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Fechou o ano com ‘chave de ouro’: Prefeito Romonilson Mariano, presenteia população belmontense, tapando buracos da PE-430 com barro e pedras

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Com tantos buracos tomando conta da PE-430, Avenida Euclides de Carvalho, você já imaginou encontrar buracos tapados com barro e pedras em asfalto?

Esta situação tornou-se realidade no município de São José do Belmonte, Sertão do Estado de Pernambuco.

Isso mesmo que você, amigo leitor, acaba de ler.

Quem trafega pela PE-430, especificamente pela Avenida Euclides de Carvalho, que liga o Centro da cidade de São José do Belmonte ao Bairro Cacimba Nova, deve ter visto que a Prefeitura Municipal passou com a ‘Operação tapa-buracos‘, por algumas áreas da via, embora não sendo uma obra de incumbência da Gestão Municipal, sendo esta, de inteira responsabilidade do Governo do Estado, mas, mesmo assim, a Gestão ousou em fazê-la, só que não usou o material adequado, e acabou desagradando, no entanto, quem circula pela via.

As pedras soltas, o barro e a poeira, deixaram ainda mais irregularidades no asfalto, o que aumenta os riscos de acidentes, principalmente envolvendo motociclistas”. Disse um mototaxista, complementando: “À noite, isso aqui é um verdadeiro desafio. Se a gente não passar devagar e tiver paciência para esperar alguns motoristas e motociclistas, irresponsáveis, passarem, a poeira cobre nossa visão, e a gente corre o risco de sofrer um acidente”.

É uma dura realidade, o fato de que a população belmontense está comendo ‘o pão que o diabo amassou‘, há alguns anos, devido a situação caótica que se encontra alguns trechos da PE-430, em relação aos buracos, os quais têm, continuam e continuarão causando, infelizmente, vários transtornos. Inclusive, colocando em estado de iminência a ocorrência de acidentes.

Durante a gestão passada, foi iniciada a obra de duplicação da referida PE, através do ex-prefeito Marcelo Pereira, e também, através dos deputados Rogério Leão e Sebastião Oliveira, que juntos ao governador, facilitaram a vinda dessa tão importante e necessária obra.

Juntamente com a duplicação, veio também, o Portal de entrada da cidade, que foi concluído e inaugurado na gestão de Marcelo, no ano de 2016.

No entanto, algo que tem intrigado bastante os munícipes, é a incerteza se, de fato, a obra da duplicação foi finalizada, ou se foi apenas paralisada, pois, muitos acreditavam que a restauração da parte asfáltica da PE estivesse no projeto das ações da construtora, algo que todo ano tem sido feito de forma paliativa, mas, em poucos dias, a situação fica do mesmo jeito, e as vezes, até pior, a exemplo do momento atual.

A buraqueira de alguns trechos da PE, de fato, incomoda e coloca em risco a população, dentre os quais, destacamos os trechos próximos à antiga Compesa e outro próximo à Escola José Nunes Magalhães, no Bairro Cacimba Nova.

Na semana passada, uma ação da Gestão Municipal chamou bastante a atenção dos munícipes, principalmente, de motoristas e motociclistas que transitam por esses trechos, como também, de proprietários de comércios que trabalham próximos aos referidos locais, além de moradores das adjacências.

Diante disso, a redação do Blog do Silva Lima recebeu algumas imagens e vídeos (no final da matéria), registrados por alguns comerciantes, motoristas e motociclistas, na segunda-feira (31), os quais lançaram o convite para que nos dirigíssemos aos locais registrados e verificássemos uma situação um tanto quanto inusitada.

Ao chegarmos aos locais indicados, nos deparamos com uma poeira tremenda, várias pedras pequenas soltas, saltando de um lado para o outro, ao derraparem nos pneus de carros e motos, na iminência de atingirem outros carros, ou mesmo, de atingirem alguns pedestres que passavam pelos locais.

Em conversa com alguns dos comerciantes que nos convidaram, os quais trabalham próximos aos locais, ouvimos e vimos o grande descontentamento e a tamanha insatisfação dos mesmos com a Gestão Municipal, pela grande falta de respeito com a atitude ora tomada.

Até prejuízo já tive, devido esse grande desserviço da Gestão atual. Como posso realizar os trabalhos no meu comércio, num local que antes me favorecia, e agora não me favorece mais? Por conta da poeira, todo o trabalho que fiz durante esses dias, foi de água abaixo”; Disse um comerciante.

Já vi tapar buraco em asfalto com brita e jogar piche por cima, fazendo a compactação logo em seguida, mas tapar com material cheio de pedra e que só faz poeira, só estou vendo aqui mesmo, em Belmonte, e com exclusividade, nessa Gestão”. Disse outro mototaxista, complementando que “se a tentativa do prefeito foi de melhorar a vida da população, pois,  aconteceu o contrário, ele está é colocando em risco a nossa saúde e integridade”.

