Conecte-se Conosco

Pernambuco

Professora trans têm título de cidadã negado pela Câmara Municipal do Recife e caso gera ”guerra” entre vereadores

Publicado

em

Ivan Moaraes (Psol) protocolou, nesta quarta (13), pedido de cassação de Michele Collins (PP) por causa desse fato. Docente disse que isso é uma “afronta” aos direitos da população trans e travestis.

A rejeição de título de cidadã recifense para uma professora trans desencadeou uma “guerra” entre partidos na Câmara Municipal do Recife (CMR).
Nesta quarta (13), o vereador Ivan Moraes (PSOL) protocolou um pedido na Comissão de Ética da Casa José Mariano para cassar o mandato da vereadora Michele Collins (PP).
O parlamentar alegou que a colega cometeu “crime de transfobia” após um discurso no plenário da Câmara contra  a concessão do título de cidadã recifense para a professora Dayanna Louise.
A votação ocorreu na segunda-feira (11). A propossição precisaria ser aprovada com 24 votos favoráveis.
No entanto,  o placar apontou 20 votos favoráveis e cinco contrários, o que culminou na rejeição do título.
Ivan Moraes protocolou formalmente o pedido de cassação da vereadora na Comissão de Ética por questionar  a atitude da colega, que é da bancada evangélica.
Ivan Moraes protocolou pedido de cassação de colega (Foto: Arquivo)
Ivan Moraes protocolou pedido de cassação de colega (Foto: Arquivo)
O vereador do PSOL afirmou que Collins se posicionou contra a concessão do título e foi além. Declarou que a vereadora chamou a professora trans pelo nome masculino, durante discurso na tribuna da cãmara, e não pelo nome social, como determinam várias leis em vigor.
“A vereadora incorreu no crime de transfobia. Ela cometeu uma ilegalidade e eu não tenho nenhuma opção além de remetê-la à Comissão de Ética, para que esse colegiado  possa dizer que esse tipo de atitude não será permitido nessa casa”, afirmou o vereador do PSOL.
O que disse Michele
Mivhelle Collins foi contra título (Foto: Arquivo)
Michelle Collins foi contra título (Foto: Arquivo)

Em discurso no plenário da câmara, a vereadora disse: “O vereador Ivan Moraes está propondo para que um homem, porque é do sexo masculino [..] masculino. Mas esse homem se sente mulher, é um homem trans. Uma pessoa LGBT. E ele (Ivan) quer que essa pessoa que é um homem, do sexo masculino, receba o título de cidadã recifense. O cidadão é qualquer pessoa, né? Mas, cidadã é só para mulheres”, falou Michele Collins.

Por meio de nota, a vereadora Michele Collins afirmou que “Gostaria de esclarecer que em nenhum momento ofendi, desrespeitei ou não valorizei o currículo da pessoa que estava no projeto”.
A parlamentar acrescentou que “apenas e tão somente, a minha discussão era regimental. Desde que entrei na Câmara do Recife a minha conduta é pautada pelo regimento. Todo vereador deve se pautar por ele”, disse.
Ainda segundo a parlamentar, foi apresentada uma sugestão para que houvesse uma mudança no regimento.
 “Inclusive, pedi que o projeto em questão fosse votado em outro momento e que a votação acontecesse após a correção do regimento. Se faz necessária uma atualização nesse artigo, já que a mudança acontece a todo instante”, afirmou.
Na nota, a vereadora do PP declarou que n]ap “colocou questões de crença religiosa, de formação político partidária, de oposição, de governo”.
“Apenas eu estava me atendo a uma interpretação da legalidade estrita do regimento interno. A minha discussão foi meramente com relação à técnica legislativa daquela proposição”.
Por fim, ela disse: “reafirmo aqui que o meu agir foi pelo excesso de preciosidade com o regimento da Casa. Até o momento, não fui notificada pela Comissão de Ética. Mas, no momento em que  receber, estarei pronta para fazer todos os esclarecimentos necessários”.
O que diz a professora Dayanna Louise
Em entrevista exclusiva ao Diario de Pernambuco, a professora Dayanna Louise afirmou que a rejeição do título de cidadã à ela é uma representação de afronta contra os direitos da população trans e travestis.
“A rejeição do meu título de cidadã do Recife representa uma afronta aos direitos da população trans e travesti por parte dos setores fundamentalistas que visam obter capital político através da propagação de discursos falaciosos”, ressaltou ela.
Ainda segundo Dayanna, ao negar o pedido, os parlamentares não garantem dignidade e direitos à comunidade trans e travestis.
“Ao negar meu direito de ser reconhecida enquanto cidadã do Recife, tais representações políticas torna público seu projeto de cidade e nele não há qualquer garantia de  dignidade voltada a corpos trans e travestis”, enfatizou.
Ela acredita que o pedido de cassação contra a vereadora Michele Collins é uma posição de que a comunidade trans não aceitará a rejeição do título de cidadã para ela.
“Acredito que o pedido de cassação demarca uma posição de que não aceitaremos sermos desrespeitadas nos espaços públicos e isso inclui a casa legislativa que, a priori, representa a casa do povo. Especialmente nesse momento em que  transfobia é considerada crime no Brasil”, acrescentou a professora.
Procurada pelo Diario, a assessoria da Câmara de vereadores do Recife afirmou que não vai se proniucniar sobre o caso.
A Câmara de Vereadores já concedeu título à mulher trans
Em 2022, a Câmara Municipal do Recife concedeu título de cidadã recifense à ativista Chopelly Santos, por proposição da então vereadora Cida Pedrosa (PCdoB).
Durante solenidade na Casa José Mariano, Chopelly fez referências de afeto e respeito para Cida Pedrosa e Hélio Guabiraba, mas também fez questão de citar nominalmente, um a um, todas as vereadoras e vereadores que votaram favoráveis à entrega do Título de Cidadã Recifense.
“Este titulo não é só meu. Espero que ele inspire muitas meninas a acreditar que é possível ser travesti, trans, e ocupar espaços na sociedade recifense. Recife é uma cidade que está pronta para acolher a população trans; o estado de Pernambuco é o que tem mais mecanismo de apoio ao público LGBT. E isso é resultado de uma luta de várias que vieram antes de mim. De várias que estão neste momento comigo.  E quando eu não estiver mais aqui, outras seguirão esta luta”, destacou Chopelly.  (Do DP)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Pernambuco

