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Educação

Após raspar o cabelo para celebrar aprovação, jovem perde vaga em Universidade

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Da euforia da aprovação no vestibular de medicina para a frustração de ter de voltar para a lista de espera. O oposto de sentimentos foi vivido em cerca de 24 horas pelo jovem Gabriel Zimermann, de 20 anos, nesta semana.
O estudante (que tenta passar no vestibular para um dos cursos mais concorridos do país há 4 anos), foi um dos 31 nomes que passaram da lista de aprovados para a lista de espera da Universidade Federal do Paraná (UFPR) nesta quarta-feira (1º/9). O centro de ensino explicou — por meio de nota — que a retificação foi necessária “em virtude de uma falha ocorrida no processamento dos resultados”.
Zimermann não está sozinho nesta agonia. Segundo a própria UFPR, os nomes dos 31 candidatos que voltaram para a lista de espera estão distribuídos em sete cursos: uma vaga em Odontologia, Fisioterapia, Biomedicina e Medicina Veterinária. Duas vagas em Direito. 21 vagas em Medicina no campus de Curitiba e quatro vagas em Medicina no campus de Toledo.
A Universidade lamentou o erro, afirmou que abrirá sindicância para apurar o caso e lembrou que “se tratou de uma falha pontual que não afeta a idoneidade do Processo Seletivo e, tampouco, a integridade do sistema de processamento”.
Frustração
Em entrevista ao portal G1, Zimermann contou que celebrou com a família após conferir o nome na lista dos aprovados ainda na terça-feira (31/8). Na ocasião, até raspou a cabeça. No dia seguinte a universidade retificou os resultados. “Abri e reabri umas cinco vezes [a lista] para ter certeza. Não conseguia acreditar. Não sabia nem o que pensar. […] Foi a noite inteira sem conseguir dormir, fiquei muito triste mesmo”.
“Eu fico bem decepcionado mesmo. É porque a gente não sabe muito o que pensar. Só espero que de alguma maneira o Núcleo de Concurso possa encontrar uma solução, dar uma explicação melhor, porque não sou só eu”, conclui o estudante.
Leia na íntegra o comunicado da UFPR
“A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Núcleo de Concursos (NC/UFPR), publicou na noite desta quarta-feira, 01/09/2021, uma versão retificada da lista de aprovados no Processo Seletivo 2020/2021.
 
A retificação foi necessária em virtude de uma falha ocorrida no processamento dos resultados, que fez com que deixassem de ser computados os ajustes nas notas de produção de texto decorrentes de recursos interpostos por candidatos e que, após a análise por parte da Banca Examinadora, foram deferidos.
 
A falha foi identificada logo após a divulgação da primeira lista, ainda na tarde de terça-feira (31/08/2021), tornando necessária a substituição de 31 dos 4.229 nomes que constavam nesta lista por outros que não estavam listados.
 
Essas 31 vagas estão distribuídas por sete cursos, do total de 127 ofertados pela UFPR, da seguinte forma:
 
Odontologia, Fisioterapia, Biomedicina e Medicina Veterinária (Curitiba): 1 vaga em cada curso;
  • Direito (manhã): 2 vagas;
  • Medicina (Curitiba): 21 vagas; e,
  • Medicina (Toledo): 4 vagas.
O NC/UFPR lamenta profundamente o ocorrido e reforça que se tratou de uma falha pontual que não afeta a idoneidade do Processo Seletivo e, tampouco, a integridade do sistema de processamento.
 
Chamadas complementares e matrículas
Cumpre ressaltar que, historicamente, a UFPR faz uma ou mais Chamadas Complementares para muitos dos cursos que oferece anualmente. Os candidatos devem ficar atentos a essas Chamadas Complementares, que abrirão a possibilidade de ingresso de mais alunos nos cursos em questão, bem como em todos os demais cursos da universidade.
 
A UFPR informa, ainda, que o prazo para o processo de envio de documentos para o registro acadêmico se estenderá até as 23h59min do dia 08/09/2021.
 
As informações sobre o desempenho individual dos candidatos também já estão disponíveis no site oficial do NC/UFPR.
 
A falha
No Processo Seletivo UFPR 2020/2021 que foi realizado em fase única, dos recursos referentes à prova de produção de textos, 467 foram deferidos, resultando no incremento na nota desses candidatos.
 
Para a incorporação desses incrementos às notas dos candidatos foi construído um programa capaz de rodar os ajustes preservando a integridade do banco de dados.
 
Antes da divulgação das notas finais de todos os candidatos o referido programa foi executado, verificando-se a sua integridade. O banco de dados foi, então, processado, desta feita, para incorporar as notas dos recursos deferidos. Entretanto, por uma falha no processamento, o comando commit não foi executado, fazendo com que o banco de dados retornasse ao seu estado anterior.
 