O ano de 2018 chegou ao término, e, se findaram 2 (dois) anos da Gestão de Romonilson Mariano. É uma Gestão que fez algumas poucas coisas benéficas para a população, mas, ações relacionadas a obras, não se tem o que comemorar. Muito pelo contrário. Estou triste, pois a ‘Terra da Pedra do Reino’, minha Terra-mãe, volta a um passado não tão distante, onde só se jogavam barro nas ruas, e agora, houve uma ampliação, jogando barro e pedras no asfalto”. Disse uma moradora do Bairro Cacimba Nova.

Esta avenida, que orgulhava os munícipes, hoje é sinônimo de abandono. Parece que foi bombardeada. Logo no início da Gestão atual, acabaram com a bela paisagem que existia na entrada da cidade, derrubando as árvores históricas, situação que fez acabar com a boa sombra que a gente necessitava tanto, para os deslocamentos do nosso Bairro Cacimba Nova ao Centro da cidade e vice-versa, a pé. Já agora, vemos essa outra péssima ação dessa Gestão, tapando buraco de asfalto com barro e pedras. Mas, dizem que é a ‘Gestão que Cuida de Gente‘, a qual, ao meu ver, a mesma acaba de ampliar o desenvolvimento da mais nova fórmula de tapa-buracos nos asfaltos da cidade, com barro. Se essa moda pega, ela vai ser condecorada como a Gestão doPrefeito tapa-buracos com barro e pedras”. Disse uma comerciante bastante indignada, cravando: “Nós precisamos é de asfalto sobre asfalto, senhor prefeito, e não, de um buraco de asfalto tapado com barro e pedras”.

Interessante isso, já que jogaram brita e piche em várias ruas do Distrito do Carmo e estão jogando também em várias ruas do Centro da cidade, sendo que as mesmas já são todas calçadas e saneadas, porque não pegaram um pouco desse material, em substituição ao barro e pedras jogadas na PE? Porque não fizeram o mesmo que há alguns meses atrás, onde divulgaram na mídia da Gestão, que iriam tapar os buracos da referida PE em questão, por conta da Prefeitura Municipal, já que o Governo do Estado não estava realizando o serviço, e de fato, o fizeram, e usando o material correto, diferentemente do de agora”. Comentou outro comerciante.

Os buracos, de fato, prejudicavam quem tem moto, carro, porque são muito fundos, e estão próximos de onde tem escolas e posto de saúde. O motorista tinha que parar o carro e ir devagar, se não, dava problema no amortecedor, mas agora com esse material jogado, piorou mais a situação, pois alguns motoristas e motociclistas não param, passam a toda velocidade, fazendo com que pedras voem até uma longa distância, fazendo muita poeira, prejudicando pedestres e as pessoas que moram próximas aos trechos”. Disse outra moradora do Bairro Cacimba Nova.

Ponderando que a situação está ruim e prejudicando mais ainda a população, principalmente, em relação a situação do trânsito nos locais, um mototaxista que presenciou os trabalhos dos servidores e máquinas da Prefeitura, questionou o trabalho. “Para os condutores que sofrem com o problema, ano após ano, o trabalho já não está surtindo um efeito positivo e favorável“.

O município vem recebendo, há vários anos, diversas críticas relacionadas aos problemas dos buracos na PE-430. Muitos entendem que é uma obrigação do Governo do Estado, que deve ser feito um planejamento e que as operações tapa-buracos sejam executadas com qualidade, com o material adequado. Algumas vias da referida PE já receberam tapa-buracos inúmeras vezes.

Na Avenida Euclides de Carvalho, próximo à antiga Compesa e próximo à Escola José Nunes Magalhães, os buracos nos locais já foram tapados por diversas vezes. Estes supracitados, são apenas dois exemplos dos inúmeros buracos que existem por toda a via.

Sabemos que há uma falha muito grande do Governo do Estado com a PE-430, principal via de acesso à sede municipal, aos estados do Ceará e Paraíba, algo que tem causado transtornos à população e, como também, ao prefeito Romonilson Mariano, aliado do governador Paulo Câmara.

Sabemos perfeitamente que usuários têm cobrado e esperavam do Gestor municipal, a adoção de medidas urgentes e emergenciais, já que o Governo do Estado não deu uma solução definitiva, tampouco, paliativa, algo que deveria ter sido realizado no momento em que a construtora responsável esteve operando, há alguns meses atrás, a obra de duplicação.

Diante da precariedade da via, em dois trechos, acreditamos que, em resposta às reivindicações, o prefeito enviou operários e o maquinário da Prefeitura Municipal para realizarem serviços de melhoria, tapando os buracos com barro e pedras.

