Conecte-se Conosco

Saúde

8 erros que te deixam na ‘estaca zero’ na luta contra a acne

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Aqui, está tudo que você não deve fazer caso queira se ver livre das espinhas

Todo dia à noite, você se depara com uma erupção diferente na sua pele. Algumas mais monstruosas, outras mais discretas, porém todas incomodam. E se não importa o quanto você trata, elas sempre voltam, é melhor consultar um dermatologista, porque alguma coisa está deixando sua acne mais resistente. “Muitas vezes, o problema pode estar na alimentação; no uso de suplementos como o Whey Protein, que é rico em rico em IGF-1, um hormônio semelhante à insulina 1 e que pode aumentar a produção de sebo; ou mesmo no hábito de lavar a pele excessivamente para se livrar da oleosidade”, afirma a Dra. Valéria Marcondes, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

A médica destaca abaixo os oito piores erros que não deixam você se livrar da acne:

Erro # 1: Aplicar um tratamento pontual sempre

Atingir o tratamento no local é, neste momento, uma reação natural a uma espinha. Mas pode não estar fazendo tanto pela sua pele quanto você pode pensar. “Geralmente os medicamentos antiacne contam com peróxido de benzoíla e adapaleno. Seu rosto tem muitas glândulas sebáceas, que a qualquer momento podem entupir e favorecer a colonização da bactéria P. Acnes. Então o ideal é estender o tratamento ao rosto inteiro, pois as substâncias secativas também podem prevenir o surgimento de uma nova espinha”, explica a médica.

Erro # 2: Usar produtos da acne somente quando aparece uma espinha

Se você está mesmo sofrendo com a acne, é possível que tenha experimentado alguns períodos de melhora – e outros que parecem o caos. Mas em um tratamento antiacne, a rotina de usar diariamente os produtos secativos (e também os hidratantes), seguindo o protocolo indicado pelo médico, irá produzir melhores efeitos que usar os produtos apenas quando uma espinha aparece. E não esqueça: a hora de parar precisa ser combinada com o dermatologista. “Em vez de tratar as espinhas quando elas aparecem, é mais eficaz usar um produto suave que contenha ácido salicílico todos os dias”, explica a dermatologista. O tratamento diário também minimiza a irritação.

Erro # 3: Espremer as espinhas

Pode ser tentador apertar, espremer e tirar a camada superior da pele na esperança de que suas espinhas desapareçam. “Mas a acne é em grande parte inflamatória, por isso, se você não trata sua pele da maneira certa, você só vai criar mais inflamação”, diz a médica. O melhor é livrar-se de qualquer tratamento agressivo, incluindo esfoliantes físicos, e experimentar produtos com esfoliantes químicos, que promovam renovação celular sem agredir a pele.

Erro # 4: Abusar das concentrações dos produtos

Você pode ter ouvido falar que o peróxido de benzoíla (um ingrediente antibacteriano que tem como alvo as bactérias que causam acne e inflamação) é ótimo para o tratamento da acne. “Mesmo em níveis baixos, o peróxido de benzoíla mata as bactérias causadoras da acne”, diz. E, de fato, estudos mostram que altas quantidades de peróxido de benzoíla são mais irritantes e não tão efetivas. E lembre-se: invista em séruns com agentes anti-inflamatórios naturais (com extratos vegetais como calêndula, hamamélis, entre outros).

Erro # 5: Acreditar em todos os cuidados com a pele que você vê no Instagram

Pasta de dente, cola… receitas caseiras tendem a piorar sua pele e deixar sua acne em ebulição. “Sabores como mentol ou canela em creme dental são super irritantes e podem até causar uma queimadura química leve na pele”, diz a médica.

Erro # 6: Lavar o rosto o mais rápido possível

Se o seu sabonete com ingredientes antiacne, como ácido salicílico e os extratos vegetais, não parece estar fazendo nada pela sua pele, isso não significa necessariamente que ele seja um fracasso. “Os limpadores precisam de tempo de contato na pele para trabalhar. Se você aplicar o sabonete na sua face apenas por alguns segundos, os ingredientes não têm tempo para fazer o seu trabalho”, lembra a médica. Siga a regra: massageie o sabonete em sua pele, conte até 30 e, em seguida, enxágue o rosto.

Erro # 7: Não usar hidratante, mesmo se sua pele estiver oleosa

Transformar seu rosto no Saara não fará com que a acne desapareça tanto quanto irrita sua pele. “O teor de óleo e água em sua pele são questões separadas”, diz a Dra. Valéria. “Você pode ter pele oleosa e propensa a acne, mas ainda não ter hidratação e isso é muito ruim para a acne, uma vez que estimula o organismo a produzir mais óleo. É necessário dosar a quantidade de água e óleo na pele”, diz. Pular o hidratante só faz com que sua pele compense com mais óleo. A dica é usar um hidratante oil-free, pois isso reduz o risco de irritação de um regime de acne pesado.

