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Educação

Ministro divulga tema da Redação do Enem 2019

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Por ser o primeiro Enem da gestão Jair Bolsonaro, que tem criticado o conteúdo da prova nos últimos anos, há expectativa de cursinhos preparatórios

Oministro da Educação, Abraham Weintraub, divulgou o tema da Redação do Enem 2019 em um vídeo no twitter: democratização do acesso ao cinema no Brasil. Os alunos deverão fazer a dissertação neste domingo (3), assim como 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas.

“Vou dar um furo pra vocês que me pediram nesses últimos dias o tema da redação: democratização do acesso ao cinema no Brasil. Esse é o tema da redação”, disse o ministro no vídeo que gravou em Palmas (TO), em frente a um colégio da Polícia Militar.

“Tudo 100%. Zero de atraso, zero de problemas, tudo caminhando para ser o melhor Enem de todos os tempos”, disse.

Por ser o primeiro Enem da gestão Jair Bolsonaro, que tem criticado o conteúdo da prova nos últimos anos, há expectativa de cursinhos preparatórios, professores e candidatos sobre possíveis mudanças no estilo das questões. Já o governo promete um exame “neutro”.

Para o próximo domingo, dia 10, estão marcadas as provas de Exatas e Ciências da Natureza. A publicação dos gabaritos está prevista para o dia 13 e o MEC só deverá liberar as notas em janeiro.

Por Estadão Conteúdo

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Educação

Instituto Ponte abre 100 vagas no processo seletivo de 2025 e expande sua atuação no Nordeste

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Instituto Ponte (IP), uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), apoia jovens de escolas públicas em situação de vulnerabilidade social, oferecendo bolsas de estudo para o Ensino Fundamental e  Ensino Médio, além de acompanhamento pedagógico e psicológico até o ingresso no ensino superior. Para o processo seletivo de 2025, o Instituto abrirá 100 novas oportunidades.

Essas ações fazem parte do Programa Ponte para o Futuro, e as inscrições poderão ser realizadas a partir do dia 3 de fevereiro até o dia o 30 de março, no site do Instituto Ponte.

Criada no Espírito Santo, a entidade atende atualmente 365 alunos de 13 estados brasileiros. Com o objetivo de expandir sua atuação e apoiar ainda mais estudantes, o IP planeja fortalecer sua presença no Nordeste. Atualmente, a ONG já apoia alunos de seis estados da região: Maranhão (11), Ceará (14), Paraíba (1), Pernambuco (15) e Bahia (10).

Até 2029, o objetivo é ampliar a presença de jovens do Nordeste no programa, com a meta de destinar 30% das novas vagas para estudantes dessa região. Para marcar essa fase de expansão, a entidade realizará um evento no Recife no dia 15 de março.

“Trabalhamos com alunos das escolas públicas, a partir do 7º ano do ensino fundamental até o 2º ano do ensino médio. É necessário que o estudante tenha nota acima de 8 nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. O que buscamos é aquele bom aluno da rede pública”, explicou Bartira Almeida, presidente do Instituto Ponte, em entrevista à coluna Enem e Educação.

Impactos na educação

De acordo com o Instituto Ponte, a taxa de conclusão do Ensino Médio entre os alunos da entidade é de 100%, enquanto a média nacional não ultrapassa 73,3%. No Enem 2024, a média do aluno do IP foi 722,5 pontos, 32% acima da média nacional, que foi 545,80 pontos. 

Além disso, 38% dos ex-alunos que ingressaram na universidade já têm uma renda mensal 2,7 vezes superior à per capita das suas famílias. “Nós trabalhamos o desenvolvimento do aluno de forma mais completa. Então trabalhamos sobre as profissões, os sonhos destes estudantes, e assim vamos construindo junto com eles um projeto de vida”, disse Bartira Almeida

Instituto Ponte também realiza uma seleção ativa, buscando talentos em escolas públicas que se destacam em olimpíadas acadêmicas, como a Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (OBMEP), e outras competições de conhecimento.

Natural de Açailândia, município do interior do Maranhão, o jovem Levi do Nascimento, de 16 anos, deixou sua cidade natal e se mudou para Recife, para terminar os estudos. Determinado e curioso, Levi já conquistou a medalha de ouro na OBMEP e outras 17 premiações em olimpíadas acadêmicas.

Foi por meio desse resultado que ele ingressou no IP, em 2023. “Assim que entrei no instituto, a equipe começou a me ajudar com aulas de português, matemática e desenvolvimento socioemocional. Isso me preparou muito melhor para a nova escola”, conta Levi, que estuda no Colégio Motivo e faz curso de inglês no CNA.

O jovem maranhense tem grandes planos para o futuro. “Quero passar no vestibular de uma grande universidade, como Unicamp ou ITA, e me tornar pesquisador em matemática pura ou física. E, claro, ajudar minha família”, afirmou Levi.

Seleção por etapas

A organização busca arrecadar R$ 30 milhões nos próximos cinco anos e mobilizar R$ 80 milhões em parcerias pro bono para continuar sua trajetória de transformação social em todo o Brasil. 

