sobre o trabalho de parto.

“Nossa equipe conversa com essa gestante e reforça com ela todas as informações do pré-natal. Neste momento explicamos a esta mulher todas as fases que envolvem o trabalho de parto, o que ela irá sentir em cada uma dessas fases para deixá-la consciente de tudo o que irá acontecer, como também as intervenções serão feitas por cada profissional que irá assisti-la”, explica.

O trabalho desenvolvido pela equipe de fisioterapia do Inácio de Sá é iniciado quando a gestante está em trabalho de parto ativo (presença de contrações regulares, perda do tampão muscoso, acima de 6 cm de dilatação). Todos os exercícios são individuais e adequados para cada mulher, de acordo com sua estrutura física e mobilidade corporal.

“Utilizamos bolas em diversos formatos, rebozo, espaldar – equipamento utilizado para exercícios de dissociação pélvica. Esses materiais nos permitem trabalhar com as parturientes em diversas posturas: vertical, cócoras, quatro apoios ou de decúbito lateral. Ofertamos ainda o banho de aspersão (banho mormo em água corrente)”.

Quando essa gestante está na fase final do trabalho de parto, as ações desempenhadas pela equipe continuam. “Em sala de parto, no bloco obstétrico, é de livre escolha da parturiente adotar uma postura em seu período expulsivo, podendo utilizar uma banqueta, adotar a posição de cócoras, semi sentada, entre outras, sempre respeitando a singularidade de cada mulher e a vontade dela neste momento. A mulher fica livre e escolhe o que é melhor. A opinião da parturiente é a mais importante neste momento. O parto é dela, estamos ali para auxiliar”, reforça a profissional.

Após o parto, quando a parturiente se transforma em puérpera, ou seja, após o nascimento do bebê, o trabalho da fisioterapia continua. Profissionais se unem as mães na realização das boas práticas, proporcionando o contato pele a pela entre as mães e seus recém-nascidos, na chamada “golden hour”, que é a primeira hora da mãe com o seu bebê.
Além disso, são passadas orientações sobre aleitamento materno – que também inclui as gestantes que deram a luz por meio do parto Cesário -, o retorno às atividades cotidianas, cuidados com higiene e cicatrização cirúrgica, etc.

DADOS – O Hospital Regional Inácio de Sá, além da obstetrícia, é referência em diversas especialidades para os sete municípios da VII Gerência Regional de Saúde (Geres) e demais localidades que abrangem o Sertão pernambucano. No primeiro semestre deste ano, a unidade realizou um total de 1.168 partos, sendo 272 partos naturais e 896 partos cirúrgicos (cesarianas).

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Destaque

Brasil tem 10 das 50 cidades mais violentas do mundo; veja ranking

Publicado

em

O Brasil tem dez municipios no ranking das 50 cidades mais violentas do mundo, segundo o levantamento elaborado pela ONG mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal. Os dados se referem ao ano de 2023.

Feira de Santana, na Bahia, voltou ao primeiro lugar em 2023 após figurar na quarta posição entre os municípios brasileiros em 2022. A cidade baiana tem a pior taxa de homicídios por 100 mil habitantes do país (58.69) e ocupa a 19ª posição na lista mundial.

Das dez cidades brasileiras com mais mortes violentas, sete estão na região Nordeste e três estão no Norte. Na comparação com o levantamento de 2022, o Brasil melhorou os índices, uma vez que a cidade mais violenta ocupava a 11ª posição e agora está apenas na 19ª colocação.

Mossoró, que era a cidade mais violenta de 2022, deixou o ranking em 2023, assim como Natal e Vitória da Conquista. Caruaru, Macapá e Porto Velho, que não estavam no levantamento do ano anterior, entraram no ranking que indica as mais violentas

As cidades brasileiras mais violentas, de acordo com ranking mundial:

19ª – Feira de Santana

27ª –  Manaus

31ª – Salvador

33ª – Recife

34ª – Macapá

37ª – Maceió

39ª – Fortaleza

41ª – Porto Velho

46ª –  Teresina

47ª – Caruaru

Por Exame

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Justiça manda Lula apagar vídeo em que pede voto em Boulos

Lula participou nesta quarta-feira (1º) do ato organizado pelas centrais sindicais.

Publicado

em

A Justiça Eleitoral determinou que o presidente Lula (PT) e o YouTube apaguem a transmissão do ato do Dia do Trabalho em que o petista, durante o seu discurso, fez campanha para o pré-candidato à Prefeitura de São Paulo Guiherme Boulos (PSOL).

