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Saúde

Falta de sono por uso de telas afeta aprendizado de crianças e adolescentes

“Vemos muitos alunos com muito sono, e, quando a gente pergunta, eles foram dormir duas horas da manhã jogando na internet, usando o celular. Os pais têm dificuldade de controlar”, relata.

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Manter a concentração dos alunos nas aulas de Português tem sido um desafio para Vanessa Soares, professora da rede estadual de São Paulo há 12 anos. O problema não é, necessariamente, o desinteresse pela matéria. Ela não consegue competir com a sonolência e o uso de celulares.

“Vemos muitos alunos com muito sono, e, quando a gente pergunta, eles foram dormir duas horas da manhã jogando na internet, usando o celular. Os pais têm dificuldade de controlar”, relata.

Soares ensina crianças e adolescentes de 11 a 14 anos na cidade de Quatá, interior paulista. Ela notou, nos últimos anos, uma piora expressiva na capacidade de concentração dos alunos, que estão cada vez mais sonolentos em sala de aula.

A dificuldade já existia antes da pandemia, mas piorou após o período de isolamento. Um estudo canadense, publicado na Jama Pediatrics em novembro de 2022, identificou que o tempo de tela de jovens até 18 anos aumentou em média 52% durante a pandemia.

“No período do isolamento, alguns jovens passavam de 14 a 16 horas por dia usando telas”, aponta o pediatra Gustavo Moreira, especialista do Instituto do Sono. “Estudos mostram que três horas por dia já têm um efeito negativo.”

As consequências do uso excessivo de celulares, tablets e computadores ainda estão sendo estudadas. Oftalmologistas acreditam, por exemplo, que o hábito esteja ligado ao aumento do número de casos de miopia em jovens.

A relação da luminosidade das telas com a dificuldade de dormir, porém, é facilmente explicada pela ciência.

Letícia Soster, responsável pelo laboratório de Sono Infantil do Instituto da Criança e do Adolescente do Hospital das Clínicas da USP e membro da ABS (Associação Brasileira do Sono), aponta que o organismo humano tem uma série de mecanismos para determinar o ciclo de sono, incluindo fatores comportamentais e o gasto de energia.

Contudo, um fator importante para que o corpo entenda que está na hora de dormir é a ausência de luminosidade, difícil de conseguir quando se tem contato constante com celulares, tablets e computadores.

“O nosso olho não entende a diferença entre a luz do sol e a luz de telas”, pontua Soster. “A criança que usa telas no fim do dia tende a empurrar o horário do início do sono.”

É por isso que no período letivo muitos têm dificuldade de se adaptar aos horários e os efeitos são percebidos em sala de aula.
“A privação de sono tem vários efeitos neurológicos”, afirma o pediatra Gustavo Moreira, especialista em medicina do sono. Para crianças e adolescentes, dormir menos de nove horas por dia pode causar alterações de humor, dificuldade de memorização e de concentração.

Especialmente na adolescência, fatores fisiológicos e sociais dificultam que essa meta seja alcançada. Moreira ressalta que, enquanto crianças tendem a ser mais matutinas, adolescentes são vespertinos: sentem sono mais tarde à noite e têm mais dificuldade para acordar cedo.

“O horário da escola, que começa às 7h, é muito cedo para o adolescente”, reforça Soster. Segundo a neurologista infantil, experiências em outros países mostram que atrasar o começo das aulas pela manhã pode ajudar os alunos a melhorar o rendimento.

Letícia Soster, responsável pelo laboratório de Sono Infantil do Instituto da Criança e do Adolescente do Hospital das Clínicas da USP e membro da ABS (Associação Brasileira do Sono), aponta que o organismo humano tem uma série de mecanismos para determinar o ciclo de sono, incluindo fatores comportamentais e o gasto de energia.

Contudo, um fator importante para que o corpo entenda que está na hora de dormir é a ausência de luminosidade, difícil de conseguir quando se tem contato constante com celulares, tablets e computadores.