A ação paliativa, por sinal, venhamos e convenhamos, muito mal feita, foi realizada durante a última semana do mês de dezembro de 2018, ficando cravada no município como a obra “Chave de ouro”, um presente dado pela Gestão Municipal à população belmontense, fechando assim, as ações da Gestão durante o ano de 2018.

O caso à cerca da duplicação e recuperação da PE-430 tem gerado inúmeras dúvidas à população belmontense, deixando várias interrogações.

Indubitavelmente, é uma obra muito bem-vinda ao município, de grande utilidade para toda a população e de suma importância. A qual, reiteramos, foi conseguida com muito esforço e luta do ex-prefeito Marcelo Pereira, do deputado estadual, Rogério Leão, e do deputado federal, à época, secretário de transportes, Sebastião Oliveira. Mas que, infelizmente, tem se tornado uma novela com alguns capítulos nas mentes dos munícipes, pois, não se sabe ao certo, se a obra foi finalizada, haja vista a existência de inúmeros trechos que estão deixando a desejar, algo que só depende, única e exclusivamente, do Governo do Estado de Pernambuco.

Assim como, não se sabe também, se no projeto da obra de duplicação, consta algo relacionado à restauração, conservação e manutenção dos trechos supracitados. Mas, cá pra nós, que poderia ter sido dada uma atenção mais que especial às áreas mencionadas e a tantas outras existentes durante a atual Gestão, através do Governo do Estado, ah, poderia sim.

Diante de tudo isso, a população belmontense pergunta:

Por que a gestão municipal gastar dinheiro público com combustível, material, máquinas, recursos humanos, com esta medida paliativa tomada recentemente, a qual só fez piorar a situação, ao invés de o senhor prefeito Romonilson Mariano, usar todo o prestígio que tem, ou pelo menos demonstrou ter, com o governador, para cobrá-lo, haja vista a estreita ligação entre ambos, durante a campanha eleitoral do ano passado, para que sejam tomadas as providências necessárias urgentes, solucionando de forma definitiva, esse grande problema. Culminando assim, na melhoria da situação dos motoristas, motociclistas, comerciantes, pedestres. Enfim, contribuir, significativamente, para a melhoria de vida de todo o povo belmontense e alavancar o progresso na Terra da Pedra do Reino?

Ou não é assim que se cuida, verdadeiramente, de gente?

Veja alguns vídeos e imagens da situação que se encontra alguns trechos da PE-430, após a operação tapa-buracos, realizada pela Prefeitura Municipal de São José do Belmonte:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v= GvTZFGV4UrQ [/embedyt]

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v= jaHw3pRb9XY [/embedyt]

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v= 3SMkWf6o3sQ [/embedyt]

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Aneel anuncia bandeira verde para fevereiro na conta de luz, sem cobrança extra

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A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) definiu nesta sexta-feira (27) que a bandeira tarifária do setor elétrico brasileiro em fevereiro será verde, sem custo extra nas contas de energia dos consumidores.

Esse será o terceiro mês seguido sem valores adicionais. A agência afirma que o volume de chuvas e as boas condições dos níveis dos reservatórios garantiram a classificação.

“Os consumidores não terão custo adicional nas contas de energia devido à previsão da geração hidrelétrica favorável”, disse a agência.

A bandeira ficou verde de abril de 2022 até julho de 2024, quando foi interrompida com o anúncio da bandeira amarela. Em agosto, voltou ao verde. Em setembro, foi aplicada a vermelha patamar 1, e em outubro, vermelha patamar 2. Em novembro, amarela, e a conta de luz voltou à bandeira verde em dezembro.

A medida é válida para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) do país.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para indicar aos consumidores os custos da geração de energia no Brasil. Ele reflete o custo variável da produção de energia considerando fatores como a disponibilidade de água, o uso das fontes renováveis e o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

A ideia é transferir de forma mais imediata ao consumidor os eventuais aumentos na geração de energia, dando transparência e estimulando um consumo consciente. Até então, o repasse de preços acontecia só nos reajustes anuais.

Cerca de 71% da geração do Brasil vem de hidrelétricas. O restante é complementado por outras fontes, como eólica, solar e nuclear. Como a geração hidrelétrica pode ficar comprometida em períodos de seca, o país tem um parque de usinas térmicas que são acionadas quando faltam chuvas.

Essas térmicas consomem gás, óleo combustível ou diesel e, quando são ligadas, elevam o custo de geração de energia, já que é necessário gastar com a compra do combustível.

ENTENDA MAIS SOBRE AS BANDEIRAS TARIFÁRIAS

– Bandeira verde: condições favoráveis de geração de energia. A tarifa não sofre nenhum acréscimo
– Bandeira amarela: condições de geração menos favoráveis. A tarifa sofre acréscimo de R$ 0,01885 para cada quilowatt-hora (kWh) consumidos
– Bandeira vermelha – Patamar 1: condições mais custosas de geração. A tarifa sofre acréscimo de R$ 0,04463 para cada quilowatt-hora kWh consumido
– Bandeira vermelha – Patamar 2: condições ainda mais custosas de geração. A tarifa sofre acréscimo de R$ 0,07877 para cada quilowatt-hora kWh consumido.

