Conecte-se Conosco

Destaque

STF nega recurso do Flamengo e mantém o Sport como único campeão de 1987

Publicado

em

Sport_1987

A papelada sobre o recurso do Flamengo no Supremo Tribunal Federal estava nas mãos do ministro Marco Aurélio Mello desde 12 de maio de 2015. Caberia ao magistrado decidir se o processo sobre a divisão do título brasileiro de 1987 poderia ser julgado no STF, num “juízo de admissibilidade de prequestionamento e repercussão geral”, após o repasse do Superior Tribunal de Justiça, onde o Sport ganhou a causa como único campeão. Dez meses depois, o recurso extraordinário 881864 finalmente foi analisado. E o ministro, declaradamente torcedor do clube carioca, manteve a causa a favor dos pernambucanos, negando seguimento ao caso na maior instância do poder judiciário do país.

Eis a íntegra da decisão.

“Em 1/3/2016: A coisa julgada possui envergadura maior, não assumindo a posição de instituto a envolver simples interpretação de normas ordinárias. Trata-se de garantia inerente a cláusula do Estado Democrático de Direito, a revelá-la ato perfeito por excelência, porquanto decorre de pronunciamento do Judiciário. Ocorre que o título executivo judicial implicou a proclamação do Sport Clube como campeão do torneio brasileiro de 1987. Resolução da Confederação Brasileira de Futebol não podia dispor em sentido diverso, sob pena de ganhar, nos campos administrativo, cível e desportivo, contornos de rescisória. O acórdão do Superior Tribunal de Justiça impugnado é nesse sentido. Ante o quadro, nego seguimento ao recurso.”

Transitado em julgado em abril de 2001, o caso foi “reaberto” após o ato administrativo da CBF, em 2011, declarando os dois clubes rubro-negros como campeões, de campeonatos paralelos, à parte da coisa julgada. O Sport, claro, recorreu, uma vez que na decisão favorável ao clube o Fla foi, na verdade, o terceiro colocado do Brasileiro. Ganhou rapidamente e obrigou a entidade a desfazer o ato, com o rival se mexendo na justiça para reverter a decisão.

No fim das contas, Mello fez o óbvio, num caso decidido na Justiça Federal, com recursos no Tribunal Regional Federal e no Superior Tribunal de Justiça, sempre com o mesmo resultado. Para decidir algo diferente, só rasgando o caso.

Com o despacho, o caso mais polêmico do futebol nacional está encerrado? O Flamengo, no papel dele, acha que não e informou que irá recorrer. Onde…?

trofeu_campeonato_brasileiro_1987

(Do DP)

Destaque

Secretária estadual de Saúde visita o Hospital Regional de Salgueiro

Publicado

em

A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, fez uma visita ao Hospital Regional de Salgueiro nessa quinta-feira, 30, com objetivo de conferir de perto a situação da unidade e verificar as necessidades de Salgueiro e região na área da saúde.

Ela chegou à unidade no turno da tarde, participando num primeiro momento de reunião com o diretor do hospital, Alain Carvalho, a Direção-Clínica e representantes da VII Gerência Regional de Saúde (VII GERES). Foram discutidos diversos assuntos, como exames, cirurgias, regulação, gestão do trabalho e investimentos.

Depois, a secretária conheceu os setores do HRIS, visualizando in loco como se encontra a infraestrutura do hospital, que precisa de uma reforma. Acompanhada de Alain, percorreu os setores da Clínica Cirúrgica, Emergência Geral, Emergência Obstétrica, UCI, UTI NEO/PED e UTI Geral.

Ao término, Zilda comentou sua percepção sobre o hospital. “O Inácio de Sá tem uma equipe comprometida, e todos os relatórios apresentados mostram o quanto a gestão tem avançado para melhorar a assistência prestada à população”, disse.

Por Alvinho Patriota

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

2ª edição do Tom do Nosso Quintal consolida evento no calendário cultural de Salgueiro

Publicado

em

Concluída nessa quinta-feira, 30, a 2ª edição do Tom do Nosso Quintal mostrou que o evento veio para ficar, consolidando-se no calendário cultural de Salgueiro. A festividade começou segunda-feira, 27, oferecendo ao público salgueirense e da região uma diversidade de atrações culturais de cada um dos municípios do Sertão Central. As apresentações aconteceram no pátio do Museu do Couro, onde artesãos e artesãs também expuseram seus produtores para venda.