“O nosso olho não entende a diferença entre a luz do sol e a luz de telas”, pontua Soster. “A criança que usa telas no fim do dia tende a empurrar o horário do início do sono.”

É por isso que no período letivo muitos têm dificuldade de se adaptar aos horários e os efeitos são percebidos em sala de aula.
“A privação de sono tem vários efeitos neurológicos”, afirma o pediatra Gustavo Moreira, especialista em medicina do sono. Para crianças e adolescentes, dormir menos de nove horas por dia pode causar alterações de humor, dificuldade de memorização e de concentração.

Especialmente na adolescência, fatores fisiológicos e sociais dificultam que essa meta seja alcançada. Moreira ressalta que, enquanto crianças tendem a ser mais matutinas, adolescentes são vespertinos: sentem sono mais tarde à noite e têm mais dificuldade para acordar cedo.

“O horário da escola, que começa às 7h, é muito cedo para o adolescente”, reforça Soster. Segundo a neurologista infantil, experiências em outros países mostram que atrasar o começo das aulas pela manhã pode ajudar os alunos a melhorar o rendimento.

Foto Getty Images

Por Folhapress

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Saúde

“O teste de gravidez deu positivo, quando devo começar o pré-natal?”

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Ao receber um resultado positivo no teste de gravidez, é recomendável começar o pré-natal o mais rápido possível. Idealmente, a primeira consulta pré-natal deve ocorrer nas primeiras semanas após a confirmação da gravidez, preferencialmente dentro das primeiras 8 a 12 semanas de gestação. Durante a consulta inicial, o médico irá realizar uma avaliação abrangente da saúde da mãe e do bebê, bem como discutir questões importantes relacionadas à gravidez, como dieta, estilo de vida, suplementação de vitaminas pré-natais e cuidados pré-concepcionais.

Além disso, durante o pré-natal, serão agendadas consultas regulares para monitorar o desenvolvimento do bebê, realizar exames de rotina, como exames de sangue, ultrassonografias e testes de triagem pré-natais, e fornecer orientações sobre cuidados pré-natais e preparação para o parto. É essencial seguir o calendário de consultas pré-natais recomendado pelo médico para garantir uma gravidez saudável e um parto seguro.

Por Noyla denise-Ginecologista

           

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Saúde

Confira 5 mentiras sobre saúde íntima que você já ouviu

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Ginecologista fala sobre 5 mentiras sobre saúde íntima que você já ouviu:

1. Banho de Assento é Sempre Bom: Nem sempre! Banhos de assento frequentes podem perturbar o equilíbrio do pH vaginal, aumentando o risco de infecções.

2. Duchas Vaginais são Necessárias: Na verdade, duchas podem eliminar bactérias benéficas, aumentando o risco de infecções. A vagina é autolimpante!

3. Produtos Perfumados são Inofensivos: Produtos perfumados, como sabonetes íntimos, podem causar irritações e desequilibrar a flora vaginal. Prefira produtos sem fragrância.

4. Roupa Íntima de Algodão Não é Importante: Pelo contrário! Roupas íntimas de algodão permitem a respiração da pele, prevenindo umidade e proliferação de bactérias.

5. Infecções Não Acontecem com Proteção: Mesmo usando preservativo, é possível contrair infecções sexualmente transmissíveis. A proteção é essencial, mas não garante 100% de segurança.

Fique atenta às informações e consulte sempre um(a) ginecologista para esclarecer dúvidas sobre saúde íntima.

Giannini Carvalho-Ginelogista

           

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Saúde

Campanha Nacional de Vacinação Influenza contra é ampliada

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A vacinação contra a Influenza foi ampliada e agora todas as pessoas com idade a partir 6 meses já podem se vacinar.

A vacina está disponível em todos os municípios pernambucanos. Não perca tempo e proteja-se contra a gripe e também de possíveis complicações que podem surgir com a doença.

           

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