“Há muitas pessoas que querem ajudar a construir uma sociedade menos desigual, que querem oferecer uma oportunidade para aquele jovem talentoso da escola pública. Não recebemos nenhum recurso público; todo o financiamento vem de doações de empresas. Durante a pandemia, percebemos que não poderíamos limitar o impacto do instituto apenas ao Espírito Santo e, por isso, iniciamos nossa expansão em 2022”, destacou a presidente do Instituto Ponte.

O processo seletivo do Programa Ponte para o Futuro consiste em sete etapas, todas eliminatórias. As inscrições são gratuitas e realizadas de forma on-line.

Os candidatos devem fazer um teste virtual, e os classificados seguem para a próxima etapa, que consiste em uma prova objetiva – que para quem não reside no Espirito Santo, é realizado em uma escola parceira da entidade. Na quarta fase, é necessário enviar um vídeo demonstrando habilidades e participar de uma dinâmica de grupo.

A quinta etapa inclui uma entrevista e o preenchimento de uma ficha de participação. Na penúltima fase, os candidatos devem enviar um vídeo de sua residência, junto com um documento que comprove a situação socioeconômica. Por fim, os jovens classificados participam de uma aula-teste – esta etapa também é realizada nas escolas parceiras para os candidatos de outras localidades do país. 

Em Pernambuco, a entidade conta com as parcerias do Colégio Motivo (nas unidades de Recife e Caruaru), CBV (Recife) e Colégio Superação (Palmares).

Fonte: JC

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Educação

TCU suspende R$ 6 bilhões do Pé de Meia; MEC nega irregularidades

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Em sessão plenária nesta quarta-feira (22), o Tribunal de Contas da União (TCU) manteve decisão cautelar do ministro Augusto Nardes que suspende a execução de R$ 6 bilhões do programa de apoio educacional Pé de Meia. Cerca de 3,9 milhões de estudantes de baixa renda matriculados em escolas públicas de ensino médio de todo o país recebem o apoio financeiro. A decisão foi tomada por unanimidade, mas cabe recurso.

Com investimento anual em torno de R$ 12,5 bilhões, o Pé de Meia paga uma mesada de R$ 200 por aluno durante o ano letivo, além de uma poupança anual de R$ 1 mil a quem for aprovado, mas que só pode ser sacada ao final da conclusão do ensino médio. Ao todo, cada aluno pode receber até R$ 9,2 mil ao final dos três anos desta etapa de ensino. Instituído pela Lei 14.818/2024, o programa foi criado para estimular a permanência de estudantes pobres na escola, já que o Brasil enfrenta graves problemas de evasão escolar há décadas.

Na última sexta-feira (19), Nardes já havia concedido uma decisão provisória para suspender os pagamentos, diante de uma ação proposta pelo subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado, do Ministério Público junto ao TCU (MPTCU), que alegou que os valores utilizados para o crédito do programa estavam fora do Orçamento. O alerta foi mantido pela área técnica do tribunal.

Procurado pela reportagem, o Ministério da Educação (MEC), responsável pelo programa, informou que vai “complementar os esclarecimentos tempestivamente”, assim que a pasta for notificada da decisão. O órgão também alegou que “todos os aportes feitos para o programa Pé de Meia foram aprovados pelo Congresso Nacional e cumpriram as normas orçamentárias vigentes”.

Já a Advocacia Geral da União (AGU) informou em nota ter recorrido da decisão, alegando não haver “qualquer ilegalidade” na transferência de recursos entre fundos e que o bloqueio cautelar e repentino de mais de R$ 6 bilhões “causará transtornos irreparáveis ao programa e aos estudantes”.

“Caso a decisão do TCU não seja revertida, a AGU pede que seus efeitos ocorram somente em 2026 e, que, nesse caso, seja concedido um prazo de 120 dias para que o governo federal apresente um plano para cumprimento da decisão sem prejuízo da continuidade do programa”, diz o órgão.

Financiamento

O financiamento do programa Pé de Meia se dá por meio de recursos do Fundo de Incentivo à Permanência no Ensino Médio (Fipem), de natureza privada, mas que é integralizado por aplicações e aportes financeiros da própria União, e administrado pela Caixa Econômica Federal. A lei permite que a governo federal transfira recursos ao fundo para que o programa seja operacionalizado, mas, de acordo com a conclusão do ministro, o fluxo de pagamentos não estaria passando pelo Orçamento Geral da União e, por isso, Nardes determinou à Caixa o bloqueio de R$ 6 bilhões da conta.

Fonte: Agência Brasil

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Educação

URCA abre 36 vagas em Cedro-PE para Licenciatura em Matemática na modalidade a distância

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A Universidade Rural do Cariri (URCA), por meio do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), abriu 36 vagas na graduação de Licenciatura em Matemática no Polo Cedro-PE. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na página do UAB da URCA até o dia 29 de janeiro.

As vagas são destinadas a quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) entre os anos 2019 e 2024 e professores da Educação Básica, que têm a opção de concorrer com o histórico do Ensino Médio.

A seleção será feita com base média do ENEM e análise do histórico escolar. O resultado final está previsto para 14 de fevereiro, dia em que também haverá a convocação dos classificados. As matrículas ocorrem nos dias 27 e 28 de fevereiro e as aulas começam em 3 de março.

Por Alvinho Patriota

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