Durante os quatro dias do evento subiram ao palco o Coral Aboios de Serrita, enaltecendo a cultura do vaqueiro; o grupo Zumbi Dança Afro e Percussão, de Mirandiba, que encantou a plateia com a riqueza de músicas contando a história de mulheres e homens negros escravizados; a banda de pífanos Alvorada de Santa Rita, alertando para a necessidade de fomento aos pifeiros e artesãos, cada vez mais em declínio; e a Cia de Dança na Pisada do Sertão (Terra Nova), com uma verdadeira aula espetáculo, misturando caboclinho, coco, maracatu, ciranda e afro.

Em cada noite, a programação foi encerrada por um sanfoneiro. O público dançou muito forró pé de serra, xote, baião e mazuca ao som de Edgar do Cedro, Valmir Maracanã (São José do Belmonte), Antônio da Mutuca (Salgueiro) e Luís de Verdejante. O repertório contemplou muitos sucessos, desde os hits mais atuais até os clássicos do forró das antigas e Luiz Gonzaga. Destaque para Antônio da Mutuca, que tem chamado atenção dos críticos e estudiosos da sanfona com o seu instrumento de oito baixos. Esse tipo de sanfona é uma raridade, porque não é mais fabricado.

Nivaneide Costa, produtora cultural do projeto, já tem perspectiva de realizar a próxima edição. “Foi gratificante poder realizar essa 2ª edição do Tom do Nosso Quintal. Pude ver que as cerca de 150 pessoas por noite que estiveram presentes apreciaram as manifestações, a cultura popular que é nossa e que pertence à nossa identidade. Elas tiveram a oportunidade de conhecer o que as oito cidades do Sertão Central têm pra mostrar, cada uma com sua particularidade. Tenho certeza que, no próximo ano, a gente vai proporcionar tudo isso novamente”, comentou.

O 2° Tom do Nosso Quintal foi realizado de 27 a 30 de novembro, com organização da produtora Costa Criações Culturais e coordenação de Gustavo Matias. Teve patrocínio do Governo de Pernambuco, por meio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura/Fundarpe).

Por Alvinho Patriota

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Audiência pública discute a necessidade de atualização e modernização do Plano Diretor de Salgueiro

Publicado

em

Com objetivo de atualizar a modernizar o Plano Diretor do município, bem como discutir a Lei de Liberdade Econômica, a Câmara de Vereadores de Salgueiro realizou nesta quinta-feira, 30, uma importante audiência pública. A discussão foi conduzida pelo vereador Léo Parente, o proponente, destacando que a legislação obriga a realização de audiência antes da revisão de Plano Diretor.

Participaram do debate os vereadores Baldin dos Anjos, Bruno Marreca, André de Zé Esmeraldo, Mariano Barros, Emmanuel Sampaio, Flávio Barros, Henrique Leal Sampaio e Professor Agaeudes. Contribuíram com a discussão, os secretários Michael Kenneth (Desenvolvimento Urbano e Obras) e Erivaldo Pereira (Planejamento e Meio Ambiente); o empresário Eduardo Rocha; o engenheiro civil Edésio Neto; e Edson Barbosa, representando os corretores de imóveis.

Na ocasião, o advogado Alan Carvalho apresentou a proposta da casa legislativa para revisão do Plano Diretor. Ele explicou que a câmara elaborou um estudo, com apoio de uma arquiteta, destacando a necessidade de atualização da lei que disciplina o ordenamento do solo. Também falou sobre a Lei de Liberdade Econômica, que estabelece normas sobre direitos urbanísticos, facilitando a atividade econômica.

Em seguida a fala foi facultada aos demais participantes, que abordaram assuntos pertinentes ao escopo da audiência, como licenças ambientais, construção de loteamentos, o ordenamento urbano, problemas com concessionárias de água e energia elétrica, infraestrutura urbana, entre outros temas.

O evento foi concluído com a definição de uma nova audiência pública, agendada para fevereiro, com expectativa de um maior número de participante. Antes, a câmara receberá uma maquete da revisão do Plano Diretor, em dezembro, e vai instituir uma Comissão Parlamentar para discutir a revisão do plano, que deve fomentar o desenvolvimento econômico do município.

Por Alvinho Patriota

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!