Lamentavelmente, esta falha somente foi percebida após a divulgação da lista de aprovados, momento em que, por medida de segurança, o NC/UFPR suspendeu os passos subsequentes do processo, tais como, a divulgação do desempenho individual e a abertura do processo de envio dos documentos para o registro acadêmico, até que se tivesse a certeza da ocorrência e da solução a ser implementada.
 
A UFPR informa aos candidatos e à comunidade que já determinou a instalação de Comissão de Sindicância para apurar todos os fatos e eventuais responsabilidades”.
Por:Diario de Pernambuco

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Educação

Instituto Ponte abre 100 vagas no processo seletivo de 2025 e expande sua atuação no Nordeste

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Instituto Ponte (IP), uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), apoia jovens de escolas públicas em situação de vulnerabilidade social, oferecendo bolsas de estudo para o Ensino Fundamental e  Ensino Médio, além de acompanhamento pedagógico e psicológico até o ingresso no ensino superior. Para o processo seletivo de 2025, o Instituto abrirá 100 novas oportunidades.

Essas ações fazem parte do Programa Ponte para o Futuro, e as inscrições poderão ser realizadas a partir do dia 3 de fevereiro até o dia o 30 de março, no site do Instituto Ponte.

Criada no Espírito Santo, a entidade atende atualmente 365 alunos de 13 estados brasileiros. Com o objetivo de expandir sua atuação e apoiar ainda mais estudantes, o IP planeja fortalecer sua presença no Nordeste. Atualmente, a ONG já apoia alunos de seis estados da região: Maranhão (11), Ceará (14), Paraíba (1), Pernambuco (15) e Bahia (10).

Até 2029, o objetivo é ampliar a presença de jovens do Nordeste no programa, com a meta de destinar 30% das novas vagas para estudantes dessa região. Para marcar essa fase de expansão, a entidade realizará um evento no Recife no dia 15 de março.

“Trabalhamos com alunos das escolas públicas, a partir do 7º ano do ensino fundamental até o 2º ano do ensino médio. É necessário que o estudante tenha nota acima de 8 nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. O que buscamos é aquele bom aluno da rede pública”, explicou Bartira Almeida, presidente do Instituto Ponte, em entrevista à coluna Enem e Educação.

Impactos na educação

De acordo com o Instituto Ponte, a taxa de conclusão do Ensino Médio entre os alunos da entidade é de 100%, enquanto a média nacional não ultrapassa 73,3%. No Enem 2024, a média do aluno do IP foi 722,5 pontos, 32% acima da média nacional, que foi 545,80 pontos. 

Além disso, 38% dos ex-alunos que ingressaram na universidade já têm uma renda mensal 2,7 vezes superior à per capita das suas famílias. “Nós trabalhamos o desenvolvimento do aluno de forma mais completa. Então trabalhamos sobre as profissões, os sonhos destes estudantes, e assim vamos construindo junto com eles um projeto de vida”, disse Bartira Almeida

Instituto Ponte também realiza uma seleção ativa, buscando talentos em escolas públicas que se destacam em olimpíadas acadêmicas, como a Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (OBMEP), e outras competições de conhecimento.

Natural de Açailândia, município do interior do Maranhão, o jovem Levi do Nascimento, de 16 anos, deixou sua cidade natal e se mudou para Recife, para terminar os estudos. Determinado e curioso, Levi já conquistou a medalha de ouro na OBMEP e outras 17 premiações em olimpíadas acadêmicas.

Foi por meio desse resultado que ele ingressou no IP, em 2023. “Assim que entrei no instituto, a equipe começou a me ajudar com aulas de português, matemática e desenvolvimento socioemocional. Isso me preparou muito melhor para a nova escola”, conta Levi, que estuda no Colégio Motivo e faz curso de inglês no CNA.

O jovem maranhense tem grandes planos para o futuro. “Quero passar no vestibular de uma grande universidade, como Unicamp ou ITA, e me tornar pesquisador em matemática pura ou física. E, claro, ajudar minha família”, afirmou Levi.

Seleção por etapas

A organização busca arrecadar R$ 30 milhões nos próximos cinco anos e mobilizar R$ 80 milhões em parcerias pro bono para continuar sua trajetória de transformação social em todo o Brasil. 

“Há muitas pessoas que querem ajudar a construir uma sociedade menos desigual, que querem oferecer uma oportunidade para aquele jovem talentoso da escola pública. Não recebemos nenhum recurso público; todo o financiamento vem de doações de empresas. Durante a pandemia, percebemos que não poderíamos limitar o impacto do instituto apenas ao Espírito Santo e, por isso, iniciamos nossa expansão em 2022”, destacou a presidente do Instituto Ponte.