Por Folhapress

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Encontro de autoridades marca retomada da distribuição de leite em Salgueiro

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Na manhã desta sexta-feira(31), o vice-prefeito de Verdejante, Rosivaldo Bezerra, e o presidente da Câmara Municipal, Edlânio Carvalho, prestigiaram o evento de lançamento do Programa de Retomada da Distribuição de Leite, promovido pela governadora Raquel Lyra, na cidade de Salgueiro.

A cerimônia, que congregou diversas autoridades e representantes da sociedade civil, aconteceu na ETE – Urbano Gomes e contou com expressiva participação popular.

A cerimônia teve como destaque a presença da governadora Raquel Lyra, que enfatizou a importância do programa para garantir a segurança alimentar na região, especialmente para as famílias em situação de vulnerabilidade. “O leite é um alimento essencial e não podemos permitir que as crianças fiquem sem esse nutriente vital”, declarou Lyra, ressaltando que o programa beneficiará não apenas Salgueiro, mas que chegará as cidades vizinhas.

O evento contou com a presença do deputado estadual Joãozinho Tenório, do prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro, e do vice-prefeito Emmanuel Sampaio, que destacaram a relevância da iniciativa para o fortalecimento da economia local e promoção da saúde.

A secretária de Desenvolvimento Social, Paizinha Patriota, também teve um papel fundamental, para a retomada deste programa.

Entre os presentes, estavam ainda diversos prefeitos da região do Sertão Central, além de ex-prefeitos e assessores da governadora, como o ex-vice-prefeito de Salgueiro, Dr. Edilton Carvalho.

Após o encerramento da cerimônia de distribuição de leite, a governadora Raquel Lyra seguiu para a inauguração do asfaltamento da PE483 que liga a BR-232 ao distrito de Umãs.

A obra, aguardada há anos, é vista como um passo crucial para melhorar a mobilidade e facilitar o escoamento da produção rural na região.

O encontro destacou não apenas a união das autoridades em prol do desenvolvimento da região, mas também o compromisso do governo estadual em atender as demandas locais e promover políticas públicas que impactem positivamente a vida dos sertanejos.

Com iniciativas como essa, a expectativa é que Salgueiro e suas adjacências voltem a ver o crescimento das demandas sociais fundamentais para a população.

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Gasolina e diesel ficarão mais caros a partir deste sábado 01/02/25 com aumento do ICMS

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Novo reajuste do imposto estadual impacta os combustíveis a partir deste sábado, 1º de fevereiro, elevando o preço final nas bombas. Entenda o motivo da mudança.

A partir de 1º de fevereiro de 2025, o preço dos combustíveis aumentará devido ao reajuste do ICMS. A gasolina e o Diesel sofrerão um acréscimo de até R$ 0,10 por litro.

Com isso, a alíquota de ICMS na gasolina passará de R$ 1,37 para R$ 1,47, ou seja, aumentará em R$ 0,10 no preço final. Enquanto no diesel, o aumento na alíquota subirá de R$ 1,06 para R$ 1,12, fazendo o preço final do Diesel subir em R$ 0,06 na bomba.

Essa mudança faz parte da nova política de tributação dos combustíveis, que adotou uma alíquota fixa por litro. Antes, o imposto variava conforme o preço final. Com o modelo antigo, o ICMS era um percentual do preço de venda ao consumidor. Dependendo do estado, essa alíquota podia variar entre 25% e 34%.

Desde 2023, foi definida uma alíquota fixa para evitar oscilações na arrecadação estadual. Essa mudança trouxe mais previsibilidade, mas também aumentos programados no imposto. O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) é responsável por determinar esses reajustes.

O impacto para os consumidores será imediato. Com o aumento do ICMS, os postos repassarão o reajuste ao preço final. Assim, abastecer ficará mais caro no país.

Especialistas alertam para o efeito cascata dessa mudança. O transporte de mercadorias também será afetado, o que pode elevar os preços de diversos produtos.

Além disso, a alta dos combustíveis impacta diretamente a inflação. Em 2024, por exemplo, a gasolina já acumulou um aumento de 9,71% no preço.

O Confaz pode revisar as alíquotas a cada seis meses. Caso a arrecadação dos estados caia, novos reajustes podem ser anunciados, pressionando ainda mais os preços.

Portanto, é importante que motoristas e consumidores estejam atentos a essas mudanças. O impacto será sentido no dia a dia, com custo maior para abastecer os veículos.

Por Didi Galvão

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