A manifestação do presidente no evento foi vista por especialistas como indício de infração eleitoral por campanha antecipada e motivou ações judiciais de adversários do psolista.

O governo federal apagou o vídeo de seus canais oficiais ainda nesta quarta-feira (1º), mas o conteúdo permanece no ar na página pessoal de Lula no YouTube. A decisão atende a um pedido do diretório municipal do Novo, partido que tem como pré-candidata a prefeita a economista Marina Helena.

O juiz Paulo Eduardo de Almeida Sorci, da 2ª Zona Eleitoral de São Paulo, afirmou na decisão que a remoção é necessária porque no material Lula “explicitamente pede para que os participantes votem em Guilherme Boulos”.

Ele diz que a permanência do vídeo na rede pode afetar a paridade da disputa.

A ordem é para que o vídeo no canal de Lula seja excluído em até 24 horas, caso o YouTube não tenha feito isso antes. Em relação à plataforma, o prazo dado foi de 48 horas. O presidente também terá que apagar o trecho de qualquer outra página vinculada a ele que contenha a fala.

O magistrado escreveu que, “além da extemporaneidade do ato de campanha, se trata de um ‘cabo eleitoral’ de considerável relevância”. A decisão menciona que o canal do presidente tem mais de 1,3 milhão de inscritos e que o material acumulou mais de 63 mil visualizações em cerca de 20 horas.

Além da remoção, foi determinada a citação de Lula e Boulos, para apresentarem resposta no prazo de dois dias, e a intimação do Ministério Público Eleitoral, para que também se manifeste.

O juiz rejeitou, no entanto, o pedido da pré-candidata para que os dois políticos se abstenham de quaisquer atos de campanha no período em que isso é vedado pela legislação. Segundo o magistrado, a lei já coíbe tais condutas e cabe à Justiça analisar os casos concretos para eventualmente puni-los.

O evento também foi transmitido ao vivo pelo CanalGov, mas a transmissão não consta mais no perfil oficial no YouTube. O link divulgado com a transmissão de responsabilidade do governo federal agora exibe a mensagem “vídeo indisponível” e o aviso de que “este vídeo é privado”.

Lula participou nesta quarta-feira (1º) do ato organizado pelas centrais sindicais. O evento aconteceu no estacionamento da Neo Química Arena, o estádio do Corinthians, na zona leste.

Boulos estava no palanque, ao lado de Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e outros ministros do governo federal. O mandatário então usou parte de sua fala para exaltar o pré-candidato, que é o nome apoiado pelo PT para a disputa na cidade de São Paulo.

Lula disse que o pleito paulistano seria uma “verdadeira guerra” e pediu para que seus eleitores votem no deputado federal na disputa para a Prefeitura de São Paulo.

“Ninguém derrotará esse moço aqui se vocês votarem no Boulos para prefeito de São Paulo nas próximas eleições”, disse Lula. “Vou fazer um apelo: cada pessoa que votou no Lula em 89, em 94, em 98, em 2006, em 2010, em 2018… 2022, tem que votar no Boulos para prefeito de São Paulo.”

A legislação eleitoral impõe restrições à propaganda na chamada pré-campanha e proíbe pedido de voto. Advogados consultados pela Folha de S.Paulo afirmaram ver indícios de ilícito eleitoral na fala de Lula, que ficaria sujeito a multa de R$ 5.000 a R$ 25 mil.

A propaganda eleitoral será permitida somente após o dia 16 de agosto, quando as candidaturas já estiverem registradas na Justiça Eleitoral.

Foto Getty

Por Folhapress

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Serra Talhada vai comemorar 173 anos de emancipação com shows de Henry Freitas e Limão com Mel

Publicado

em

Serra Talhada celebrará no próximo domingo, 5, aniversário de 173 anos de emancipação política. Para comemorar, a prefeitura preparou uma programação especial, com shows abertos ao público de Henry Freitas, Limão com Mel e Pagode Nova Era.

“Além de proporcionar entretenimento e diversão para o povo de Serra Talhada e região, a festa de emancipação política também aquece a economia local, gerando oportunidades de negócios para comerciantes e empreendedores”, comentou a prefeita Márcia Conrado.

As comemorações já começaram ontem, quando centenas de pessoas participaram da 2ª Caminhada do Trabalhador, levando muita alegria e boas energias para as ruas da cidade. Além da caminhada, a ação contou com café da manhã, aula de dança, forró e sorteio de brindes.

No dia 6 de maio, data da emancipação do município, a prefeitura realizará um evento religioso na Estação do Forró, com participação de Nani Azevedo e a pastora Tatiana Duarte.

Por Alvinho Patriota

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!