O processo seletivo do Programa Ponte para o Futuro consiste em sete etapas, todas eliminatórias. As inscrições são gratuitas e realizadas de forma on-line.

Os candidatos devem fazer um teste virtual, e os classificados seguem para a próxima etapa, que consiste em uma prova objetiva – que para quem não reside no Espirito Santo, é realizado em uma escola parceira da entidade. Na quarta fase, é necessário enviar um vídeo demonstrando habilidades e participar de uma dinâmica de grupo.

A quinta etapa inclui uma entrevista e o preenchimento de uma ficha de participação. Na penúltima fase, os candidatos devem enviar um vídeo de sua residência, junto com um documento que comprove a situação socioeconômica. Por fim, os jovens classificados participam de uma aula-teste – esta etapa também é realizada nas escolas parceiras para os candidatos de outras localidades do país. 

Em Pernambuco, a entidade conta com as parcerias do Colégio Motivo (nas unidades de Recife e Caruaru), CBV (Recife) e Colégio Superação (Palmares).

Fonte: JC

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Em sessão plenária nesta quarta-feira (22), o Tribunal de Contas da União (TCU) manteve decisão cautelar do ministro Augusto Nardes que suspende a execução de R$ 6 bilhões do programa de apoio educacional Pé de Meia. Cerca de 3,9 milhões de estudantes de baixa renda matriculados em escolas públicas de ensino médio de todo o país recebem o apoio financeiro. A decisão foi tomada por unanimidade, mas cabe recurso.

Com investimento anual em torno de R$ 12,5 bilhões, o Pé de Meia paga uma mesada de R$ 200 por aluno durante o ano letivo, além de uma poupança anual de R$ 1 mil a quem for aprovado, mas que só pode ser sacada ao final da conclusão do ensino médio. Ao todo, cada aluno pode receber até R$ 9,2 mil ao final dos três anos desta etapa de ensino. Instituído pela Lei 14.818/2024, o programa foi criado para estimular a permanência de estudantes pobres na escola, já que o Brasil enfrenta graves problemas de evasão escolar há décadas.

Na última sexta-feira (19), Nardes já havia concedido uma decisão provisória para suspender os pagamentos, diante de uma ação proposta pelo subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado, do Ministério Público junto ao TCU (MPTCU), que alegou que os valores utilizados para o crédito do programa estavam fora do Orçamento. O alerta foi mantido pela área técnica do tribunal.

Procurado pela reportagem, o Ministério da Educação (MEC), responsável pelo programa, informou que vai “complementar os esclarecimentos tempestivamente”, assim que a pasta for notificada da decisão. O órgão também alegou que “todos os aportes feitos para o programa Pé de Meia foram aprovados pelo Congresso Nacional e cumpriram as normas orçamentárias vigentes”.

Já a Advocacia Geral da União (AGU) informou em nota ter recorrido da decisão, alegando não haver “qualquer ilegalidade” na transferência de recursos entre fundos e que o bloqueio cautelar e repentino de mais de R$ 6 bilhões “causará transtornos irreparáveis ao programa e aos estudantes”.

“Caso a decisão do TCU não seja revertida, a AGU pede que seus efeitos ocorram somente em 2026 e, que, nesse caso, seja concedido um prazo de 120 dias para que o governo federal apresente um plano para cumprimento da decisão sem prejuízo da continuidade do programa”, diz o órgão.

Financiamento

O financiamento do programa Pé de Meia se dá por meio de recursos do Fundo de Incentivo à Permanência no Ensino Médio (Fipem), de natureza privada, mas que é integralizado por aplicações e aportes financeiros da própria União, e administrado pela Caixa Econômica Federal. A lei permite que a governo federal transfira recursos ao fundo para que o programa seja operacionalizado, mas, de acordo com a conclusão do ministro, o fluxo de pagamentos não estaria passando pelo Orçamento Geral da União e, por isso, Nardes determinou à Caixa o bloqueio de R$ 6 bilhões da conta.

Fonte: Agência Brasil

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Educação

URCA abre 36 vagas em Cedro-PE para Licenciatura em Matemática na modalidade a distância

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A Universidade Rural do Cariri (URCA), por meio do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), abriu 36 vagas na graduação de Licenciatura em Matemática no Polo Cedro-PE. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na página do UAB da URCA até o dia 29 de janeiro.

As vagas são destinadas a quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) entre os anos 2019 e 2024 e professores da Educação Básica, que têm a opção de concorrer com o histórico do Ensino Médio.

A seleção será feita com base média do ENEM e análise do histórico escolar. O resultado final está previsto para 14 de fevereiro, dia em que também haverá a convocação dos classificados. As matrículas ocorrem nos dias 27 e 28 de fevereiro e as aulas começam em 3 de março.

Por Alvinho Patriota

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