Veja as vagas de emprego para esta sexta-feira, 10 de Maio de 2024

Publicado

em

As agências do Trabalho de Pernambuco divulgam, diariamente, quadros das vagas com oportunidades de trabalho em unidades espalhadas pelo estado, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e Sertão.

Para se candidatar, é necessário agendar previamente o atendimento através do site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), onde também há os endereços e telefones de todas as agências.

Confira o quadro de vagas completo clicando aqui

Agende atendimento através do  site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Pernambuco envia hoje efetivo e equipamentos para o Rio Grande do Sul

Publicado

em

Nesta sexta-feira (10), 21 militares do CBMPE e quatro agentes da Defesa Civil iniciarão o deslocamento, por terra, em direção ao Rio Grande do Sul. Percorrendo uma distância de mais de 2.900 km, os pernambucanos se unirão às Forças de Segurança gaúchas no resgate das vítimas decorrentes da calamidade instalada pelas fortes chuvas. O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco realiza a maior mobilização de pessoal e equipamentos para apoiar outro Estado que sofre com catástrofes naturais.

Os Bombeiros Militares e os agentes da Defesa Civil de Pernambuco compõem uma equipe especializada em resposta a desastres, como por exemplo, o atendimento a ocorrências de enchentes, inundações e deslizamentos de barreiras, uma especialidade do CBMPE.

MILITARES ENVIADOS

Os militares do CBMPE enviados nessa missão têm sua origem, predominantemente, no Sertão do Estado, provenientes de municípios como Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada. Com esta ação, o governo estadual visa manter uma estrutura de pronta-resposta a desastres na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Agreste do Estado, áreas que podem enfrentar chuvas nos próximos meses.

Fonte: JC

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Raquel Lyra e João Campos dividem holofotes em agenda do governo federal

Publicado

em

Durante o lançamento do programa Pé-de-Meia em Pernambuco, nesta quinta-feira (9), a governadora do Estado, Raquel Lyra (PSDB), e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), dividiram os holofotes em meio aos afagos do público presente. O evento, que recebia o ministro da Educação, teve clima de palanque eleitoral, com acenos e gritos dos presentes – em sua maioria estudantes da rede pública.

RAQUEL LYRA

Não é a primeira vez que a chefe do Executivo estadual e prefeito da capital pernambucana dividem o palco durante agendas do governo federal, mas desta vez os dois políticos partilharam as atenções no evento.

No Instagram de Raquel, é possível acompanhar o momento em que ela chega ao evento e é recebida com abraços, apertos de mãos e pedidos de fotos. Além disso, a governadora publicou um vídeo que contém outros trechos do evento com saudações calorosas. Na mídia, ela agradece ao presidente Luiz Inácio da Silva (PT), ao ministro da Educação, Camilo Santana, e comemora com os estudantes a conquista do programa social.

JOÃO CAMPOS

Já João Campos, foi recebido como tipicamente é conhecido nas redes sociais, sendo chamado de “meu prefeito”. Ao lado dos estudantes ele posou para fotos e usou o óculos do tipo juliet. No decorrer do evento, o público voltou a saudar o socialista, como “meu prefeito”. Os vídeos também foram publicados no Instagram do político.

Apesar de não serem concorrentes diretos nas eleições municipais deste ano, tanto João quanto Raquel têm articulado costuras políticas para avolumar suas bases partidárias. Raquel deve apoiar o nome de Daniel Coelho (PSD) na disputa contra João Campos, que tentará a reeleição à prefeitura do Recife.

Pé-de-Meia

O ministro da Educação, Camilo Santana, lançou o programa do governo federal em Pernambuco. O Pé-de-Meia contempla estudantes da rede pública de ensino com R$ 200 mensal, que pode ser sacado em qualquer momento, além do depósito de R$ 1 mil ao final de cada ano letivo concluído, que serão recebidos após a conclusão dos estudos.

No Estado mais de 177 mil estudantes já estão sendo beneficiados com as bolsas de incentivo.

Agendas anteriores dos políticos juntos

Durante as agendas do presidente Lula, nos dias 4 e 5 de abril, Raquel e João estiveram juntos no mesmo palco durante três agendas, uma em Goiana e duas no Recife.

Em Goiana, o chefe do Palácio do Planalto inaugurou a Fábrica de Medicamentos recombinante, no Complexo Industrial Hemobrás.

Já no Recife, ele sancionou o Projeto de Lei nº 9474/2018, que institui o marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura (SNC), no Teatro Luiz Mendonça, Parque Dona Lindu, em Boa Viagem e assinou a Autorização de Início de Objeto (AIO) das obras de contenção de encostas.

Em janeiro, a governadora e o prefeito do Recife, também participaram de agendas ao lado de Lula.

A primeira foi no dia 18, na cerimônia de retomada das obras paradas Refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Ipojuca, e a segunda no dia 19, na cerimônia de transmissão de cargo do Comando Militar do Nordeste (CMNE), no Recife.

Fonte: JC

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!