Erro # 8: Não levar a alimentação em conta

Não adianta ter um regime de tratamento tópico com a pele e esquecer da dieta. A evidência mais forte até o momento sobre os gatilhos dietéticos para acne é para dietas de alta carga glicêmica. “Em um estudo, pacientes com acne demonstraram melhora significativa após 12 semanas de uma dieta de baixa carga glicêmica. Estudos posteriores documentaram que esse padrão alimentar resultou em menor biodisponibilidade de andrógenos e alteração na produção de sebo da pele”, diz a médica. O uso de suplementos como Whey Protein já foi indicado em estudos como influenciador importante no desenvolvimento de acne resistente. As recomendações alimentares para pacientes com acne incluem alimentos ou suplementos contendo probióticos, ácidos graxos ômega-3, zinco, antioxidantes, fibras e vitamina A. “Alimentos com zinco têm papel importante para o controle da produção de sebo, de acordo com estudos”, afirma a médica.

Por fim, a médica lembra que a consulta com um dermatologista é sempre importante a fim de indicar os melhores produtos e tratamentos para manter a saúde da pele.

Por Notícias ao Minuto

Classificados

Descrição: São 5,5×20 metros de área construída na melhor localização da Cidade, situado na Av. Primo Lopes, 81 – Centro de São José do Belmonte, antigo prédio usado pela Honda – Aliança Moto.

Excelente oportunidade para você que está precisando de um local para um comércio.

Agende sua visita e veja de perto tudo o que esse prédio tem e pode lhe oferecer. Essa é uma grande oportunidade.

Ligue agora mesmo (85) 9 99804788 e faça um bom negócio.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Saúde

Foram entregues as primeiras doses da vacina atualizada da covid-19

Publicado

em

A distribuição começou nos estados do Paraná, Goiás, Maranhão e Mato Grosso e, em seguida, está prevista para seguir para os estados do Amapá, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rondônia e Santa Catarina.

Todas as demais unidades da federação receberão ao longo das próximas semanas 

A vacinação contra a Covid-19 é indicada no Calendário Nacional de Vacinação para crianças de seis meses a menores de cinco anos. 

Também é recomendada uma dose anual ou semestral para grupos prioritários com cinco anos de idade ou mais e maior risco de desenvolver formas graves da doença, independentemente do número de doses prévias recebidas.

Por Ministério da Saúde

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Saúde

Fadiga durante a maternidade pode ser ocasionada por deficiência nutricional

Publicado

em

Neste Dia das Mães, enquanto celebramos o amor e a dedicação materna, também é necessário reconhecer que ser mãe é uma jornada exigente e desafiadora. Muitas enfrentam não apenas o desafio emocional, mas também o físico, lidando com níveis significativos de fadiga. De acordo com pesquisa feita pelo Ibope, duas em cada três mulheres, de 20 a 29 anos, se queixam de cansaço. Embora seja comum atribuir esses sintomas ao estresse e à falta de sono, é fundamental compreender que a nutrição desempenha um papel crucial na vitalidade e no bem-estar físico de uma mãe.

A fadiga persistente e o cansaço extremo podem ser indicadores de que algo está faltando no corpo, e muitas vezes, essa lacuna está relacionada à ingestão insuficiente de nutrientes essenciais. Uma dieta desequilibrada, rotinas agitadas e as demandas constantes da maternidade podem levar à deficiência de vitaminas, minerais e outros elementos essenciais para o funcionamento adequado do organismo.

De acordo com o especialista em nutrologia, André Guanabara, a alimentação tem um papel fundamental na absorção de nutrientes que combatem a fadiga. “Não se trata apenas de uma alimentação balanceada, mas sim da escolha certa dos nutrientes. Existem alimentos ricos em propriedades essenciais para a nossa saúde, como as frutas cítricas, como laranja e limão, ricos em vitamina C, o abacate, fonte de gordura saudáveis. Esses exemplos são de alimentos que possuem nutrientes essenciais para a vitalidade do nosso organismo”, explica.

Ainda de acordo com o médico especialista, a suplementação desses nutrientes pode também ser um grande aliado das mães no processo de revitalização da energia. “A suplementação tem ganhado cada vez mais força, sobretudo para as pessoas que possuem uma rotina muito corrida e não têm tempo para regrar a alimentação e absorver os nutrientes necessários para a vitalidade do organismo. No entanto, esse processo precisa estar aliado a outros também, como a prática de atividades físicas, o equilíbrio entre as tarefas de trabalho, o lazer e o momento de descanso. Tudo isso é muito importante para que o paciente possa alcançar o resultado esperado através da suplementação”, conclui o Dr. André Guanabara.

