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Educação

Editores de livros sugerem propostas para retomar aumento de leitores

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Com a assinatura do decreto que regulamenta a Política Nacional de Leitura e Escrita na quinta-feira (5) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a discussão em torno de propostas é retomada no setor. O presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), Dante Cid, defende que se combine a distribuição de livros em formato digital e impressos para aumentar o número de leitores espontâneos no país. 

A regulamentação possibilitará ao governo federal criar um novo Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL), buscando reverter a queda de leitores dos últimos anos.  A última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em 2020, aponta uma perda de 4,6 milhões de leitores entre 2015 e 2019. O levantamento foi elaborado pelo Instituto Pró Livro e o Itaú Cultural.

Para motivar a retomada do interesse pelos livros, o representante da Snel enfatiza que experiências feitas em escolas no exterior, em países como a Suécia, podem orientar o Brasil em relação a essa questão. Ele comenta que instituições que adotaram apenas o modelo digital obtiveram resultado pior na assimilação dos conteúdos por parte dos alunos.

Apesar dessa constatação, Cid considera que a versão eletrônica pode ser uma solução para locais em que o transporte de volumes é complicado e para ampliar o acesso a livros especializados. Como exemplo, cita a categoria dos livros técnico-científicos que compuseram bibliotecas digitais e puderam, assim, serem lidos, como observou em sua própria vivência com uma editora. Isso poderia ser complementado pela biblioteca física.

“Grande parte das classes socialmente desfavorecidas está em municípios de grande acesso. A gente sabe da dificuldade dos jovens para chegar à escola e ao trabalho, de transporte. Para o livro chegar a eles, é igualmente difícil. A gente sabe que o Ministério da Educação sempre trabalha com a disponibilização do livro digital”, lembra, sugerindo que a pasta trabalhe em conjunto com os Ministérios das Cidades e da Cultura.

“A gente pode ter um mix de soluções: bibliotecas físicas em municípios tradicionais e, em municípios com acesso mais complicado, ter um conjunto de produtos impressos que chegam paulatinamente, junto com livros digitais de disponibilidade imediata”, adiciona.

Fonte: Agência Brasil

           

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Educação

PF prende cinco candidatos por tentarem fraudar concurso da UFRPE

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A Polícia Federal realizou a prisão em flagrante de cinco candidatos tentando fraudar o concurso público da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O caso aconteceu neste domingo (8), no Recife.

Segundo nota da Polícia Federal (PF), os suspeitos estavam utilizando equipamentos de recepção de sinais de radiofrequência, popularmente conhecidos como ponto eletrônico.

Além disso, um dos presos estava usando documento falso e se passando por outro candidato.

Os agentes esperaram o final das provas para realizar as apreensões ainda dentro das universidades. De acordo com a polícia, foram acionados cerca de 14 policiais federais para a operação, que foi feita através do Setor de Inteligência Policial (SIP) e pela Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários (Delefaz).

Segundo a PF, quatro desses suspeitos pagaram fiança e vão responder em liberdade. Já o que estava usando documento falso, está passando por audiência de custódia até o momento que essa matéria está sendo escrita.

A PF também informou que vai prosseguir com a investigação buscando identificar outros envolvidos, confirmar o modus operandi dos investigados, além de identificar e localizar os fornecedores dos equipamentos do crime.

Foto: Divulgação/Polícia Federal

           

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Educação

Concursos: Lula sanciona lei com novas regras. Veja o que muda

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O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assina, nesta segunda-feira (9/9), a sanção do Projeto de Lei n° 2258/2022, que estabelece regras gerais para concursos públicos. O texto, que tramitou no Congresso Nacional durante 20 anos, foi aprovado no Senado, em agosto, e busca modernizar as normas para a realização dos certames.

O projeto prevê, entre outros pontos, a possibilidade de aplicação das provas total ou parcialmente à distância, pela internet. Segundo o texto, essa modalidade pode ser aplicada desde que seja garantida a igualdade de acesso aos candidatos. Esse trecho ainda precisa ser regulamentado pelo Executivo.

O novo marco vale apenas para concursos federais, excluindo seleções para a magistratura, Ministério Público, e empresas públicas que não dependam de recursos federais para despesas com pessoal e custeio. Estados, municípios e Distrito Federal podem criar suas próprias normas.

As regras passarão a valer quatro anos após a sanção da lei.

Por Metropoles

Foto Luh Fiuza / Metrópoles

           

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Educação

Alfabetização é fundamental para garantia de direitos

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A universalização do acesso à leitura e escrita na sociedade brasileira aconteceu de forma tardia. As mulheres e os escravizados, por muito tempo, foram privados de direitos que hoje são garantidos, como a educação, cultura e tantos outros elementos que, unidos, corroboram para o desenvolvimento do ser humano em sua integralidade.

Em 1967, a fim de reduzir a disparidade na alfabetização entre diferentes grupos sociais, a Unesco estabeleceu 8 de setembro como Dia Internacional da Alfabetização, uma data para evidenciar a necessidade de ampliar a qualidade do ensino nos anos iniciais e combater o não letramento em todas as faixas etárias.

De acordo com o último censo do IBGE, de 2022, 7% da população de 15 anos de idade ou mais não sabia ler ou escrever um bilhete simples. O pleno letramento, na sociedade atual, é uma ferramenta não só de conhecimento, mas de autonomia do cidadão.

Andrea Brito, pesquisadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), explica que a partir do crescimento da sociedade e serviços para além do trabalho no campo, o mercado de trabalho passou a necessitar de um certo nível de conhecimento.

“Os bens e serviços [como bancos e comércio] começam a funcionar e as pessoas não alfabetizadas vão ficando à margem, porque elas não têm um processo de escolarização que as acolham. No Brasil, isso acontece muito tardiamente, a sociedade se dá conta disso nos anos 1930, com os pioneiros da educação, mas nada é feito do ponto de vista político, nada se altera. Então, só na Constituição de 1988 é que existe, de fato, uma preocupação no Brasil com essas pessoas não alfabetizadas”, esclarece.

Os resultados do sistema estadual de avaliação em Pernambuco mostram que 59% dos estudantes da rede pública foram alfabetizados em 2023. Apesar de superar a média nacional (56%), ainda são muitas crianças que não possuem proficiência em leitura e escrita na idade certa, ao final do 2º ano do ensino fundamental. Vale ressaltar que a educação infantil e o ensino fundamental são responsabilidade dos municípios.

Fonte: JC

           

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