Nutrientes essenciais

Vitaminas do Complexo B: As vitaminas B, como B1, B2, B3, B5, B6, B9 (ácido fólico) e B12, desempenham papéis cruciais no metabolismo energético e na função cerebral.

Vitamina C: Essencial para a saúde do sistema imunológico e também para a absorção de ferro, que é vital para evitar a fadiga.

Vitamina D: Ajuda na absorção de cálcio, importante para a saúde óssea e pode desempenhar um papel na melhoria dos níveis de energia.

Ferro: Essencial para a produção de hemoglobina, que transporta oxigênio para as células do corpo. A deficiência de ferro pode levar à fadiga.

Magnésio: Ajuda na produção de energia no nível celular e desempenha um papel importante na função muscular e nervosa.

Potássio: Importante para a função muscular e nervosa, bem como para a regulação dos fluidos no corpo.

Zinco: Essencial para o sistema imunológico e para a produção de energia.

Proteínas: Os aminoácidos provenientes das proteínas são blocos de construção essenciais para os tecidos musculares e a reparação celular.

Ômega-3: Gorduras saudáveis encontradas em peixes gordurosos, nozes e sementes, que podem ajudar na redução da inflamação e na promoção da saúde cardiovascular.

Coenzima Q10: Um antioxidante que desempenha um papel na produção de energia celular e pode ajudar a reduzir a fadiga muscular.

Creatina: Um composto natural encontrado nos músculos que ajuda a fornecer energia rápida durante atividades de alta intensidade.

Cafeína: Um estimulante natural encontrado no café, chá e alguns suplementos, que pode melhorar temporariamente o estado de alerta e reduzir a sensação de fadiga.

Taurina: Um aminoácido que pode melhorar a função muscular e a resistência durante o exercício.

Rhodiola Rosea: Uma erva adaptogênica que pode ajudar a aumentar a resistência ao estresse físico e mental, potencialmente reduzindo a fadiga.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Saúde

Com morte de criança, Pernambuco confirma mais um óbito por dengue

Publicado

em

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta quarta-feira (8), a terceira morte por dengue em Pernambuco, tratando-se de uma criança de 10 anos de idade. O boletim epidemiológico desta semana, divulgado na segunda (6), mostra que a incidência da doença se aproxima a patamar epidêmico. A cada 100 mil habitantes em Pernambuco, há 275,7 casos prováveis de dengue.

MORTE DE CRIANÇA

A terceira morte por dengue deste ano em Pernambuco foi de uma criança do sexo masculino de 10 anos, que morava em Tabira, no Sertão pernambucano.

O óbito ocorreu no dia 15 de abril, em Serra Talhada, mas só nesta quarta que a SES-PE conseguiu confirmar a causa da morte.

O garoto não possuía comorbidades e durante a evolução do caso de dengue apresentou febre, dor articular, cefaléia, dor retro-ocular, mialgia, náuseas, prostração, sonolência, vômitos com sangue, hipotermia, prurido, dor abdominal, equimose, dor de garganta, coriza, petéquias, dispneia e paresia.

ÓBITOS POR DENGUE

No mês de abril a secretaria confirmou dois falecimentos em decorrência da doença.

A primeira morte por dengue confirmada, foi de homem de 53 anos, que morava em Tuparetama, no Sertão de Pernambuco, ele faleceu no dia 17 de março, por complicações da doença, em uma unidade de saúde de Caruaru, no Agreste do Estado.

Ele não tinha histórico de comorbidade. Durante a evolução do quadro de dengue, o homem apresentou uma série de sintomas: febre; dor articular, muscular e abdominal; cefaleia; diarreia com sangue; náuseas; vômitos com sangue; calafrios; olho vermelho sem secreção e prostração.

O segundo óbito confirmado, no Estado, foi de uma mulher de 47 anos, que morava em Moreilândia, também no Sertão de pernambucano. Ela foi a óbito no dia 2 de fevereiro, em uma unidade de saúde do Recife, mas a confirmação da causa da morte ocorreu no dia 24 de abril.

Ela tinha hipertensão. Durante a evolução do quadro de dengue, a mulher apresentou uma série de sintomas: febre alta; dor em panturrilha, icterícia; náuseas; dor muscular e dor abdominal.

O novo boletim ainda destaca que o ano de 2024 acumula 24.978 casos prováveis de dengue (casos em investigação + casos confirmados) no Estado.

Fonte: JC

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!